Buscar

Estudo Dirigido Fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Dirigido Fisiologia
Qual a constituição do tecido hematopoiético? Explique as funções das células e substancias do sangue. 
O sangue, ou tecido sanguíneo, é formado no tecido hemocitopoético. Mais conhecido como medula óssea vermelha, ele está localizado no interior de alguns ossos, como os localizados na região pélvica, esterno, clavícula e costelas.
As funções do tecido sanguíneo incluem o transporte de hormônios até seu local de atuação; transporte de gás oxigênio e nutrientes às células; captura de gás carbônico e excreções celulares; e defesa a agentes estranhos. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros dessa substância em seu corpo.
Diferencie glândulas endócrinas de glândula exócrinas. Cite e explique a função quatro glândulas.
As glândulas endócrinas, (de secreção interna) secretam substâncias dentro do corpo (no sangue), liberam os produtos secretados diretamente na corrente sanguínea que são transportados para as outras células do organismo, regulando suas necessidades. 
As glândulas exócrinas, (de secreção externa) secretam substâncias para fora do corpo, como a lágrima e o suor (as glândulas salivares e as sudoríparas), possuem dutos que liberam o produto secretado para fora do corpo. 
Tireoide: Localizada no pescoço, a tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano. Atua em diversas funções vitais como: a produção de hormônios (triiodotironina e tiroxina) e regulação de metabolismo.
Glândulas Sexuais: As Gônadas ou glândulas reprodutivas, são os ovários na mulher e os testículos nos homens. Além de produzirem os gametas (óvulos e os espermatozoides), as glândulas sexuais reprodutivas são responsáveis pela produção de hormônios como o estrógeno e a progesterona pelos ovários e a testosterona pelos testículos.
Suprarrenais: Chamadas também de glândulas adrenais, as suprarrenais estão localizadas acima dos rins e possuem formato triangular. Responsáveis pela liberação de hormônios no corpo, como o cortisol, a aldosterona, a catecolamina e a adrenalina, essas glândulas atuam no também no processo metabólico.
Pâncreas: Localizado atrás do estômago, o pâncreas é uma glândula mista, visto que faz parte do sistema endócrino (produção de hormônios: insulina, somatostatina e glucagon) e exócrino (liberação do suco pancreático) do corpo humano. Dessa forma, atua na digestão de carboidratos, de proteínas e de gordura.
Explique como o organismo humano mantem a homeostasia. Cite 5 exemplos. 
Temperatura;
Salinidade;
PH
Concentrações de nutrientes, como a glicose, de gases como o oxigênio e de resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia.
Explique as funções do fígado e dos rins.
A função dos rins: Remove a maior parte das substancias não necessárias a célula ureia, ácido úrico, excesso de íons e de agua.
Reabsorvem substancia necessária (glicose etc) 
A função do Fígado: O fígado executa muitas funções fundamentais para o organismo, entre elas: 
1) secretar a bile: a bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e enviada ao intestino, onde funciona como detergente e ajuda na dissolução e aproveitamento das gorduras; 
2) armazenar glicose: a glicose extraída dos alimentos é armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, que fica à disposição do organismo para quando ele precisar de energia;
3) produzir proteínas nobres, como a albumina, que mantém a água dentro do organismo; 
4) desintoxicar o organismo; 
5) sintetizar o colesterol, que é metabolizado e excretado pela bile; 
6) filtrar micro-organismos; entre outras. É um órgão com intensa capacidade de se regenerar.
Diferencie feedback positivo de feedback negativo. Cite dois exemplos de cada.  Conjunto de respostas produzidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio.
Feed Back negativo: Controle da pressão sanguínea, concentrações de co2 aumentam no sangue, o centro respiratório aumenta sua atividade, provoca aumento da frequência de respiração, aumenta da remoção de dióxido de carbono no corpo. 
Feed back positivo: (Parto) aumento continuo da contração da musculatura uterina.
Produção do hormônio ocitocina. 
Como ocorre a hematose nos alvéolos pulmonares. A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares. Cada pulmão possui, aproximadamente, 150 milhões de alvéolos. Os alvéolos são estruturas em forma de sacos, localizados ao final dos bronquíolos. São recobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula bem próximo ao ar que foi inalado. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos. Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares. E o mesmo ocorre com o gás carbônico, porém, no sentido inverso. O sangue que sai dos pulmões é rico em oxigênio, sendo chamado de sangue arterial. O sangue que chega aos pulmões é rico em gás carbônico, sendo denominado de sangue venoso.
Explique a função do esqueleto, diferencie endoesqueleto de exoesqueleto.
Função do esqueleto:
Sustentação do corpo 
Locomoção 
Proteção dos órgãos vitais como o coração, pulmão e encéfalo 
Produção de células sanguíneas 
Reserva de cálcio
Endoesqueleto: é a estrutura esquelética presente nos seres vertebrados, ou seja, quando o esqueleto é dentro do corpo do ser vivo.
Exoesqueleto: O exoesqueleto, ao contrário do esqueleto humano, é uma camada resistente, mas que é flexível, e que cobre o corpo de muitos animais, principalmente invertebrados, e protistas. É importante lembrar que este não é formado por ossos. De acordo com o animal sua composição muda. A função do exoesqueleto é, principalmente, proteger os órgãos internos do ser vivo, mas ele, em alguns casos, impede o crescimento dos animais. Que nestes casos precisam realizar a ecdise, um processo em que o animal deixa o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho, como exemplo desse processo temos a cigarra.
Explique a função das células neuroglias e dos neurônios.
Neurônios: responsável pela maioria das funções: sensibilidade, pensamentos, lembranças, controle da atividade muscular e regulação das secreções glandulares.
Neuróglia: responsável pela sustentação, alimentação e proteção dos neurônios – matem a homeostasia.
Quais são as principais estruturas do SNC.
O SNC divide-se em encéfalo e medula espinhal. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.
Explique como ocorre a geração e condução de impulsos nervosos.
A transmissão dos impulsos nervosos ocorre nos neurônios e se dá por uma diferença de potencial que ocorre com a despolarização e repolarização dos íons sódio e potássio. Uma carga mínima excita os íons e o processo ocorre. A bainha de mielina é uma substância lipídica que reveste alguns neurônios. Aqueles que apresentam bainha de mielina conduzem o impulso mais rapidamente. Além da bainha de mielina, esses neurônios apresentam os nódulos de Ranvier, que são intervalos entre a bainha, e é nesse intervalo que ocorre a transmissão do impulso nervoso, isso acontece porque a mielina funciona como um isolante elétrico sobre o axônio do neurônio e só nos nódulos é que a condução elétrica ocorre. Como a transmissão é saltatória, daí a razão pra condução ser mais rápida nesse tipo de neurônio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais