Buscar

Logística Reversa APOL 1, 2, 3, 4 e 5

Prévia do material em texto

Logística Reversa APOL 1, apol 2, apol 3, apol 4
Questão 1 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Logística Reversa
Gestão ambiental
Marketing de serviços
Administração da produção
Cadeia de suprimentos
Questão 2 - Logística Reversa
Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe  definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A  Logística  Reversa,  dentre  outras  atividades,  trata principalmente de:
Transportar   produtos   inservíveis, visando   conserto   ou descarte final.
Analisar o processo logístico de trás para frente, analisando seus pontos de ineficiência ou erro.
Retornar matéria prima ao armazém, quando dele retirado indevidamente ou em momento inadequado.
Transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
Retornar matéria prima ao fornecedor por erro de fabricação.
Questão 3 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.
Questão 4 - Logística Reversa
O reaproveitamento dos resíduos por meio de reutilização e da reciclagem é uma das maneiras de combater o desperdício (redução do volume), tornando-se alternativa economicamente positiva. No Brasil, segundo o programa Desperdício Zero (Paraná, 2009), o nosso entulho, normalmente, é utilizado para criação de aterros e para a manutenção de estradas de terra. Porém, na Europa, segundo a Sema (Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a Holanda é um exemplo na reciclagem de entulho da construção civil.  De acordo com o conteúdo abordado na disciplina, analise as alternativas e marque a que representa a porcentagem de entulhos da construção civil que são reciclados na Holanda.
80%.
85%
90%
95%
100%
Questão 5 - Logística Reversa
Por que é tão difícil acabar com os lixões? Essa meta, uma das mais incisivas da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, vem sendo adiada e adiada constantemente. Em 1981, quando o Brasil aprovou sua primeira política de meio ambiente, já estava definido que lixões são fonte de poluição e, portanto, deveriam ser fechados e substituídos por aterros sanitários e reciclagem.
A vida útil dos aterros sanitários no país depende exclusivamente da qualidade em que os resíduos são enviados para o aterro. De acordo com Corcuera Cavalcanti (2007), a deposição dos resíduos de construção na malha urbana ocasiona uma série de custos ambientais se feita de maneira descontrolada. 
Diante do exposto leia e analise as situações a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas e marque a alternativa correta em relação a esses custos.
(  ) Entulho nas vias públicas e córregos, que afeta a drenagem e a estabilidade das encostas.   
(  ) Degradação da paisagem urbana.    
(  ) Redução da vida útil dos locais adequados para aterramento dos resíduos não renováveis.
V – F – V
F – F – V
V – V – V
F – V – V
V - F – F
Questão 6 - Logística Reversa
Relembrando o conceito, a LR no pós-venda é definida como a área específica de atuação que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, os quais, por diferentes motivos, retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos (LEITE, 2003).
Dentre as opções a seguir que abordam características de canais reversos de pós-venda, aponte a que está CORRETA :
Televisores e baterias são bens de pós-venda.
Televisores e baterias são bens de pós-venda.
Os itens de pós-venda se caracterizam pela reutilização.
Economicamente um canal reverso de pós venda é tão importante como um canal direto de venda.
A reciclagem é tipicamente item do pós-vendas
Questão 7 - Logística Reversa
A partir da era industrial (fim do século XVIII e início do século XIX) e dos avanços tecnológicos, o homem começou a desenvolver novas ferramentas para satisfazer as suas necessidades. Ocorreu que uma gama de resíduos sólidos começou a ser produzido a partir dessas mesmas necessidades, dentre os quais um em especial é considerado um resíduo especial, tendo em vista a quantidade produzida e a destinação inadequada que se dá a ele.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e assinale aquele que se refere ao principal resíduo sólido que é produzido em grandes quantidades e que pela destinação inadequada é um constante agressor ao meio ambiente.
Plástico
Resíduos industriais
Lixo orgânico
Pneu
Indústrias químicas
Questão 8 - Logística Reversa
Analise a figura abaixo:
Em relação à figura acima, analise as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso, e escolha a resposta que tenha a sequência correta.
(   ) A figura mostra que todo processo começa no quadrante “mercado secundário de componentes”.
(   ) Reciclagem pode vir de vários tipos de vias, como, por exemplo “resíduos industriais e substituição de componentes.
(   ) A imagem ilustra um mapeamento completo de um fluxo de logística reversa.
(   ) Bens de pós-venda podem ser reutilizados.
F – F – F – F
F – F – F – V
F – V – V – V
V – V – V – V
Questão 9- LogísticaReversa
A norma NBR ISO 14001:2004 e que foi recentemente revisada em 2015, especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) está baseada na metodologia conhecida como PDCA – em inglês, Plan-Do-Check-Act/ Planejar-Executar-Verificar-Agir.
Em relação aos elementos componentes das fases de planejamento e implementação e operação (execução), assinale a alternativa que corresponde aos conceitos da NBR ISO 14001.
Trata-se de uma norma que especifica rotulagem ambiental de produtos orgânicos.
Trata-se de uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um sistema de gestão ambiental.
Trata-se de uma norma que estabelece a qualidade dos equipamentos de proteção individual.
Trata-se de uma norma que estabelece a padronização da fabricação de produtos e também serviços para o melhor atendimento aos clientes
Trata-se de um documento que estabelece a isenção de impostos às empresas que possuem programas de proteção ambiental.
Questão 10 - Logística Reversa
Em todo o mundo, os elos entre desempenho ambiental, competitividade e resultados financeiros finais estão crescendo a cada dia. Empresas de ponta estão transformando o desempenho ambiental superior numa poderosa arma competitiva. O aumento da preocupação social está levando ao desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e à certificação nas normas internacionais e outras técnicas ambientais. Exigências de certificação estão transformando a relações entre ambiente e negócio.
Assim sendo, dentre as mais conhecidas ferramentas e técnicas ambientais a serem aplicadas aos sistemas de gestão da organização, podemos citar:
Normas ISO 14000, Analise do Ciclo de vida e Norma ISO 9001
Selos Verdes, Mapeamento dos processos e Supply Chain
Normas ISO 14001, Selos Verdes e Produção mais Limpa.
Selos verdes, ISO 9001 e Ciclo de vida.
Desenvolvimento sustentável, ciclo de vida e Supply Chain.
Questão 11 - Logística Reversa
A definição de um conceito mais usualmente utilizado é o que afirma que devemos procurar atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar à outra, integradora, que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais.
A principal questão que representou esses esforços foi:
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
A agenda 21
O desenvolvimento sustentável.
O Ciclo de Vida dos Produtos
A lei de Crimes ambientais
Questão 12 - Logística Reversa
Basicamente, o descritivo inicial da Política nacional de resíduos sólidos e a relação com a logística reversa é definida pela Lei 12.305/10 como: “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Dentro deste contexto, os resíduos sólidos ganharam contornos políticos e econômicos inesperados, tanto pela crescente quantidade produzida, quanto pelos impactos ambientais causados pelo descarte incorreto destes. Como forma de solução para este problema ambiental, temos uma atividade já praticada há certo tempo, mas tendo sua utilização com o cunho ambiental relativamente recente, que é a:
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as afirmativas abaixo e na sequencia assinale aquela que condiz a que atividade é praticada para possível solução ao problema ambiental, e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Políticas de sustentabilidade
Incentivos fiscais
Fiscalização sanitária
Educação ambiental
Logística reversa
Questão 13 - Logística Reversa
Os princípios gerais da Política Nacional do Meio Ambiente têm por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Assinale abaixo qual a lei que trata da Política Nacional de Meio Ambiente.
Lei n °5.197, de 03 de janeiro de 1967.
Lei n °7.347, de 24 de julho de 1985
Lei n °9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Lei n° 6.938, de 31 de Agosto de 1981.
Decreto Lei n°227, de 28 de fevereiro de 1967

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes