Buscar

TEMA 05 QUESTIONÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA 05
Questão 1: 
As orientações neoliberais chegam ao Brasil no início da década de 1990. Qual era a orientação deste modelo em relação ao enfrentamento das expressões da questão social? 
Resposta: As políticas econômicas neoliberais orientavam para a redução dos gastos públicos, ou seja, o Estado deveria ser mínimo para a área social. Para o enfrentamento dos problemas sociais a responsabilidade era da sociedade civil organizada.
Questão 2: 
Os governos da década de 1990 contribuíram para a implantação do projeto neoliberal. Quais os presidentes que marcaram participação neste processo?
Resposta: Para implantar a política econômica neoliberal era imprescindível adequar o Estado. Soares (2001) coloca que as reformas necessárias iniciaram no governo de Fernando Collor de Melo (1990 a 1992), passaram pelo governo de Itamar Franco (1992 a 1995). Mas foi no governo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2003) que estas políticas foram de fato implantadas com todo vigor e tiveram impactos expressivos nas políticas sociais
Questão 3: 
A década de 1980 foi considerada pelos estudiosos como a Década Perdida, devido à crise econômica que provocou a estagnação da produção, inflação altíssima, fim de um regime autoritário e a retomada da democracia e ausência de serviços públicos para grande parte da população. Como foi a entrada da década de 1990?
Resposta: A entrada da década de 1990 foi marcada por desafios e contradições para a sociedade brasileira. As taxas de inflação elevaram-se, bem como o desemprego, provocando a insegurança da população em relação às decisões políticas do governo da época. A situação foi consequência do caos que foi a década anterior e ainda agravada por uma nova política econômica de natureza neoliberal.
Questão 4: 
Assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas em relação ao neoliberalismo: 
( ) O neoliberalismo é a superação do modelo econômico socialista avançado, sendo que este propunha a intervenção do Estado na economia de forma a conter e minimizar os impactos sociais provocados pela crise econômica. 
( ) O neoliberalismo propunha o ataque a qualquer forma de entraves dos mecanismos de mercado por meio do Estado, pois, a alegação era que a intervenção por parte do Estado ameaça a liberdade econômica e política.
( ) O neoliberalismo surgiu logo após a II Guerra Mundial, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa onde o capitalismo já havia imperado. 
( ) A proposta do neoliberalismo foi uma resposta a favor da manutenção do Estado de bem-estar social.
( ) A elaboração do Consenso de Washington foi realizada na capital dos Estados Unidos, em 1989, com a participação dos funcionários do governo americano e das instituições financeiras internacionais especializadas. 
Assinale a alternativa que corresponde com a correta: 
a) V – V – V – V – V. 
b) V – F – F – F – V. 
c) F – V – V – F – V. 
d) F – V – F – V – F.
Resposta: Alternativa C.
Questão 5: 
O crescimento do neoliberalismo no Brasil foi rápido e dinâmico. Quais os países que primeiro iniciaram a implantação do projeto neoliberal na América Latina? 
Assinale a alternativa correta: 
a) Chile e Bolívia. 
b) Brasil e Argentina. 
c) Brasil e México. 
d) Venezuela e Brasil.
Resposta: Alternativa A.
Doutrina: É um conjunto de princípios que são utilizados em um sistema, que pode ser literário, filosófico, político, militar, pedagógico e religioso. Doutrina também é uma fonte de ensinamento e uma fonte do Direito. 
Liberalismo: Refere-se ao conjunto de princípios e teorias políticas que defendem a liberdade política e econômica. Os liberais não concordam com o controle do Estado na economia. Essa teoria iniciou sua construção por pensadores que viveram na Europa nos séculos XVII e XVIII. 
Estado de bem-estar social: também conhecido como Estado providência ou Estado Social. É uma forma de organização política e econômica que responsabiliza o Estado como agente da proteção social e da economia. 
Desregulamentação: significa a remoção de regras e regulamentações, como leis, decretos, portarias, atos normativos, estabelecidos pelo Estado que interferem na relação de direito e obrigações entre o Estado e os cidadãos. 
Privatização: também podendo ser utilizado o termo desestatização. Refere-se à transferência do poder do Estado para a propriedade da iniciativa privada, ou seja, o governo vende, abre mão de suas empresas em detrimento do setor privado, podendo ser empresas nacionais ou multinacionais.

Outros materiais