Buscar

Jean Baptiste Godin resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Jean-Baptiste Godin
(apender a falar o nome dele)
Livro: O urbanismo
Ele foi o inventor dos aparelhos de aquecimento à base de fundição
Escreveu numerosas obras visando a melhoria da condição do proletariado industrial
Fundou, segundo o modelo do falanstério fourierista, o Familistério de Guise (norte), que funciona até hoje (PESQUISAR)
O FAMILISTÉRIO DE GUISE:
- Grande fábrica de ferro fundido
- Vantagens:
Mil e quinhentas pessoas podem ver-se, visitar-se, estar livres das ocupações domésticas, reunir-se em locais públicos, fazer suas compras debaixo de galerias cobertas, sem pensar no tempo que está fazendo e sem nunca ter de andar mais de 600 metros.
Na aldeia, o habitante precisa andar vários quilômetros para fazer as mesmas coisas sem que nada o proteja das intempéries e seu tempo perde-se assim numa atividade quase sempre infrutífera.
O palácio social, ao contrário, chama seus habitantes à vida útil.
Essa facilidade de relações contribui para fazer do palácio social uma habitação que contribui para elevar o nível moral e intelectual da população, pois há uma escola perto da casa p as crianças e as comodidades da vida no palácio, que tira as dificuldades da moradia isolada, deixa-lhe mais tempo de lazer para investir em seu progresso e na sua vida social, através da leitura.
É preciso tirar do operário os motivos que o levariam a afastar-se de sua moradia. Sua casa precisa ser um lugar tranquilo, atrativo e de repouso. Precisa ser habitável e livre de todas as coisas incomodas e aborrecedoras.
A lavagem de roupa deve ser feitas em um locas especial, com tanques e objetos próprios para isso.
A luz deve sempre penetrar por toda parte abundantemente, sem salas e lugares escuros. A claridade e o espaço são condições de limpeza e higiene. Tudo é amplamente iluminado e amplamente provido de ar e de água
Deve ter um espaço dedicado ao público, através dos grandes pátios e jardins que o cercam, que serve para dar livre acesso ao ar e a luz.
Nos ambientes de uso comum, evitar que falte espaço para liberdade de movimentos de cada indivíduo; lutar contra tendência de parcimônia (“menos é melhor”). ´[SERIA O ÍNICIO DE SE PENSAR ESPAÇOS MAIS ERGONÔMICOS?]
- A educação:
 São divididas em sete classes, cada uma com seu dirigente, mestres, locais e materiais apropriados.
As divisões são de acordo com a idade das crianças:
- Berçários/Amamentação: crianças desde o nascimento até 26 ou 28 semanas.
- Maternal: crianças desde que começarem a andar até os 4 anos.
- Infantil: de 4 a 6 anos
- Terceira classe: 6 a 8 anos
- Segunda classe: 8 a 10 anos
- Primeira classe: 10 a 13 anos.
- Cursos superiores: categorial especial para crianças cuja inteligência se revelou fora do normal.
- A aprendizagem/estágio: O ingresso na vida produtiva gratuitamente, na própria indústria do familistério, podendo escolher a profissão que quer seguir, recebendo logo o pagamento pelo trabalho.
- A jardinagem: 
Todo os anos no verão as escolas formam grupos de alunos, sob direção do jardineiro chefe, se iniciam na aprendizagem do cultivo e manutenção dos jardins, como também o respeito ao trabalho do outro. Os grupos elegem entre si chefes e subchefes, que terão o dever de executar bem as orientações do jardineiro-chefe e cuidar da boa ordem da tropa dos pequenos trabalhadores, os eleitos devem dar o exemplo de melhor trabalho. 
A administração do familistério dá para as crianças uma pequena contribuição que varia de acordo com as aptidões e capacidades dos grupos de trabalhadores. 
Os jardins do palácio são abertos o dia todo ás crianças para passeios e jogos. Mas uma parte reservada, serve para os passeios do conjunto das classes e constitui uma recompensa muito apreciada por todos os alunos.
Livro: As origens da urbanística moderna
Jeans Baptiste Godin (1817-1889) um jovem industrial que fundara 8 anos antes uma oficina metalúrgica em Guisa
Durante o segundo império, começou a realizar com os seus próprios meios o falanstério de Fourier, modificando-o de acordo com a sua experiência e foi o único a obter sucesso
O familistério de Godin é uma redução do modelo de Fourier, sendo o edifício igualmente decomposto em três blocos fechados.
Pátios de tamanho modesto são cobertos por vidros 
O primeiro bloco foi começado em 1859, bloco central em 1862 e o terceiro em 1877.
Os outros serviços foram criados posteriormente
Cada família possui o seu alojamento privado, e o Familistério garante-lhes a autonomia, assegurando contudo as vantagens dos serviços comuns e facilitando as relações
Cada alojamento possui janelas que se abrem para o parque, tanto na frente, como atrás e dos lados. Não há nenhum edifício fronteiro ao familistério, nem vizinhos pra olhar as janelas abertas ou fechada. Cada habitante pode fechar a porta que abre para o grande hall e pode ter sua privacidade na janela aberta sem ser observado pelos outros.
Um elaborado sistema escolas, que tem desde o nascimento até a idade de começarem a trabalhar. É organizada por sete classes, cada uma com seu corpo de diretores e instrutores e suas aulas e gabinetes próprios. São organizadas de acordo com a idade:
Ninho: do nascimento até 26 ou 28 meses
Creche: crianças que começaram a andar até 4 anos
Jardim-escola: 4 aos 6 anos
Terceira classe: 6 aos 8 anos
Segunda classe: 8 a 10 anos
Primeira classe: 10 a 13 anos
Curso superior: para aqueles que prosseguem os estudos por terem demonstrado talentos especiais.
Estágio: ingresso do rapaz na vida produtiva realiza-se gratuitamente na fábrica, pode escolher entre as várias ocupações e o aprendiz depressa recebe seu salário.
As duas primeiras classes estão reunidas em uma construção de um piso ligada ao familistério por uma passagem coberta (Na parte de trás do bloco principal) e as escolas propriamente ditas situam-se num outro edifício de dois pisos, de frente a fachada do familistério.
Em 1886 a comunidade tinha cerca de 400 famílias e é considerada a experiência mais bem sucedida entre as que foram tentadas no século XIX pelos teóricos do socialismo.

Continue navegando