Buscar

Apol Eja, Gestão Educacional, Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte fragmento de um artigo:  
“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. A quarta característica refere-se à alfabetização no sentido de conscientização política.
II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.
III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.
IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova. Sabe-se que já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos. [...] No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma ‘instrução primária e gratuita para todos os cidadãos’, portanto também para os adultos. Pouco ou quase nada foi realizado nesse sentido durante todo o período imperial, mas essa inspiração iluminista tornou-se semente e enraizou-se definitivamente na cultura jurídica, manifestando-se nas Constituições brasileiras posteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  Escolarização de jovens e adultos. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007>. Acesso em 15 fev. 2017.
 
	Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação do adulto na legislação, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. 
	I. ( ) O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos moldes daquela desenvolvida com as crianças.
	II. (  ) Com o acúmulo de experiências e com o avanço da concepção da educação popular, passa a haver uma interrogação acerca dos conteúdos e metodologias que fundamentavam a educação oficial de adultos.
	III. (  ) No âmbito dos direitos legais, aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos de modo que os sujeitos dessa modalidade de ensino começam a ser pensados não mais como crianças, mas como trabalhadores ou jovens com saberes adquiridos pela vasta experiência de vida.
	IV. (  ) Atualmente, as metodologias de ensino e de aprendizagem empregadas ao público infantil continuam sendo as mesmas direcionadas aos sujeitos da EJA. Isso, conforme prevê a legislação atual voltada à EJA, se deve ao fato de crianças e adultos terem a mesma vivência e experiência de vida, portanto, não há motivos de a educação ser diferenciada para os dois públicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte fragmento de texto:  
“[A alfabetização] possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. p. 68. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o ensino para o público adulto, analise as afirmativas que caracterizam corretamente a concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. Escolha de conteúdos mediante uma investigação de palavras e temas geradores, os quais são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
II. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida pelo educando.
III. Memorização dos códigos alfabéticos para aprender a ler e a escrever.
IV. Imposição de palavras para possibilitar a leitura de mundo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para a seguinte citação: 
“César Callegari defende uma mudança de olhar em relação à EJA. ‘Um bom programa de EJA pode se transformar no mais importante programa de inclusão social por meio da educação. O Brasil tem 14 milhões de analfabetos e 40 milhões de analfabetos funcionais. É para eles que devem ser estruturados e oferecidos programas de EJA que os respeite, reconheça os seus saberes’. [...] Nesse sentido, [...] tais programas devem ser desenvolvidos por professores preparados para essa modalidade educacional e para esse público — e não por professores alfabetizadores de crianças, como hoje normalmente ocorre — e contando com material didático e tecnologias apropriadas para essa faixa etária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIZONI, Alessandra Moura. Educação de Jovens e Adultos: As dificuldades enfrentadas para a inclusão no sistema de ensino. <http://www.uff.br/ejatrabalhadores/arquivos-2010-maio/educacao-de-jovens-e-adultos-as-dificuldades-enfrentadas-para-a-inclusao-no-sistema-de-ensino-23042010.htm>. Acesso em 20 fev. 2017.
Considerando o texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais fragilidades que impedem o avanço do ensino/aprendizagem voltado ao público da EJA no Brasil:
	
	A
	O grande número de pessoas que procuram a EJA e a pouca quantidade de vagas nas escolas particulares e públicas no país para contemplar esse público é o principal problema para o avanço da EJA no Brasil.
	
	B
	A formação de docentes no Brasil voltada especificamente para o público da EJA é uma das principais fragilidades para o avanço dessa modalidade de ensino/aprendizagem nesse país.
	
	C
	A falta de tecnologia de última geração para a EJA é o que acarreta maior dificuldade para o avanço dessa modalidade de educação no país.
	
	D
	A cultura de cada local, por ser um agravante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas dos professores da EJA, é a principal fragilidade para o avanço dessa modalidade de ensino no país.
	
	E
	A inclusão digital é o principal entrave para o avanço da EJA no Brasil.
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade
de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 1/5 - Gestão Educacional
Considere a seguinte passagem de texto:
“A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para a realização de objetivos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 71.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Enfatiza tanto as tarefas quanto as relações.
II. ( ) Defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
III. (  ) Dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
IV. ( ) Prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Considerando os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as concepções autogestionária e interpretativa de gestão, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Ambas têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações e não nas tarefas.
II. (   ) As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento.
III. (   ) Na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poder privado com uma política de planejamento não participativo.  
IV. (  ) As concepções autogestionária e interpretativa não desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Considere a citação a seguir:
“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“Segundo Félix [...], a administração de empresas discorre sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, enquanto a administração escolar propõe teorias sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. A administração escolar tem como referencial as teorias da administração de empresas no que diz respeito à estrutura, funcionamento do sistema escolar e na proposição de modelos organizacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente
excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
	
	B
	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos as semelhanças na forma de administrar.
	
	C
	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
	
	D
	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam para a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
	
	E
	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social, e a empresa visa lucros.
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1.Técnico-científica.
2.Autogestionária.
3.Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 1/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Estamos vivendo um processo de formalização de uma política de avaliação, ainda sem estar claro se da ou na educação infantil. Isto é, o termo/tema avaliação está entrando no campo da educação infantil delimitando um novo ‘problema social’ para sua política, já que a educação infantil não constitui um recorte, até agora, da produção sobre avaliação na educação básica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 44-75,  abr.  2013.  p. 47.
<http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/04.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes às conclusões acerca do acesso ao ensino infantil apresentados no documento do MEC “Política de educação infantil no Brasil: relatório de avaliação”, leia as seguintes afirmativas:
I. A carência de formação especializada na educação infantil foi suprida.
II. A qualidade do serviço varia de acordo com as diferentes regiões do Brasil.
III. Na educação infantil o problema da qualidade é considerado menos grave nas creches.
Está correto apenas o que se afirma em:  
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O ensino religioso é mais do que aparenta ser, isto é, um componente curricular em escolas. Por trás dele se oculta uma dialética entre secularização e laicidade no interior de contextos históricos e culturais precisos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro ,  n. 27, p. 183-191,  Dez.  2004.  p. 183. <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf>.  Acesso em: 18 jul. 2017.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto ao ensino religioso, leia as seguintes afirmativas:
I. É obrigatória a oferta da disciplina ensino religioso no ensino fundamental.
II. A matrícula na disciplina ensino religioso é obrigatória no ensino fundamental.
III. O ensino religioso deve assegurar o respeito à diversidade religiosa.
Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em um estudo de toda a população da Dinamarca [...] constatou-se que a qualidade da Educação Infantil tinha efeitos duradouros nos resultados educacionais até os 16 anos, dez anos após as crianças terem saído da pré-escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política. Cadernos de Pesquisa,  São Paulo, v. 43, n. 148, p. 124-149,  abr.  2013. p. 142. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/07.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto à educação infantil brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A educação infantil brasileira compreende somente a pré-escola.
II. A educação infantil brasileira se divide em creche e pré-escola.
III. A educação infantil brasileira deve atender crianças de 0 a 5 anos de idade.
IV. A educação infantil brasileira deve atender crianças de 6 a 10 anos de idade.
Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e III.
	
	E
	III e IV.  
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“Os materiais de apoio norteadores do PNAIC valorizam a leitura literária, mas sem metodologia para a promoção dessa prática. A orientação para a área de leitura em boa parte reduz o processo de leitura de textos literários ao plano lúdico, evitando o tratamento sistemático de desafios estéticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANCHETTA JUNIOR, JUVENAL. Práticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 22, n. 68, p. 147-167,  Mar.  2017.  p. 152.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0147.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido por todas as esferas de governo, assegurando uma meta de tempo a para alfabetização da criança. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, assinale a alternativa que designa
a informação correta a respeito da meta (idade e ano do ensino fundamental) em que o processo de alfabetização deve estar concluído:
	
	A
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
	
	B
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
	
	C
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	D
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	E
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“O binômio educar e cuidar [...] foi a solução conceitual encontrada para o enfrentamento de tal dilema, representando uma tentativa de superação da histórica dicotomia entre assistência e escola, de modo que toda e qualquer instituição de educação infantil, creche ou pré-escola, teria como função precípua cuidar de e educar crianças pequenas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicologia Educacional, São Paulo, n. 27, p. 71-100, dez. 2008. p. 75.<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n27/v27a05.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à educação infantil brasileira, é correto afirmar que:
	
	A
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir de 1 ano de idade.
	
	B
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 2 anos de idade.
	
	C
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 3 anos de idade.
	
	D
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
	
	E
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir 2 anos e meio de idad

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais