Buscar

COMPETENCIA GERENCIAL

Prévia do material em texto

A mensagem pode ser dividida em duas categorias. Quais são ela?
		
	
	
	
	 
	Símbolos e Comportamentos: Palavra, escrita desenho, código, gestos, contato visual e linguagem corporal.
	
	
	Marcas e Símbolos: objetos físicos da escrita ou da comunicação.
	
	
	Traços e Sensores: formato receptor pelo qual e emissor escreve a mensagem.
	
	
	Traços e Comportamento: refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada e como é realizada.
	
	
	Sensores e Traços: forma como o receptor decifra a mensagem.
	
	
	
	
		2.
		Mercês está em reunião com os seus subordinados para falar a respeito da importância da troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o tema da reunião:
		
	
	
	
	 
	processo de comunicação.
	
	
	recrutamento.
	
	
	seleção.
	
	
	avaliação de desempenho.
	
	
	avaliação de cargos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Sergio, gerente administrativo de um banco, convidou a psicóloga Ana para, junto com ele, entrevistar uma candidata à vaga de atendente para o setor de Atendimento ao Cliente. Suzana, a candidata, era muito falante e respondia a todas as perguntas com segurança e rapidez. Demonstrou conhecimento e a necessária experiência para a função. Ao final da entrevista, Sergio e Ana se despediram da candidata Suzana pedindo que ela aguardasse contato. Sergio e Ana se reuniram para deliberar sobre a avaliação que fizeram de Suzana. Sergio considerou-a boa candidata, mas Ana fez ressalvas. Segundo a psicóloga, Suzana é bastante falante e demonstrou conhecimento. Conduto, sua ansiedade durante a entrevista, o olhar que se desviava a todo momento, as constantes trocas de posições na cadeira, as variações no tom da voz, deram a impressão de que Suzana era impaciente e, talvez, irritadiça, o que a tornava inadequada para uma função que lida diretamente com o público, ao que Sergio concordou. Suzana não foi aprovada. A psicóloga Ana se baseou em que tipo de modo de comunicação interpessoal para realizar sua avaliação sobre Suzana?
		
	
	
	
	
	Comunicação Inter-pessoal.
	
	 
	Comunicação Não-verbal.
	
	
	Comunicação Pessoal.
	
	
	Comunicação Simbólica.
	
	 
	Comunicação Verbal.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Dentro do pressuposto da visão da comunicação existe uma distinção entre a transmissão da informação e a compreensão do receptor, este modelo clássico definido por Shannon-Weaver, apresenta quatro componentes básicos, renomeados como:
		
	
	
	
	
	Informação, Mensagem, Receptor e Interpretação
	
	 
	Informação, Transmissor, Receptor e Interpretação
	
	
	Informação, Emissor, Receptor e Interpretação
	
	
	Informação, Transmissor, Receptor e Ruído
	
	 
	Informação, Transmissor, Receptor e Destino
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O processo de comunicação é a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Desta forma, marque a opção que não apresenta um componente da comunicação:
		
	
	
	
	
	Receptor.
	
	
	Interpretação.
	
	 
	Regulador.
	
	 
	Comunicador
	
	
	Fonte.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Jonas e Lucas são gerentes em uma empresa do ramo alimentício e estão trocando ideias sobre a seguinte definição: a comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. Aponte o tema da conversa:
		
	
	
	
	
	negociação.
	
	
	administração de conflitos.
	
	 
	comunicação interpessoal.
	
	
	recrutamento.
	
	 
	fatores de desempenho.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
		
	
	
	
	
	Utilizar sempre a comunicação verbal escrita.
	
	
	Utilizar sempre a comunicação simbólica.
	
	 
	Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
	
	Utilizar um único canal de comunicação.
	
	
	Utilizar sempre o e-mail.
	
	
		1.
		Em quantas fases o desevolvimento típico de equipes ocorre?
		
	
	
	
	 
	8
	
	
	2
	
	
	7
	
	 
	4
	
	
	6
	
	
	
		2.
		Um grupo de colaboradores da empresa Sol Ltda. mora em bairros próximos e resolveram contratar uma van para o transporte de ida e volta ao trabalho. Tendo como referência a teoria dos grupos sociais, podemos afirmar que eles constituíram um:
		
	
	
	
	 
	Grupo informal.
	
	
	Grupo formal.
	
	
	Grupo organizacional.
	
	
	Grupo Autônomo
	
	
	Grupo temporário.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Sabemos que a principal característica dos Grupos Sociais - tema da Aula 2 - é a interação. Entretanto, como podemos explicar a formação deles? Assinale a resposta certa
		
	
	
	
	 
	Variam em tamanho, tendo - na maioria - dois ou três membros que, definem suas regras de comportamento aceitável
	
	
	Na maioria, são grandes e, por esta razão, apresentam intensa interação entre seus componentes
	
	
	O tamanho não é importante, e não varia, mas o que importa é a positiva capacidade de interagir sendo presente entre seus membros, independente do porte do grupo
	
	
	São, sempre, do mesmo tamanho e, caracterizam-se pela ausência de regras de conduta entre seus membros
	
	
	Normalmente, são pequenos e, procuram comportar-se do mesmo jeito como reforço da identidade do grupo
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	
	
	
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A natureza do conflito e as maneiras como ele pode ser solucionado têm sido objeto de grande volume de pesquisas em psicologia social. É da maior importância descobrir maneiras de resolver pacificamente os conflitos. Muitos deles têm solução pacífica, com pouco rancor. Maria e Isabel, sua supervisora, estão trocando ideias sobre a importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitasofertas e contra-ofertas, ocorrendo uma solução, apenas quando as duas partes estão de acordo. Aponte-a:
		
	
	
	
	 
	Negociação.
	
	
	Regular.
	
	
	Limitada.
	
	
	Imprópria.
	
	 
	Inadequada.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo:
		
	
	
	
	
	Treinamento.
	
	 
	Estímulos.
	
	
	Distribuição de tarefas.
	
	
	Segurança do Trabalho.
	
	 
	Conflitos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
		
	
	
	
	
	Conjuntiva.
	
	 
	Aditiva.
	
	
	Integral.
	
	
	Disjuntiva.
	
	
	Parcial.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		É da maior importância descobrir maneiras de resolver pacificamente os conflitos. Muitos deles têm solução pacífica, com pouco rancor. A natureza do conflito e as maneiras como ele pode ser solucionado têm sido objeto de grande volume de pesquisas em psicologia social. Sendo assim, uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo, chamamos de:
		
	
	
	
	
	Inadequada.
	
	 
	Negociação.
	
	
	Dispersa.
	
	 
	Indefinida.
	
	
	Deficiente.
	
		1.
		No passado, um Gerente representava o sujeito que possuía o maior conhecimento dentre todos aqueles que atuavam em determinado setor ou processo. E este saber maior era um dos elementos determinantes para que ele se tornasse o Gerente. Logo, o conhecimento era um fator determinante e, por conta disto, não era compartilhado com a equipe para não sofrer ameaças ao cargo. Porém, no cenário do mercado atual, o Gestor precisa agir de maneira diferente. Baseado neste raciocínio, assinale a resposta que indica uma das atribuições principais no perfil gerencial no contexto atual
		
	
	
	
	
	Reter a informação para que a equipe não produza novos saberes
	
	
	O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	 
	Cultivar o interesse em aprender mas, sem estimular a equipe a fazer o mesmo
	
	 
	Agir como instrutor/treinador, multiplicando o conhecimento
	
	
	Monitorar o participante da equipe que demonstra conhecimento, para que não seja uma ameaça ao posto que ocupa como gestor
	
	
	
		2.
		Mark Huselid e colaboradores realizaram estudos em cerca de 1.000 empresas e, contataram que as boas relações entre Gestores e suas equipes podem produzir resultados interessantes para a organização. Dentre as opções de respostas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, uma destas possibilidades de resultados identificadas pelo estudo mencionado no enunciado desta questão
		
	
	
	
	 
	Aumento do fluxo de caixa em até 16%
	
	
	Eliminação total do absenteísmo (ausência de pessoal durante o horário de trabalho)
	
	 
	Redução do fluxo de caixa em até 16%
	
	
	O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	
	Aumento do turnover (rotatividade de pessoal) na organização
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Quando em um grupo de trabalho fracionamos as tarefas em diferentes subtarefas e as distribuímos entre os membros individuais do grupo, estamos utilizando as tarefas que são denominadas:
		
	
	
	
	
	Tarefas indivisíveis.
	
	
	Tarefas prioritárias
	
	 
	Tarefas principais.
	
	
	Tarefas unitárias.
	
	 
	Tarefas divisíveis.
	
	
	
		4.
		Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que:
		
	
	
	
	
	os funcionários aceitem punições de acordo com o desempenho de cada um, caso necessário.
	
	
	todos os que estão envolvidos no processo estejam bem treinados para alcançar as metas propostas
	
	
	os funcionários já tenham as competências correspondentes aos desafios que lhes serão propostos.
	
	 
	o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados
	
	 
	a organização estabeleça previamente remunerações adequadas ao melhor desempenho esperado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Quais são os papéis do Administrador e as suas categorias segundo Henry Mintzberg?
		
	
	
	
	
	Papéis são três: Decisório, Integrador e condutor: Controlador: Administrador de recursos, Integrador: Elemento de ligação, solucionador e Decisório: Monitor, Disseminador, Porta-voz e Decisório: Empreendedor, solucionador de conflitos.
	
	 
	Papéis são Três segundo Henry Mintzberg: Interpessoal, Informacionais e Decisório, Interpessoal: Símbolo ou representação, líder, Elemento de Ligação, Informal: Monitor, Disseminador, Porta-voz e Decisório: Empreendedor, solucionador de conflitos, Administrador de recursos e Negociador.
	
	 
	Papéis são Quatro: Controlador, Gestor e Diretor. Controlador: Administrador de recursos, Gestor: Empreendedor, solucionador de conflitos e Diretor: líder, Elemento de Ligação.
	
	
	Papéis são dois: Integrador e condutor: Controlador: Administrador de recursos, Integrador: Elemento de ligação, solucionador Condutor: Empreendedor, solucionador de conflitos.
	
	
	Papéis são Três: Interpessoal, Informal e Gerenciais, Interpessoal: Representação, líder, Ligação, Informações: Monitor, Disseminador, e Gerenciais: Facilitador, condutor e Porta-voz.
	
	
	
		6.
		Sobre os papeis desempenhados pelos Gestores: I- Sub-gerenciamento: É causado por falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções - em alguns casos por falta de tempo, capacidade ou até mesmo o medo de julgar pessoas. II- Coordenação: Maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo. III- Mentoreação: Pressupõe um mentor e um protegido, numa relação de longa duração visando ao desenvolvimento global do protegido através da experiência e tutela do mentor. Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	( ) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	( ) Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	( ) Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	( ) N.D.A
	
	
	( ) Apena a afirmativas III está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Para um gestor constatar as razões do baixo desempenho de um empregado deve realizar uma análise para verificar a adequação dos aspectos de habilidade, capacidade, recursos disponíveis e a ação do coordenador. Essa fase, dentro do gerenciamento de performance, é chamada de:
		
	
	
	
	
	Coordenação de ação.
	
	
	Discussãoda melhora do desempenho.
	
	 
	Execução do plano de ação.
	
	 
	Diagnóstico do problema.
	
	
	Elaboração do plano de ação.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Esse contrato engloba, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Conduta profissional.
	
	
	Deveres críticos do cargo.
	
	
	Requisitos de recursos.
	
	
	Metas de desempenho.
	
	 
	Metas pessoais.
	
		1.
		No passado, um Gerente representava o sujeito que possuía o maior conhecimento dentre todos aqueles que atuavam em determinado setor ou processo. E este saber maior era um dos elementos determinantes para que ele se tornasse o Gerente. Logo, o conhecimento era um fator determinante e, por conta disto, não era compartilhado com a equipe para não sofrer ameaças ao cargo. Porém, no cenário do mercado atual, o Gestor precisa agir de maneira diferente. Baseado neste raciocínio, assinale a resposta que indica uma das atribuições principais no perfil gerencial no contexto atual
		
	
	
	
	
	Reter a informação para que a equipe não produza novos saberes
	
	
	O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	 
	Cultivar o interesse em aprender mas, sem estimular a equipe a fazer o mesmo
	
	 
	Agir como instrutor/treinador, multiplicando o conhecimento
	
	
	Monitorar o participante da equipe que demonstra conhecimento, para que não seja uma ameaça ao posto que ocupa como gestor
	
	
	
		2.
		Mark Huselid e colaboradores realizaram estudos em cerca de 1.000 empresas e, contataram que as boas relações entre Gestores e suas equipes podem produzir resultados interessantes para a organização. Dentre as opções de respostas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, uma destas possibilidades de resultados identificadas pelo estudo mencionado no enunciado desta questão
		
	
	
	
	 
	Aumento do fluxo de caixa em até 16%
	
	
	Eliminação total do absenteísmo (ausência de pessoal durante o horário de trabalho)
	
	 
	Redução do fluxo de caixa em até 16%
	
	
	O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	
	Aumento do turnover (rotatividade de pessoal) na organização
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Quando em um grupo de trabalho fracionamos as tarefas em diferentes subtarefas e as distribuímos entre os membros individuais do grupo, estamos utilizando as tarefas que são denominadas:
		
	
	
	
	
	Tarefas indivisíveis.
	
	
	Tarefas prioritárias
	
	 
	Tarefas principais.
	
	
	Tarefas unitárias.
	
	 
	Tarefas divisíveis.
	
	
	
		4.
		Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que:
		
	
	
	
	
	os funcionários aceitem punições de acordo com o desempenho de cada um, caso necessário.
	
	
	todos os que estão envolvidos no processo estejam bem treinados para alcançar as metas propostas
	
	
	os funcionários já tenham as competências correspondentes aos desafios que lhes serão propostos.
	
	 
	o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados
	
	 
	a organização estabeleça previamente remunerações adequadas ao melhor desempenho esperado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Quais são os papéis do Administrador e as suas categorias segundo Henry Mintzberg?
		
	
	
	
	
	Papéis são três: Decisório, Integrador e condutor: Controlador: Administrador de recursos, Integrador: Elemento de ligação, solucionador e Decisório: Monitor, Disseminador, Porta-voz e Decisório: Empreendedor, solucionador de conflitos.
	
	 
	Papéis são Três segundo Henry Mintzberg: Interpessoal, Informacionais e Decisório, Interpessoal: Símbolo ou representação, líder, Elemento de Ligação, Informal: Monitor, Disseminador, Porta-voz e Decisório: Empreendedor, solucionador de conflitos, Administrador de recursos e Negociador.
	
	 
	Papéis são Quatro: Controlador, Gestor e Diretor. Controlador: Administrador de recursos, Gestor: Empreendedor, solucionador de conflitos e Diretor: líder, Elemento de Ligação.
	
	
	Papéis são dois: Integrador e condutor: Controlador: Administrador de recursos, Integrador: Elemento de ligação, solucionador Condutor: Empreendedor, solucionador de conflitos.
	
	
	Papéis são Três: Interpessoal, Informal e Gerenciais, Interpessoal: Representação, líder, Ligação, Informações: Monitor, Disseminador, e Gerenciais: Facilitador, condutor e Porta-voz.
	
	
	
		6.
		Sobre os papeis desempenhados pelos Gestores: I- Sub-gerenciamento: É causado por falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções - em alguns casos por falta de tempo, capacidade ou até mesmo o medo de julgar pessoas. II- Coordenação: Maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo. III- Mentoreação: Pressupõe um mentor e um protegido, numa relação de longa duração visando ao desenvolvimento global do protegido através da experiência e tutela do mentor. Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	( ) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	( ) Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	( ) Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	( ) N.D.A
	
	
	( ) Apena a afirmativas III está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Para um gestor constatar as razões do baixo desempenho de um empregado deve realizar uma análise para verificar a adequação dos aspectos de habilidade, capacidade, recursos disponíveis e a ação do coordenador. Essa fase, dentro do gerenciamento de performance, é chamada de:
		
	
	
	
	
	Coordenação de ação.
	
	
	Discussão da melhora do desempenho.
	
	 
	Execução do plano de ação.
	
	 
	Diagnóstico do problema.
	
	
	Elaboração do plano de ação.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Esse contrato engloba, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Conduta profissional.
	
	
	Deveres críticos do cargo.
	
	
	Requisitos de recursos.
	
	
	Metas de desempenho.
	
	 
	Metas pessoais.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes