Buscar

portfolio 2 neuroanatomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE CLARETIANO
 ENRIQUE FERREIRA DE ARAÚJO – RA 8014855
PORTFÓLIO DE NEUROANATOMIA
 CURITIBA
2017
FACULDADE CLARETIANO
ENRIQUE FERREIRA DE ARAÚJO – RA 8014855
PORTFÓLIO DE NEUROANATOMIA
	
Trabalho de questionário apresentado à disciplina de Neuroanatomia, como requisito parcial para a obtenção de média do curso de Educação Física Bacharelado da Faculdade Claretiano.
Professora: Camila Tavares Valadares da Silva.
CURITIBA
2017
1) Cite os músculos com sua origem e sua inserção que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada músculo.
Oblíquo externo do abdome tem sua origem na 5º a 12º costela, e sua inserção fica Crista ilíaca, ligamento inguinal e lâmina anterior da bainha do reto abdominal, atua na flexão e na movimentação do tronco, dando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal.
Oblíquo interno do abdome tem origem na crista ilíaca, fáscia toracolombar e dois terços laterais do ligamento inguinal, e a inserção nas bordas inferiores das ultimas 3 costelas e linha alba, sua ação está relacionada com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
Transverso do abdome tem sua origem na face interna das 6 últimas cartilagens costais, fáscia toracolombar dos processos transversos das vértebras lombares, lábio externo da crista ilíaca e ligamento inguinal, e a inserção na linha Alba nos três quartos superiores, sua ação está relacionada com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
Reto do abdome tem sua origem da 5ª a 7ª cartilagens costais, processos xifóide e ligamento costoxifoide, e sua inserção na púbis e sínfise púbica, atua na flexão do tronco, dando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal
2) Cite a origem, a inserção e a ação do músculo diafragma na respiração.
O diafragma tem sua origem na face interna das 6 últimas costelas, face interna do processo xifoide e corpos vertebrais das vértebras lombares superiores, e sua inserção fica no tendão central (aponeurose), Na inspiração é ativo, sua ação muscular é contrair e direcionar inferiormente, comprimindo a cavidade abdominal e aumentando os diâmetros do tórax. Na expiração é passivo, o músculo retorna à posição de origem na cavidade torácica, quando o músculo diafragma relaxa.
3) Cite a origem, a inserção e ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração.
Intercostais externo tem sua origem na borda inferior do lábio externo da 1ª a 12ª costela, e sua inserção na borda superior da costela subjacente, e o intercostais internos tem sua origem na borda inferior do lábio interno da 1ª até 11 ª costela, e sua inserção na borda superior da costela subjacente. A ação dos músculos intercostais durante a mecânica da respiração está relacionada com a primeira costela que está fixada, em seguida, ocorre o levantamento das costelas durante a inspiração e, assim, aumentam os diâmetros anteroposterior e transverso do tórax.
4) Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen).
Músculo esternocleidomastoideo, músculos escalenos (anterior, médio e posterior), músculo oblíquo externo, músculo oblíquo interno, músculo reto abdominal, músculo transverso do abdome.
5) Cite a origem, a inserção e ação dos músculos do dorso.
O músculo semiespinhal do tórax origem no processo espinhoso de T11 a L2 e inserção no processos espinhosos de T3ª a T9 , músculo semiespinhal pescoço tem sua origem no processo espinhoso de C6 a T3 e sua inserção no processos espinhosos da C2 a C4 e músculo semiespinhal cabeça tem sua origem no processo espinhoso de C6 a T2 e sua inserção na entre as linhas nucais superior e inferior , sua ação é Extensão da coluna vertebral, quando ativos de um só lado fazem flexão lateral. Ajudam na manutenção da postura ereta. 
Os músculos multífidos tem sua origem no processos transversos de C3 até a face dorsal do sacro e sua inserção no processos espinhosos de C1 até L5, a sua ação é atuar na estabilização da coluna.
Os músculos rotadores (longos e curtos) tem sua origem no processos transversos das vértebras torácicas, processo mamilar das vértebras lombares e processo articular das vértebras cervicais e sua inserção no processo espinhoso da vértebra supra adjacente, a sua ação é atuar na rotação da coluna.
Os músculos interespinhais sua origem no processo espinhoso da vértebra supra-adjacente e sua inserção no processo espinhoso da vértebra infra-adjacente, e sua ação é atuar na flexão da coluna.
6) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.
Morfologicamente ele pode ser dividido em duas partes: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
Pelo critério funcional ele e subdividido em: sistema nervoso somático (SNS) e sistema nervoso Visceral (SNV).
7) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.
As substancias brancas são constituídas de fibras nervosas mielínicas, e a substância cinzenta é constituída de corpos neuronais.
8) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?
O neurônio é uma unidade principal tem a função básica de receber, processar e enviar as informações são células com grande excitação que se comunica entre si ou com células efetuadoras (células musculares ou secretoras), usando claramente uma linguagem elétrica, por modificações do potencial de membrana. As células que possui funções como de sustentação, revestimento ou isolamento, modulação da atividade neuronal e de defesa, são chamadas de células de gliais ou neuroglia.
9) Defina nervos e gânglio nervoso.
São chamados de gânglios os acúmulos de corpos celulares que ocorrem fora do SNC e apresentam-se como uma dilatação.
Nervos são cordões esbranquiçados constituídos por fibras nervosas associadas por tecido conjuntivo.
10) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo optico, nervo oculomotor, nervo facial (VII par), nervo Vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par).
Nervo facial e nervo glossofaríngeo estão relacionados à sensibilidade gustativa e de vísceras em relação aos componentes funcionais, além de inervar glândulas, musculatura lisa e esquelética
Nervo vestíbulo-coclear ele é composto por duas partes é sensitivo: a porção coclear refere-se com os fenômenos da audição, e a porção vestibular refere-se ao equilíbrio.
Nervo vago inerva todas as vísceras torácicas e a maioria das abdominais por que ele é um dos nervos cranianos mais essenciais.
Nervo acessório tem a responsabilidade de inervar músculos esqueléticos, porém, partes de suas fibras destina-se ao vago e com ele é distribuída.
11) Descreva o que é um nervo espinhal e qual é a sua importância no sistema nervoso.
Nervo espinhal é constituído de fibras aferentes e eferentes devido a junção das raízes sensitiva e motora, é importante pois fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e partes da cabeça. São formados por 31 pares.
12) Dê as funções da medula espinhal.
Através da medula espinhal os sinais sensoriais são transmitidos pelos nervos espinhais para cada segmento da medula espinhal. Em palavras simples, que ajuda a conectar os vários órgãos do corpo para o cérebro.
13) Cite a ação do cerebelo.
O cerebelo é responsável pelo equilíbrio corporal, responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas.
14) Cite as partes do tronco encefálico. Qual é a função da oliva bulbar e da pirâmide bulbar?
O tronco encefálico e formado por mesencéfalo, ponte e bulbo. A função da oliva bulbar está relacionada com aprendizagem motora, e da pirâmide bulbar é a via com função motora, principal do sistema nervoso.
15) Qual é a função do sistema motor piramidal e extrapiramidal?
O Sistema motor piramidal
tem a responsabilidade de executar movimentos voluntários, realizados através dos músculos estriados, e o Sistema motor extrapiramidal está localizado na medula espinhal envolvido na coordenação dos movimentos.
16) Quais são os nervos do plexo braquial? Cite um exemplo de qual músculo (membro superior) é inervado pelo nervo deste plexo.
São formados pelos quatro nervos espinhais cervicais inferiores C5, C6, C7, C8 e pelo primeiro torácico T1. Esse plexo se estende desde a medula espinhal, através do canal cervical axilar, sobre a primeira costela, e na axila. Ele fornece aferentes e fibras nervosas eferentes no peito, ombro, braço e mão.
17) Quais são os nervos do plexo lombo sacral? Cite um exemplo de qual músculo (membro inferior) é inervado pelo nervo deste plexo.
São formados pelos seguintes nervos: nervo ílio-hipogástrico, nervo ílio inguinal, nervo cutâneo lateral da coxa, nervo genitofemoral, nervo obturatório, e nervo femoral. Um dos principais nervos do membro inferior é o nervo femoral é o mais volumoso e maior do plexo lombar, faz a inervação motora dos músculos da loja anterior da coxa e fornece alguns ramos cutâneos e na pelve, encontra-se entre os músculos ilíaco e psoas maior, cruza abaixo do ligamento inguinal, lateralmente à artéria femoral, adentrando na coxa, e encontra o trígono femoral.
Os nervos do plexo sacral são: nervo do glúteo superior, nervo glúteo inferior, nervo isquiático, nervo cutâneo femoral posterior e nervo pudendo.
O nervo glúteo inferior suas fibras motoras inervam o músculo glúteo máximo e as sensitivas suprem o períneo e a coxa.
18) Quais são os nervos cranianos que são parassimpáticos?
São os seguintes nervos: III-Oculomotor, VII- Facial, IX- Glossofaríngeo, X- Vago.
19) Qual é a ação do sistema nervoso simpático e parassimpático no corpo humano (em todas as regiões do corpo humano: coração, respiração músculos).
No coração o sistema nervoso simpático ocorre aceleração do ritmo cardíaco (taquicardia); dilatação das coronárias e nos sistema parassimpático ocorre a diminuição do ritmo cardíaco (bradicardia); dilatação das coronárias.
No sistema respiratório os brônquios são dilatados pela estimulação simpática, permitindo o alargamento das vias respiratórias. E na estimulação parassimpática ocorre a compressão dos brônquios, com isso o estreitamento das vias respiratória.
Músculos: No músculo estriado cardíaco, a estimulação simpática aumenta sua atividade, enquanto que o parassimpático diminui.
No músculo circular da Iris, o parassimpático faz a contração, miose, e favorece a drenagem do humor aquoso.
No músculo ciliar, o parassimpático faz a contração, diminui a tensão dos ligamentos, adapta a visão para perto. Músculo liso dos brônquios, o parassimpático faz a contração
Nos músculos esqueléticos, a atuação cabe ao sistema nervoso simpático.
20) Descreva um nervo aferente, eferente e de associação.
Os nervos sensitivos, também chamados de nervos aferentes, são aqueles que conduzem mensagens de órgãos do corpo (como a pele ou outros órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central. Já os nervos motores, ou nervos eferentes, levam mensagens do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos ou glândulas. 
21) Explique o que é um arco reflexo.
O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula. 
REFERÊNCIAS 
Verri, Edson Donizetti. Anatomia do Aparelho Neuromotor - Batatais: Claretiano, 2015. 
Verri, Edson Donizetti. Anatomia Humana Geral - Batatais: Claretiano, 2014.
Duarte, F.O, Stotzer, U.S. Fisiologia humana geral e aplicada. Batatais: Claretiano, 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes