Buscar

Avaliando tanato 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409463762)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Elisabeth Kubler-Ross (1991), existe cinco estágios no processo de morte e morrer: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação.Marque a questão correta.
		
	
	Segundo estágio - barganha: A maioria delas é feita com Deus e normalmente, mantida em segredo. A pessoa implora que Deus aceite sua ¿oferta¿ em troca da vida: uma vida dedicada à igreja, aos pobres, à caridade...
	
	Quarto estágio - aceitação: Já não há desespero e nem negação da realidade, é um momento de repouso e serenidade do paciente. É importante permitir que o paciente e a família alcancem esse estágio de aceitação com Terceiro estágio - barganha:
	
	Terceiro estágio - depressão: Aparece quando o paciente toma consciência da perspectiva da morte. É uma atitude evolutiva: a negação, a revolta e as barganhas não resolveram, surge então o sofrimento e a dor psíquica da realidade da morte
	 
	Primeiro estágio - negação e isolamento:São mecanismos de defesa temporários contra a dor psíquica diante da morte, que variam em intensidade e duração dependendo de como o paciente e as pessoas ao seu redor lidam com essa dor. O paciente pode buscar vários médicos em busca de um diagnóstico contrário ao primeiro. A pessoa nega os motivos ou causas para a sua morte, ou pode procurar iludir-se, fazer de conta que não está acontecendo com ela.
	
	Não há diferenças entre os estágios.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409541549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito à ética na assistência ao paciente terminal, podemos afirmar que:
		
	
	A enfermagem forma vínculos com os pacientes porque o número reduzido de pessoal obriga o enfermeiro a ser responsável por vários leitos ao mesmo tempo.
	
	A enfermagem está preparada para encarar o processo da morte e do morrer dos pacientes e desenvolve um eficaz atendimento autômato ao paciente.
	 
	Dentro dos hospitais é comum falar de doenças e não de pessoas. Muitos profissionais da área de saúde têm receio de formar qualquer tipo de vínculo com o paciente por medo de sofrer com a perda deste.
	
	O profissional da enfermagem não apresenta sentimentos de como medo, impotência, dor e sofrimento quando cuida de pacientes terminais.
	
	O profissional de enfermagem, não tem problemas me lidar com o sofrimento e a dor da morte de seus pacientes porque tem muitas pessoas para atender.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409541317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É indiscutível que o contato constante com pacientes em fase terminal e que vivenciam as etapas do processo de morrer, deixa a equipe de enfermagem sujeita a estresses físico e psicológico. Assim, alguns profissionais elaboram tipos de defesa para suportar a carga psíquica, dentre elas: I) Despersonalização: Qualquer paciente é igual a outro qualquer. Evita-se o vínculo afetivo. II) Evitação: Evita-se a intimidade para evitar angústia com o sofrimento do paciente. Mantém-se um distanciamento. III) Distanciamento: Os sentimentos têm que ser controlados, o envolvimento refreado e as identificações perturbadoras são evitadas. IV) Negação: Estabelecimento de desempenho das tarefas e padronização de condutas. O ritual cumpre a função de reduzir ansiedades. V) Redução da responsabilidade: Parcelamento e fragmentação das tarefas. Não se define de maneira clara quem é responsável por que tarefa e por quem.
		
	
	As afirmativas I e II são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
	 
	As afirmativas II, III e IV são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
	
	As afirmativas II e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro.
	
	As afirmativas III e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410212347)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As alterações pós morte são observadas num indivíduo onde ocorreu a interrupção da vida. Consideremos as seguintes alterações. (I) Rigidez cadavérica (rigor mortis), inicia entre duas e quatro horas e chega ao máximo em oito horas, após vinte e quatro horas inicia a putrefação. (II) Resfriamento do corpo (algor mortis), a pele perde a elasticidade nas três primeiras horas, o corpo resfria de 0,5 º C por minuto e depois 1 º C por hora até a temperatura ambiente. (III) Manchas de hipostase (livor mortis) , tem coloração violácea pela quebra das células vermelhas, com a cessação da circulação, o sangue se concentra nos locais mais baixos.
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410163296)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o caso abaixo, Paciente com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, traqueostomizado, uso de dieta enteral, chegou no consultório com estado geral comprometido, em sofrimento, dispneico, referindo dor intensa além do sofrimento psicoespiritual. Ao ser atendido referiu o desejo de morrer, pois não aguentava mais sofrer: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer? Estou com muita dor, muita falta de ar¿. A médica pediu uma chance de aliviar seu sofrimento. Dias depois, no prazo acordado quando a dra vou visitá-lo encontra um sorriso e um agradecimento. Durante um período ele interagiu com toda família, participando do cotidiano e até aconselhando, teve tempo de despedir-se de todos com sorriso no rosto, mas sem sofrimento físico. No primeiro momento, em que o paciente pediu para morrer, caso a médica fizesse o que o paciente pediu: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer?¿, ela estaria incorrendo em que ato? Marque a proposição correta:
		
	
	Ortotanásia, pois com tanto sofrimento é natural e um direito de se terminar com o sofrimento.
	
	Distanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	 
	Eutanásia ativa, pois estaria tirando a vida de alguém antes do momento natural;
	
	Mistanásia, pois para o paciente ter chegado a esse ponto de sofrimento foi certamente por falta de assistência adequada;
	
	Eutanásia passiva, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.

Outros materiais