Buscar

UNIVERSIDADE TIRADENTES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
 
 
 EDILBERTO DA SILVA RIBEIRO NETO
 
 RESENHA
 LIMITES DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL DAS NORMATIVAS BRASILEIRAS DE SAÚDE E SEGURANÇA EM TRABALHOS COM BAIXAS TEMPERATURAS
 
 Aracaju 
 2018.1
 EDILBERTO DA SILVA RIBEIRO NETO
 RESENHA
 LIMITES DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL DAS NORMATIVAS BRASILEIRAS DE SAÚDE E SEGURANÇA EM TRABALHOS COM BAIXAS TEMPERATURAS
 Resenha apresentada ao curso de 
 Engenharia de Produção,sob 
 orientação da Profª.Drª Glaucia Almeida,como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho.
 Aracaju
 2018.1
TAKEDA,Fabiano; MORO,Antonio Renato Pereira.Limites de exposição ocupacional das normativas brasileiras de saúde e segurança em trabalhos com baixas temperaturas, Produção Online,Florianópolis,v.17,n.4,p.1249-1271,2017.
 Nesse texto sobre os limites de exposição ocupacional das normativas brasileiras de saúde e segurança em trabalhos com baixas temperaturas,os autores explicam as leis e normas regulamentadoras de saúde e segurança nacionais que se referem aos trabalhadores que são expostos ao frio dos abatedouros devido a necessidade de ter um produto de procedência boa,os trabalhadores sofrem bastantes riscos sendo eles físicos citados no texto,como por exemplo as lesões ortopédicas, que sempre deixas os trabalhadores reclamando de dores e desconforto, e para agravar a exposição a maioria dos trabalhos são feitos de formas estáticas diminuindo a produção de calor .
 Na avaliação de exposição ocupacional o material usado foi o medidor de estresse térmico para medir a temperatura ambiente,o termovisor para medir a temperatura de uma região do corpo e o higroanemometro para saber a velocidade do ar na sala.O material analisado sobre o ambiente de trabalho mostra que todas as normas são atendidas pela empresa,o uso de um EPI com qualidade é necessário principalmente na região das mãos e pés, que são as partes que estão em um contato maior a superfície e que foram encontrados trabalhadores com sensações de resfriamento e dor. A temperatura abaixo das condições de conforto pode gerar prejuízo a força,destreza e coordenação,como também aumenta as condições de acidentes no local de trabalho.
 Para ter um controle de condições de risco de saúde do trabalhador é necessário ter uma junção de normas,pois dificilmente eles detectarão utilizando uma norma como parâmetro,cada norma tem seu método, condição e conclusão.As normas de lei nacional para avaliação da exposição ao frio ocupacional são NR15,NR29,NR36,Art253 e NR09 essas expostas cada uma de uma maneira com influencia no tempo de descanso no método e na inclusão ou não de insalubridade. De acordo com os termos da NR29 o funcionário terá uma jornada de uma hora e quarenta minutos, e vinte minutos será para descanso e este tempo será computado como trabalho efetivo pois será uma medida de proteção para o trabalhador.
 Analisando o texto criticamente, percebe-se a falta de critérios para leis de exposição do trabalhador no frio,gerando diversas controvérsias sobre a caracterização da insalubridade pelo frio, principalmente pelo critério qualitativo do anexo 9.
 Esse é um texto ótimo para quem quer entender mais sobre as normas brasileiras e os limites de exposição do trabalhador,resultando em um aprofundamento do assunto.

Continue navegando