Buscar

Constituição de 1824- historico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Constituição de 1824
Contexto Histórico
Período Joanino
Após Portugal desrespeitar o Bloqueio Continental feito pela França de Napoleão Bonaparte à Inglaterra, devido a dívidas com este país, tem seu território invadido pelos franceses.
Neste contexto, D. João VI, rei de Portugal, parte com sua corte rumo a sua colônia nas américas: o Brasil.
Com a chegada de D. João e sua corte no Brasil, inicia-se o processo de independência política por meio do fim do pacto colonial com a Abertura dos Portos às Nações Amigas, além da concretização da possibilidade da implantação de manufaturas, fazendo com que o Brasil não dependesse mais de Portugal para fabricar e comercializar os seus produtos
Período Joanino
Em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, com isso o Brasil deixava de ser colônia de Portugal e adquiria autonomia administrativa. Objetivo: D.João precisava estar exercendo seu reinado português, mesmo fora de território, para votar no Tratado de Versalhes após a queda de Napoleão.
Com a vitória dos revoltosos na Revolução Liberal (1820, em Portugal), uma nova constituição de caráter liberal foi elaborada limitando o poder de D. João VI, que não gostou nem um pouco e quis continuar no Brasil, porém tropas portuguesas que estavam no Rio de Janeiro obrigaram-no a voltar para Portugal. Antes de voltar, D. João deixou seu filho Pedro como Príncipe Regente do Brasil.
Aliado a isso, a crescente insatisfação dos colonos com a elevada tributação e o descaso de Portugal fez estourar revoltas como a inconfidência mineira , a Revolução Pernambucana e a Revolta dos Alfaiates cujo caráter liberal de inspiração na Revolução Francesa de 1789 pretendia a separação de Portugal.
Transição
Por fim, após a Revolução do Porto 1820, que instituiu a Constituição Portuguesa, D. João VI foi obrigado a retornar para Portugal, deixando como regente seu filho D.Pedro I.
Após a morte de D.João VI, D.Pedro , vendo-se pressionado pela corte portuguesa em assumir o reino e sendo alvo de desconfiança e desaprovação no Brasil, decide ouvir o conselho de seus aliados e proclama a independência do Brasil
Transição
Logo após a proclamação da Independência, D.Pedro convoca a Assembleia Constituinte de 1823, cujo projeto de constituição ficou conhecido como Constituição da Mandioca por somente considerar como eleitores os detentores de grandes quantidades de terra.
Após fechar o congresso , na Noite da Agonia, D. Pedro I outorga a Constiuição de 1824, objeto de estudo deste trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes