Buscar

APOL CURRICULO ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL- CURRICULO ESCOLAR – UNINTER
1/2 Leia o seguinte fragmento de texto:
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista, que, convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. [...] As orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 112.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base, analise as afirmativas a seguir que contemplam a pedagogia tecnicista:
I. A centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
II. O professor é encarado como um técnico do ensino que transmite ao aluno os conteúdos pertinentes.
III. O aluno é visto como condutor de seu processo de aprendizagem, sendo dado ênfase ao seu potencial critica reflexivo.
IV. A partir dos princípios científicos, são elaborados os conteúdos que são disponibilizados aos alunos por meio do livro didático.
São corretas as afirmativas:
A - Afirmativas I e II, apenas. 
B - Afirmativa II, apenas.
C - Afirmativas I, II e IV, apenas.
D - Afirmativas III e IV, apenas.
E - Afirmativa I e III, apenas.
2/2 Leia o trecho a seguir:
"Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito."
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p.26-27.
Analise as sentenças sobre currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes.
( ) O currículo é imparcial, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
( ) A sistematização e organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
( ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso ele não pode ser considerado como apenas um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
Marque a sequência correta:
(A) V, F, V, F
(B) V, F, V, V 
(C) V, V, V, F
(D) F, F, V, V
(E) F, V, V, F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais