Buscar

AD1 turismo e INCLUSAO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – 
AD1 Período – 2018.1 
Disciplina: Turismo e Inclusão Social
 Coordenador: Luciana Gonzalez
Aluna: Dulce helena Afonso da cunha dos santos
Matricula: 15217130093 / Pólo : Duque de Caxias
Atividade:
 Com base no texto Nova Lei das OSCs (ONGs) entra em vigor em julho de 2015, (disponível no endereço: http://www.parahybano.com.br/site/nova-lei-das-oscs-ongs-entra-em-vigor-emjulho-de-2015-confira-as-principais-mudancas/) e com o suporte das aulas 01 e 02, responda as questões que a seguir.
 Questão 1: 
 Segundo o texto de Danilo Barreto, quais são os problemas gerados por se acreditar que o Terceiro Setor é um substituto do Estado (Primeiro Setor)?
De acordo com o autor o primeiro setor no caso, o estado e o responsável pelas questões sociais, mas devido a falhas no governo em relação ás atividades coube ao terceiro setor essa responsabilidade sendo que o mesmo não possui tal discernimento nem mesmo recursos e os maiores problemas surgem como a corrupção e o aproveitamento ilícito desses recursos dos principais responsáveis desse setor. Não se pode pensar no terceiro setor como substituto do estado, o estado tem que se responsabilizar e criar uma gestão adequada para atuar nas questões sociais. O terceiro setor passa a maquiar as mazelas do estado que não tem competência para esse tipo de gestão. 
 
 Questão 2: 
 De acordo com a legislação brasileira, é possível que o Primeiro Setor financie o Terceiro Setor? Quais os problemas gerados por esta lógica? 
Sim, e possível através das demandas sociais, captação de recursos financeiros e de investimentos no setor, pois e uma forma de se ampliar as vantagens financeiras. Espera-se que com esse financiamento o terceiro setor adote uma gestão inovadora, para se fazer o melhor com os recursos angariados. O maior problema e o partidarismo que acabam envolvendo política e o enriquecimento ilícito com os desvios das verbas destinadas as ONGs, o uso desse financiamento a seu favor próprio, logo se vê um jogo de interesses próprios.
.
Questão 3 : 
Dê exemplos de instituições do Terceiro Setor que atuam em áreas que NÃO estão ligadas diretamente a assistência social das camadas mais pobres da população (incentivo a ciência, preservação ambiental, etc).
O terceiro setor e constituído por organizações não governamentais sem fim lucrativos, seu objetivo e gerar serviços de caráter publico. 
 A SOS Mata Atlântica é um exemplo de organização do terceiro setor, a fundação SOS mata atlântica e uma organização não governamental sem conexão com partidos ou religiões de caráter privado e sem objetivos lucrativos. Hoje a fundação trabalha junto com sua equipe em projetos de criação e implantação de programas ambientais com acompanhamento de imagem via satélite dos locais de desmatamento. Contribuindo de forma a alertar, informar, educar, e capacitar para o exercício da cidadania ambiental a população. Sua grande meta e preservar o que resta da mata atlântica, aprimorando o patrimônio material e cultural elaborado por grupos que residem no local almejando encontrar o desenvolvimento sustentável.
Instituto Socioambiental (ISA) e uma organização da sociedade brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, a fim de propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais focalizando a defesa dos bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. O ISA e uma organização da sociedade civil de interesse publico desde 2001, com sede em São Paulo e varias sub-sedes em Brasilia, Manaus, Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Canarana, Eldorado e Altamira. A estrutura do ISA tem em seu programa base para as seguintes linhas de ação: defesa dos direitos sócioambiental; monitoramento e proposição de alternativas ás políticas públicas; pesquisa,difusão, documentação de informações socioambientais; desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambientais; fortalecimento institucional dos parceiros local. Seu grande objetivo e construir soluções sustentáveis que garantam os direitos coletivos e difusos e que valorizem a diversidade socioambiental. 
O IPAM instituto de pesquisa ambiental da Amazônia e uma organização cientifica não-governamental sem fins lucrativos e desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da amazônica com o propósito de consolidar ate 2035 o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativa locais e influencias em políticas publicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente. Com a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente prospera e socialmente justa.
 (WWW.sosmatatlantica.org.br) 
WWW.socioambiental.org.br
ipam.org.br/sobre-o-ipam/
 Boa sorte!
Obrigada. 
DULCE HELENA AFONSO DA CUNHA DOS SANTOS 
MATRICULA 15217130093

Outros materiais