Buscar

prova Disciplina : Metodologia da Pesquisa em Administração Direito Tributário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Direito Tributário
__________________ é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Verifica-se que a característica do _________________ é a inexistência de qualquer contraprestação estatal, ou seja, não há ao contribuinte qualquer benefício específico ou vinculação orçamentária. É o que Eliana Calmon, sob a coordenação de Vladimir Passos de Freitas, ao comentar o art. 16 do CTN, bem elucida:
E isso porque o _________________ tem caráter feral, sem vantagem específica para o contribuinte. Essa é uma característica mais marcante da espécie que se cuida, como manifestação maior do poder político que impõe um dever, de caráter geral, sem gerar, em contrapartida, benefício específico ou vinculação orçamentária.
Assinale a alternativa que contém o item que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado.
	
	A
	Taxa
	
	B
	Contribuição
	
	C
	Empréstimo compulsório
	
	D
	Imposto
R questão d
Questão 2/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Na etapa "O Problema a ser pesquisado e sua justificativa", deverão ser especificados os objetivos - gerais  e específicos - a serem alcançados.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Podemos entender como objetivos específicos aqueles de maior abrangência, como caráter generalista.
	
	B
	objetivos específicos são aqueles que, quando alcançados, poderão proporcionar benefícios à ciência em geral e às áreas afins do tema de pesquisa.
	
	C
	Os objetivos específicos são aqueles diretamente relacionados ao tema principal da pesquisa.
	
	D
	Os objetivos gerais são pontuais e restritos à área do conhecimento em que se enquadra o projeto.
R questão c
Questão 3/5 - Direito Tributário
As ___________________ não estão sujeitas aos mesmos postulados dedicados às contribuições destinadas à seguridade social. Via de consequência, elas se submetem aos princípios gerais dos impostos, como princípios de legalidade e da anterioridade, nos mesmos termos de regras aplicáveis aos impostos. Marco Aurélio Greco é quem melhor sustenta a referida assertiva ao ponderar:
“O artigo 149 impõe às contribuições não apenas a legalidade geral (artigo 5º, II), mas a legalidade estrita (artigo 150, I), tal como exigido para impostos, taxas e contribuição de melhoria. Impõe este grau maior de controle sobre a instituição, a modificação e o aumento de contribuições”.
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho apresentado.
	
	A
	contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas
	
	B
	contribuições de melhoria
	
	C
	contribuições sociais gerais
	
	D
	contribuições de intervenção no domínio econômico
R questão c
Questão 4/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Sobre o cronograma de execução do projeto, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O cronograma de execução é de extrema importância. A partir dele é que será possível avaliar se o projeto proposto é factíevel ou não detro do prazo estabelecido.
	
	B
	O cronograma tem sua fragilidade, pois não permite ao pesquisador ou grupo de pesquisa orientar-se quanto ao andamento das atividades.
	
	C
	Se o projeto envolve uma equipe, há de se estabelecer somente as atribuições do coordenador desta equipe.
	
	D
	O cronograma tem sua fragilidade, pois não será possível avaliar se o projeto proposto é factíevel ou não detro do prazo estabelecido.
R questão a
Questão 5/5 - Direito Tributário
Muito embora o pedágio faça parte do sistema tributário nacional, por estar inserido no artigo da CF/1988, citado anteriormente, não se encaixa em nenhuma figura tributária específica e, por isso, goza dessa particularidade. A classificação quadripartida, já tratada, tem como espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios; havendo divergência no que toca à contribuição de melhoria entre uma divisão e outra. Por outro lado, não é porque não se ajusta a nenhuma espécie tributária que não poderá ser classificado como tal.
 
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas a seguir em relação ao pedágio:
I. Não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a não vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio.
II. Não pode ser tipificado como taxa, visto que não se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas.
III. Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
IV. Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição não são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
 
Com base nas afirmativas apresentadas, as quais buscam explicar o fato do pedágio não ter característica tributária, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	C
	As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
R questão c

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais