Buscar

Atividade 3 - Antropologia e Cultura Brasileira UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Conceito do homem cordial, estabelecido pelo paulista Sergio Buarque de Holanda tem um impacto profundo no entendimento das raizes do Brasil. No caso, a cordialidade pode ser compreendida aqui não pela gentileza ou bons modos que, tão facilmente, poderia ser concebida, mas sim pela sua etiologia dubia. Essa natureza dubia significa relacionada a cordialidade como algo do coração. Em outras palavras, algo da afetividade.
No caso do povo brasileiro, a cordialidade explicita na verdade uma rígida separação dentro da esfera social, entre o público e o privado. Aspectos de embora demandam interação, não necessariamente se comunicam de maneira plena entre os indivíduos. Assim, a cordialidade do povo brasileiro é, se não, uma encenação deliberada que busca preservar em si suas afetividades e emoções.
Um dos exemplos para ilustrar esse pensamento é apresentado nas construções de Sérgio Buarque através do uso de artifícios linguísticos, tal como sufixos que diminuem a palavra, como por exemplo os “inhos”.  Essa cordialidade é, por fim, uma tentativa de aproximar aquilo que se encontra irreconciliável em seu afeto para próximo dele.
Podemos compreender o homem brasileiro, nesse sentido, como um grande impostor, incapaz de mostrar sua verdadeira face ao mundo por medo do julgamento que receberia dele. Ao mundo expõem a face da cordialidade, uma relação que estabelece poder e facilita suas relações com aqueles diferentes de si. Contudo, frente a si mesmo, a face mostrada é aquela que valoriza somente sua opinião frente as demais, culminando, por exemplo, em valores comumente descritos como a moral e bons costumes da família, da qual esse indivíduo se vê incapaz de viver sem, mas da qual a diversidade e a tolerância não fazem comunhão.

Outros materiais