Buscar

AVALIANDO PARCIAL DE NUTRIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º AVALIANDO PARCIAL DE NUTRIÇÃO.
1a Questão: Com relação às Leis da Alimentação, a lei da adequação refere-se à dieta que deverá estar adequada:
   Ao período fisiológico atual do organismo ao qual se destina.
2a Questão: Com relação às Leis da Alimentação, a lei da quantidade refere-se aos alimentos que compõem a dieta, os quais deverão ser suficientes para:
   Suprir as necessidades energéticas.
3a Questão: A pelagra foi uma doença comum no século XVIII, nos países da Europa. Mais tarde foi identificado que, além da deficiência de niacina, a redução de um aminoácido também estaria envolvida no desenvolvimento da doença. Qual dos aminoácidos abaixo estaria relacionado no desenvolvimento desta patologia?
   Triptofano
4a Questão: Assinale a opção que contém um tipo de fibra alimentar que adsorve água, forma um gel e diminui a velocidade de esvaziamento gástrico, promovendo, dessa forma, um aumento na saciedade:
   Fibra solúvel.
5a Questão: Com relação à Promoção da Alimentação Saudável Não É correto afirmar que:
   A promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis corresponde  a uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), mas não se insere como um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
6a Questão: No Guia Alimentar da Pirâmide, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo dos Óleos vegetais:
   Vitamina E, ácidos graxos essenciais.
7a Questão: Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
   Índice nutricional prognóstico.
8a Questão: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de doenças. Um paciente com IMC maior ou igual a 30 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver várias doenças. A alternativa que NÃO apresenta uma doença que pode acometer este paciente é:
   Artrite reumatoide.
9a Questão: A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é aplicada pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN, na qual, cada profissional possui atribuições específicas. De acordo com as proposições abaixo, qual a alternativa contém as atribuições do Enfermeiro da EMTN?
   Receber a NP da Farmácia e assegurar a sua conservação até a sua completa administração e proceder ou assegurar a punção venosa.
10a Questão: São indicações da dieta líquida restrita com EXCEÇÃO de:
   Aumento do volume do bolo fecal.
 2º AVALIANDO PARCIAL DE NUTRIÇÃO.
1a Questão: Com relação às Leis da Alimentação, a lei da quantidade refere-se aos alimentos que compõem a dieta, os quais deverão ser suficientes para:
   Suprir as necessidades energéticas.
2a Questão: As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação a dieta nas doenças:
   As principais causas da pandemia de obesidade estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo.
3a Questão: Vários parâmetros devem ser monitorados no paciente hospitalizado, destacando-se o balanço hídrico. Indique a alternativa que NÃO representa uma causa do balanço hídrico NEGATIVO:
   Administração de soro glicosado.
4a Questão: A deficiência de ferro é considerada a carência nutricional de maior prevalência mundial. Os grupos mais suscetíveis a este tipo de deficiência são:
   Lactentes que não receberam o leite materno, pré-escolares, adolescentes e gestantes.
5a Questão: Com relação à educação nutricional, NÃO se pode afirmar que:
   Não tem impacto sobre o estado de saúde dos indivíduos.
6a Questão: Na avaliação antropométrica, a massa corporal total (MCT) ou peso representa a soma de todos os componentes corporais. A perda de peso é extremamente importante no prognóstico de um paciente porque reflete:
   O desequilíbrio proteico-energético do indivíduo.
7a Questão: Dos indicadores utilizados na avaliação nutricional do paciente hospitalizado o que NÃO caracteriza a dinâmica proteica é:
   Dosagem da glicemia.
8a Questão: A manutenção de um estado nutricional adequado é de extrema importância para a recuperação e manutenção da saúde. Assim, quando o paciente apresenta alguma doença que não o permita se alimentar adequadamente, através da alimentação via oral, é indicado iniciar o mais precocemente possível, a terapia nutricional enteral. Com relação a esta terapia é INCORRETO afirmar que:
   A jejunostomia é indicada quando o paciente permanecer em terapia nutricional por não mais que quatro semanas e não apresenta risco de aspiração
9a Questão: A dieta hiperproteica é indicada a pacientes, que apresentam elevado percentual de superfície corporal queimada, para:
   Minimizar o balanço nitrogenado negativo.
 3º AVALIANDO PARCIAL DE NUTRIÇÃO.
1a Questão: Sabemos que existe uma grande diversidade de  alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
   Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
2a Questão: O enfermeiro deve conhecer todas as etapas relacionadas à  nutrição humana a fim de educar seus pacientes. A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Várias etapas são necessárias para que o organismo possa utilizar os nutrientes provenientes da alimentação. Os alimentos devem passar por uma série de transformações químicas. Moléculas grandes, impossíveis de serem absorvidas no intestino, devido a seu tamanho, deverão ser "degradadas" em partes menores. Esse processo é chamado de:
   Digestão enzimática.
3a Questão: Dietas da moda para perda de peso, como as hipolipídicas, podem trazer sérias consequências ao organismo humano como a deficiência de vitaminas como A, D, E e K, pois tais vitaminas são:
   Lipossolúveis sendo absorvidas juntamente com a gordura dietética.
4a Questão: Assinale a opção que justifica o motivo pelo qual as vitaminas e os minerais são classificados como micronutrientes:
   As vitaminas e os minerais não são nutrientes energéticos, mas atuam no controle de várias funções fisiológicas, ou seja, na manutenção da homeostase corporal.
5a Questão: O motivo pelo qual os óleos vegetais foram separados dos outros alimentos fontes de gorduras como a manteiga na nova proposta da Pirâmide Alimentar relaciona-se à:
   Sua composição em ácidos graxos poli-insaturados (essenciais) e vitamina E.
6a Questão: Uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana é a educação nutricional. Através da educação nutricional os indivíduos aprendem a se alimentar adequadamente, de acordo com o seu poder aquisitivo e estado de saúde, evitando assim, distúrbios nutricionais relacionados tanto à carência quanto ao excesso nutricional. De acordo com o modelo da história natural da doença podemos destacar que a educação nutricional é uma importante medida de:
   Atenção primária à saúde (prevenção).
7a Questão: Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
   Índice nutricional prognóstico.
8a Questão: EstadoNutricional é o estado de equilíbrio/desequilíbrio, no organismo humano, decorrente da relação entre ingestão e necessidade de nutrientes. Na Atenção Integral à Saúde, a avaliação do estado nutricional exerce um impacto extremamente importante, visto que é uma avaliação feita ao indivíduo/paciente para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. Dentre os parâmetros antropométricos, a relação cintura-quadril (RCQ) é utilizada para identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide ou ginóide). Nesse contexto, a relação cintura-quadril (RCQ) é um importante parâmetro para monitoramento do:
   Risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
9a Questão: Alimentar um paciente por sonda, por via nasal ou ostomia, necessita de cooperação do mesmo e de seus familiares, principalmente quando existe indicação dessa terapia no domicílio. As alternativas abaixo representam opções para a redução da ansiedade e o aumento na segurança dos pacientes, com exceção de:
   Ressaltar apenas os riscos das complicações desse tipo de dieta.
10a Questão: Em relação à Terapia Nutricional, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A nutrição parenteral central é administrada por via venosa utilizando-se preferencialmente as veias de grande calibre. II. A nutrição enteral pode ser administrada através de sondas que desembocam o seu conteúdo diretamente no estômago, duodeno ou jejuno. III. As terapias nutricionais enteral e parenteral são recomendadas a todos os pacientes hospitalizados, por serem fisiológicas e estéreis.
   Apenas as alternativas I e II são corretas.

Outros materiais