Buscar

Avaliação I Sociedade, Educação e Cultura - 06/04/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I – Redação Individual
Sociedade, Educação e Cultura – 06/04/2018
Prova: 6705322
QUESTÃO:
Tanto Zygmunt Bauman (Polônia, 1925) e Pierre Bourdieu (França, 1930-2002) são considerados dois grandes sociólogos da época contemporânea. Em seus estudos, defenderam diversos conceitos e dentre eles podem ser relacionados: “tempos líquidos”, “mal-estar na pós-modernidade”; “poder e violência simbólica”, “habitus e campus” respectivamente. Com estes conceitos, buscavam melhor definir e explicar os fenômenos e fatos sociais que observavam. Diante disto, escreva uma redação com o tema: O CONTEXTO E OS PROBLEMAS SOCIAIS AOS QUAIS BAUMAN E BOURDIEAU REMETIAM SUAS ANÁLISES, CONCEITOS E REFLEXÕES.
RESPOSTA ESPERADA:
Os autores se dedicaram a nossa época, observando práticas familiares e sociais, estilos de vida, aspectos políticos, religiosos, morais e estéticos do indivíduo e como são formados e transformados durante o processo de socialização. As relações de poder e legitimidade, tanto nos espaços de trabalho como de exercício político, demais lutas que engendram os processos de autoridade, violência e dominação.
Analisaram as relações de poder e dominação contidas nas estratégias sociais. Nesse sentido, ocorre a violência simbólica que está inserida na cultura, na política e nas relações sociais.
Os autores abordaram a constante e crescente inserção da tecnologia que altera as relações de trabalho, a produção e a oferta de emprego.
A tecnologia, além de alterar o espaço social e individual, impõe à sociedade novas habilidades e adaptações. Tal contexto gera o que os autores consideram como “mal-estar na pós-modernidade. Uma época de incertezas e constantes mudanças

Continue navegando