Buscar

Teoria Clássica da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Clássica da administração
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a administração cientifica nos Estados Unidos, em 1916 na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração. Se a administração Cientifica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo a busca da eficiência das organizações, Segundo a Administração Cientifica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.
Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargo e executores de tarefas).
Fayol, um engenheiro Francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, Partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.
A Obra de Fayol
Henri Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial, e da Primeira Guerra Mundial.
Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e Carbonífera onde fez sua carreira. Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle et Gérnérale, publicado em 1916.
AS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA
Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções, a sabe:
Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
Funções comerciais, relacionadas com compra, venda e permutação.
Funções financeiras, relacionadas com procura e gerência de capitais
Funções de segurança, relacionadas com o proteção e preservação dos bens das pessoas.
Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
Funções administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco Funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Para Fayol ‘’ nenhuma das cincos funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Essas atribuições constituem outra Função, designada pelo nome de Administração”
AS FUNÇÕES BASICAS DA EMPRESA DE HOJE
A visão de Fayol sobre as funções básicas da empresa está ultrapassada. Hoje, as Funções recebem o nome de áreas da administração: assim, as funções recebem o nome de área de administração geral; as Funções técnicas recebem o nome da área de produção, manufatura ou operações; as funções comercias de área de vendas/marketing. As funções de segurança passaram para um nível mais baixo. As funções contábeis passaram a se subordinar às funções financeiras. E, finalmente surgiu a área de recursos humanos ou gestão de pessoas. Todavia, outras mudanças estão ocorrendo: as áreas citadas estão sendo geridas por equipes e não exclusivamente por departamentos como antigamente.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Fayol define o ato de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador.
	PREVER
	Visualizar o futuro e traçar o programa de ação
	ORGANIZAR
	Constituir o duplo organismo material e social da empresa
	COMANDAR
	Dirigir e orientar o pessoal
	COORDENAR
	Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos
	CONTROLAR
	Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Esses são os elementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o diretor, o gerente, o chefe como o supervisor – cada qual em seu respectivo nível – desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.
As funções do administrador segundo Fayol
Previsão. Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
Organização. Proporciona tudo o que é útil o funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
Comando. Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
Coordenação. Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso, sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
Controle. Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-lo e prevenir a recorrência.
DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Ainda que reconhecendo o emprego da palavra administração como sinônimo de organização, Fayol faz uma distinção entre ambas as palavras. Para ele, Administração é um todo qual a organização é uma das partes. O conceito amplo e compreensivo de administração – como um conjunto de processos entrosados e unificados – abrange aspectos que a organização por si só não envolve, tais como previsão, comando e controle. A organização abrange apenas a definição da estrutura e da forma sendo portanto, estatística e limitada
A partir daí, organização passa a ter dois significados diferentes, organização como uma entidade social, e organização como função administrativa.
Organização como entidade social – na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Nesse sentido, a palavra organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos
Organização como função administrativa e parte do processo administrativo (como previsão, comando, coordenação e controle). Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e alocar os recursos, definir os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições e relações entre eles.
PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
Fayol definiu os “princípios gerais” de administração, sistematizando-os sem muita originalidade, porquanto os coletou de diversos autores de sua época. Fayol adota a denominação princípio, afastando dela qualquer ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são universais e maleáveis e adaptam-se a qualquer tempo, lugar ou circunstância. 
Os 14 Princípios Gerais da Administração, segundo a Fayol, são: Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais aos gerais; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Eqüidade; Estabilidade de pessoal; Iniciativa; Espirito de equipe. 	
	Divisão do Trabalho
	Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência
	
Autoridade e Responsabilidade
	Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.
	Disciplina
	Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos estabelecidos
	Unidade de comando
	 Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. 
	Unidade de direção
	Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividade que tenham o mesmo objetivo.
	Subordinação dos interesses individuais aos gerais
	Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interessesparticulares das pessoas.
	Remuneração do pessoal
	Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição
	Centralização
	Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
	Cadeia escalar
	É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função
	Ordem
	Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
	Eqüidade 
	Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal
	Estabilidade do pessoal
	A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para empresa.
	Iniciativa
	A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
	Espirito de equipe
	A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para organização
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Fayol definiu os elementos que compõem: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Esses cinco elementos constituem as chamadas funções do administrador. Contudo, seus seguidores não aceitaram os elementos da administração tais como o velho mestre afirmara. Cada autor clássico define a seu modo os elementos da administração, embora não afastem muito da concepção fayoliana.
Elementos da administração para Urwick
Para Urwick os elementos da administração, ou seja as funções do administrador, são sete, a saber:
Investigação
Previsão
Planejamento
Organização
Coordenação
Comando
Controle
Urwick apenas desdobrou a previsão( 1º elemento de Fayol) em três distintos (INVESTIGAÇÃO, PREVISÃO E PLANEJAMENTO), para ele os elementos da administração constituem a base da boa organização, uma vez que uma empresa não pode ser desenvolvida em torno de pessoas, mais sim de sua organização.
Elementos da administração para Gulick
Luther Gulick considerado o autor mais erudito da Teoria Classica, propõe sete elementos da administração:
Planejamento (Planning)
Organização (organizing)
Assessoria (Staffing)
Direção (directing)
Coordenação (coordinating)
Informação (reporting)
Orçamentos (budgeting)
As palavras (planning, organizing, staffing, directing, coordinating, reporting, budgeting) formam o acróstico POSDCORB, que Guilick utiliza para memorizar os elementos da administração, Gulick enumera planejamento, organização, comando, coordenação mencionados por Fayol. Porem os elementos staffing, reporting e budgeting são novos.
CONCLUSÃO DA TEORIA CLÁSSICA
A teoria clássica é ainda a abordagem mais utilizada pelos iniciantes em administração por quem permite a visão mais simples e ordenada, para a execução das tarefas administrativas de rotina, a teoria clássica separa o trabalho organizacional em categorias compreensivas e úteis, seus princípios permitem ao administrador manejar o cotidiano do seu trabalho. Porém com todas as estabilidades sofrida com os anos, que se passam, a teoria clássica mostra-se firme e flexível e conservadora, porque ela foi criada em uma época de instabilidade e permanência.
A teoria clássica é ainda utilizada nos dias de hoje, ela é indispensável na compreensão das bases da moderna administração.

Outros materiais