Buscar

Socialismo UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Paulista
(UNIP)
Trabalho de Economia
Tema: Socialismo
Ribeirão Preto-SP
2017
Universidade Paulista
(UNIP)
Trabalho de Economia
Tema: Socialismo
Apresentação da doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
Ribeirão Preto
2017
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 
O QUE É SOCIALISMO 
2.1- Principais Características do socialismo 
2.2- Símbolo do Socialismo 
CORRENTES SOCIALISTAS 
 
3.1- Socialismo Utópico 
 3.2- Socialismo Científico
SOCIALISMO NO BRASIL 
DIFERENÇAS ENTRE DOUTRINAS 
5.1- Diferença de socialismo e Comunismo
5.2- Diferença entre socialismo e capitalismo 
CONCLUSÃO 
FONTE 
 
1- INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre o Socialismo, visando de maneira objetiva especificar sua definição e partindo para seu contexto histórico e suas peculiaridades. 
Torna-se evidente, portanto, a importância do processo de uma doutrina política e econômica que tem o seu surgimento no século XIX o Socialismo, essa doutrina surge com o nascimento do capitalismo industrial, a partir da teorização do seu desenvolvimento econômico. 
Estes dois sistemas apresentam muitas diferenças. Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo.
O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. As desvantagens desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado pelo Estado, a sua implementação é muito complicada, e em vários países socialistas de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos.
A partir daí, o socialismo passou a vigorar em vários países após a segunda guerra mundial, adotando o sistema socialista que tem como uma de suas principais características, economia planificada, sendo assim um modelo econômico, que defende que o poder é centralizado no estado sobre os meios de produção. 
Entre os teóricos, destacou-se Karl Marx, cuja análise político-econômica da história do capitalismo, previa a sociedade marcada pela luta de classes, sendo essa relação caracterizada pelo antagonismo entre uma classe opressora e uma oprimida. 
Portanto, o Socialismo é abordado como oposição ao Capitalismo pelo descompromisso social e econômico da coletividade. É necessário destacar as principais correntes socialistas e as diferenças entre as doutrinas surgidas no século XIX. Tendo por base em pesquisas realizadas e leituras. 
2- O QUE É SOCIALISMO: 
O socialismo define-se como uma sociedade em que reina a igualdade e a liberdade para todos seus membros. Uma economia organizada onde os cidadãos tem os mesmos direitos e deveres e o mesmo acesso aos meios de produção devido ao fato de os trabalhadores estarem sendo forçados a ter uma longa jornada de trabalho e sofrendo com péssimos salários; Foi criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo.
	Apesar das ideias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, começaram a vigorar apenas no século XX. O primeiro país a implantar esse regime político foi á Rússia, a partir do ano de 1917, quando houve a Revolução Russa, que derrubou a autocracia do Czar Nicolau e levou o poder aos Bolcheviques que devido a grande massa de trabalhadores russos que trabalhavam muito e ganhavam pouco. Foi estabelecido o socialismo.
 Após a segunda guerra mundial muitos países do leste europeu aderiram o socialismo, como China e Cuba.
	2.1- Principais Características do socialismo:
● Socialização dos meios de produções, tendo o estado controle de tudo.
● Não existem classes, todos são trabalhadores e tem as mesmas oportunidades.
● O Estado que controla os preços, os estoques, salários e regulando o mercado como um todo.
● O socialismo é divido em duas vertentes o socialismo utópico e o científico.
2.2- Símbolo do Socialismo:
	O símbolo da Foice e do martelo foi criado durante a revolução Russa com intuito de convocar os camponeses e os operários. A foice seria a força dos camponeses e o martelo dos operários, cuja os dois representava a força do proletariado que seria a base para ocorrer a revolução do socialismo.
Representação da logo do Socialismo.
3- CORRENTES SOCIALISTAS 
3.1- Socialismo Utópico: 
Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento estabelecida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. O socialismo utópico tinha como objetivo a criação de uma sociedade Perfeita, que seria conquistada de forma calmo.
O nome socialismo utópico surgiu graças à obra "Utopia" de Thomas More, sendo que a utopia é referente a algo que não existe ou não pode ser alcançado. De acordo com os socialistas utópicos, o sistema socialista se instalaria de forma devagar e gradual.
As críticas à sociedade burguesa capitalista no século XIX, realizadas pelos pensadores socialistas utópicos, estão claramente associadas ao pensamento iluminista, pois propagavam que somente com o desenvolvimento da razão e do progresso a felicidade humana poderia ser alcançada.
Principais características:
● Critica ao liberalismo econômico.
● Formação de comunidades autossuficientes, onde os homens trabalham de livre cooperação.
● Troca de bens e serviços.
● Evita abusos típicos do sistema capitalista.
Socialistas Utópicos: Robert Owen, Charles Fourier, Saint-Simon
3.2- Socialismo Científíco:	
Nomeado de socialismo marxista, era uma doutrina social, política e econômica que foi criado na década de 1840.
Essa doutrina socialista visava analisar a sociedade de todas as formas, para transformá-la. Seu objetivo principal era a substituição do capitalismo, pelo comunismo.
Os principais ideais do socialismo científico foram apresentados no Manifesto Comunista, publicado em 1848, por Marx e Engels. Na obra O Capital (1867), Marx apresentou de forma concreta os principais fundamentos do marxismo.
Os trabalhadores da época eram muitos explorados pelos proprietários e segundo os socialistas científicos, a luta pela uma oportunidade melhor desencadearia uma revolução proletária e acabaria ocorrendo a queda do socialismo.
Princípios Básicos:
● A teoria da mais-valia, onde se demonstra a maneira pela qual o trabalhador é explorado na produção capitalista. 
 ● A teoria do materialismo histórico, onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas econômicas da sociedade.
● A teoria da luta de classes, onde se afirma que a história da sociedade humana é a história da luta de classes, ou do conflito permanente proprietário e trabalhador.
● A teoria do materialismo dialético, onde se pode perceber o método utilizado por Marx e Engels para compreender a dinâmica das transformações históricas.
	Fundadores do Socialismo Científico: Marx e Angels
4- SOCIALISMO NO BRASIL:
O socialismo no Brasil surge no campo das idéias, sem qualquer relação com a realidade sócio-econômica que atravessávamos. Elas não surgem aqui como produto das contradições inerentes ao sistema capitalista como no caso europeu. Na época em que o socialismo é mencionado e até defendido aqui no Brasil no século XIX.
Durante a primeira república tivemos alguns momentos marcantes como o primeiro congresso socialista.
Foram fundadas diversas organizações socialistas e operárias nessa época como o partido Operário Socialista no Rio de Janeiro-RJ e o partido socialista em Santos- SP.
Principais Socialistas brasileiros:
● Carlos Latuff
● Chico Buarque
● Dilma Rousseff
● Cazuza
5- DIFERENÇAS ENTRE DOUTRINAS
5.1- Diferença de socialismo e Comunismo:
Segundo a teoria marxista, o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento
das classes sociais e do próprio Estado.
	5.2- Diferença entre socialismo e capitalismo:
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
6- CONCLUSÃO:
7- FONTE:
http://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/socialismo/
http://brasilescola.uol.com.br/historiag/socialismo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo 
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=xccue9GM14wC&oi=fnd&pg=PA587&dq=socialismo&ots=t6QXtbKLgR&sig=0ZHp9sqthhcEUWGd0iUwbYXcbp0#v=onepage&q=socialismo&f=false
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/handle/praxis/77&num=1&strip=1&vwsrc=0
http://www.politize.com.br/socialismo-o-que-e/
http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais