Buscar

Vascularização do coração - anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Monitoria-coração 
	O nó sinoatrial é o marca passo fisiológico do coração, nele que se inicia o impulso elétrico no coração. Esse impulso se conduz por fibras musculares (condução miogênica) até o nó atrio ventricular- já caiu questão perguntando o tipo de condução, O feixe de bachmann lança o impulso do átrio direito para o átrio esquerdo. O nó atrioventricular retarda o impulso elétrico. O feixe de hiss ou feixe atrioventricular passa o impulso do átrio para o ventrículo. As fibras de purkinje vão distribuir o impulso para o ventrículo todo de célula a célula.
 Para identificar a região anterior é só olhar para o tronco pulmonar, ele está SEMPRE na região anterior. 
Para identificar a Artéria Coronária esquerda deve-se levantar a aurícula esquerda. A Artéria Coronária Esquerda passa entre a aurícula esquerda e o tronco pulmonar. Divide-se em dois ramos: ramo interventricular anterior (ramo descendente anterior esquerdo) e um ramo circunflexo. A ramo interventricular anterior passa ao longo do sulco interventricular em direção ao ápice do coração e supre ambos os ventrículos. O ramo circunflexo segue o sulco coronário em torno da margem esquerda até a face posterior do coração, originando assim a artéria marginal esquerda que supre o ventrículo esquerdo.
Por baixo da aurícula direita, tem-se a Artéria coronária direita. O primeiro ramo dessa artéria vai para o nó sinoatrial, o segundo ramo forma a Artéria marginal direita, o terceiro ramo vai para o nó atrioventricular (por dentro) e o quarto ramo da coronária direita é a A. interventricular posterior. A pergunta da prova passada foi: Qual a origem da artéria que se anastomosa com essa estrutura apontada (ele pinçou a A. interventricular anterior)? Artéria Coronária direita! que é a origem da interventricular posterior que se anastomosa no ápice do coração com a A. interventricular esquerda que é ramo da Coronária esquerda. 
Veias são pretas ou amarelas e sempre desembocam no seio coronário. Na região anterior, tem-se a Veia cardíaca magna (ou maior) e na região posterior do coração é a Veia cardíaca média. A última a galera sempre erra: Veia cardíaca parva que acompanha a A. interventricular posterior no sulco coronário direito.

Outros materiais