Buscar

Aula Atividade IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula Atividade IV
1. Uma pesquisa científica apresenta como parte importante a consulta a outros autores que já discutiram o tema selecionado, com a finalidade de aprofundar o conhecimento no assunto. Muitas vezes, os autores consultados são utilizados como referência da pesquisa científica, tendo suas ideias, conceitos ou mesmo parte de seus trabalhos citados na pesquisa. Essa prática é muito comum, entretanto, deve ser realizada corretamente para assegurar os direitos dos autores. Com base nas características e tipos de citação, assinale a alternativa que contenha a denominação correta para citação a seguir:
	Este professor prático autônomo será capaz de resolver situações e de manejar a realidade com base na integração entre conhecimento e técnica. Esta integração é adquirida ao longo da prática docente (PÉREZ GÓMEZ, 1992).
a) Citação direta longa. 
b) Citação indireta. 
c) Citação direta curta. 
d) Citação de citação. 
e) Citação direta de fragmento.
2. Vários tipos de trabalho podem ser apresentados com base em uma pesquisa científica. Um destes tipos de trabalho é o artigo científico, porém, conhecer as características e definição de artigo científico possibilitam a sua correta elaboração. Sendo assim, assinale a alternativa que contenha a definição correta de um artigo científico:
a) Um artigo científico pode ser definido um pequeno estudo, porém completo, pois, apresenta tanto a metodologia quanto os resultados da pesquisa. 
b) Um artigo cientifico constitui parte de estudo, pois apresenta apenas fragmentos de uma pesquisa científica. 
c) Um artigo científico pode ser definido como um tipo de comunicação científica cuja função é a divulgação de novas informações científicas, mas sem apresentação de metodologias. 
d) Um artigo científico pode ser definido como um resumo de um projeto de pesquisa, cuja função é arrecadar recursos para a realização da pesquisa. 
e) Um artigo científico constitui um tipo de resenha cuja principal função é a análise crítica de uma pesquisa científica.
3. Durante um curso de graduação é comum que a instituição de ensino estimule os estudantes a participarem de eventos científicos como ouvintes ou como apresentadores de trabalhos científicos. Neste contexto, podem ser enquadrados diversos tipos de eventos, sendo assim, conhecer a finalidade de cada um permite realizar apresentações diretamente relacionadas com o tipo de pesquisa realizado. Com relação a este assunto, analise as afirmativas a seguir:
I - Um “simpósio” pode ser definido como uma reunião de cientistas ou técnicos para discutir ou divulgar experiências de novas tecnologias e de pesquisas para um público especializado.
 II - Um “fórum” pode ser definido como a discussão de um determinado assunto reunindo representantes de múltiplas entidades, associações ou especialistas no assunto. 
III - Um “painel” pode ser definido como uma reunião de profissionais de uma categoria com o propósito de debater e expor temas polêmicos e predeterminados de sua área. 
Com base nas afirmativas apresentadas, é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
a) I e III. 
b) II. 
c) II e III. 
d) I. 
e) I e II.
4. Um trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC, pode ser entendido como o relatório final de uma pesquisa científica e como em todo trabalho científico, deve seguir normas específicas de formatação e componentes. Com base no exposto, analise com atenção as afirmativas a seguir:
I - A “folha de aprovação” é um componente obrigatório dos elementos pré-textuais de um TCC e tem como finalidade destinar um espaço para apresentação da banca e possibilitar suas assinaturas. 
II - “Agradecimentos” é um componente obrigatório dos elementos pós-textuais de um TCC e tem como finalidade agradecer a todos que contribuíram com recursos para realização da pesquisa. 
III - O “glossário” é um componente opcional dos elementos pós-textuais de um TCC e tem como finalidade a apresentação dos significados de termos específicos e importantes para o trabalho. 
Com base na análise é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
a) I e III. 
b) II. 
c) II e III. 
d) I. 
e) I e II.

Outros materiais