Buscar

portifólio contabilidade de custos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

13
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIENCIAS CONTÁBEIS
JÉSSICA MELLO PEIXOTO
GESTAO INDUSTRIAL
 Ariquemes
 2016
JÉSSICA MELLO PEIXOTO
GESTAO INDUSTRIAL
s
Trabalho Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Contabilidade de Custos e Industrial, Gestão de Custos, Estruturas das Demonstrações, Mercado Financeiros e de Capitais e Seminário Interdisciplinar V. 
Professores Orientadores: 
Fabio Rogério Proença 
Valdeci da Silva Araujo
Fernando Henrique Cardoso
Alcides Jose da Costa Filho 
Alessandra Petrechi de Oliveira 
 Ariquemes
 2016
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
2	CONTABILIDADE DE CUSTO	5
3 RELATÓRIO DE ATIVIDADE 	8
4 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL .......................................................................... 10
4 CONCLUSÃO ....................................................................................................13
5 REFERÊNCIAS	14
INTRODUÇÃO	Comment by Magali: Acertar a numeração das páginas do trabalho conforme padronização exigida. Ao numerar o trabalho, todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração aparece na 1ª folha textual, ou seja, na introdução e termina no final do trabalho, em algarismos arábicos, à 2 cm da borda direita superior.
	O trabalho solicitado tem o objetivo de levar o aluno a buscar e ter uma avaliação das disciplinas com a empresa entrevistada, mostra a importância do uso dos dados fornecidos pela Contabilidade de Custo podendo ser usada pelas empresas vendedoras de bens e serviços como ferramentas para uma boa gestão, ajudando na tomada de decisão, pois através desta metodologia de apuração de custos se evidencia todo o custo gerado na produção e comercialização de um bem ou serviço, como na formação do preço de venda que é de grande relevância para as empresas, pois é o fator determinante para sua continuidade da mesma. A contabilidade de custos e os seus dados informativos fornecem elementos essenciais para a tomada de decisões dos gestores.
 Assim, a constituição deste trabalho estará centrada neste preciso ramo da contabilidade, na sua introdução na contabilidade geral, nos seus objetivos e funções dentro da empresa e juntamente conceitos teóricos/históricos.
CONTABILIDADE DE CUSTO
	O desenvolvimento da contabilidade de custos recebeu seu maior impulso aquando da Revolução Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido comocontabilidade industrial. A partir desse evento, a contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliação de estoques, para as diferentes técnicas de custeio, levando a que em alguns países como em Portugal a contabilidade de custos passasse a ser chamada de Contabilidade analítica. No século XX começaram a surgir as teorias e técnicas de gestão contábil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam de contabilidade tradicional de custos, basicamente as técnicas centradas na realocação de custos indiretos (rateios do CIF). As novas propostas formariam a maior parte do escopo atribuido a vertente da contabilidade gerencial, controladoria contábil (integração de orçamento e contabilidade) e contabilidade estratégica.
 A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos. 
 A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
 A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.
Os principais métodos de custeio são:
Custeio por absorção;
Custeio variável ou direto;
Custeio ABC - Activity Based Costing;
Gestão Econômica ou GECON.
 A Contabilidade de Custos tem se da classificação, controle e atribuição dos custos dos produtos sendo que os custos coletados no processo produtivo possuem três finalidades principais: 
- Fornecimento de dados de custos para a medição dos lucros e avaliação dos estoques. 
- Fornecimento de informações aos dirigentes para o controle das operações e atividades da empresa.
- Fornecimento de informações para o planejamento da direção e a tomada de decisões.
 Assim, a Contabilidade de Custos, fornece informações para a determinação do preço de venda dos produtos ou serviços prestados. 
Com a funcionalidade da contabilidade de custos como importante ferramenta na definição do preço de venda de um produto, a vida de uma empresa no mercado competitivo do ambiente dos negócios fica mais fácil com conhecimento adequado e sem prejuízos para a empresa. Determinar o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas tomadas de decisões dentro da empresa. Segundo Martins (2003, P. 218) 
Para administrar preços de venda, sem dúvida é necessário conhecer o custo do produto; porém essa informação por si só, embora seja necessária, não é suficiente. Além do custo, é preciso saber o grau de elasticidade da demanda, os preços de produtos dos concorrentes, os preços de produtos substitutos, a estratégia de marketing da empresa, etc.; e tudo isso depende também do tipo de mercado em que a empresa atua que vai desde o monopólio ou do monopsônio até a concorrência perfeita, mercado de commodities, etc.
No processo de formação do preço de venda dos produtos possuem vários métodos que podem ser utilizados que podem de acordo com Bianchi (2007, p.5), métodos baseados no custo da mercadoria, nas decisões de empresas concorrentes, nas características do mercado ou chamado método misto onde se observa todos princípios contidos nos principais métodos como base para a tomada de decisão .
	Além dos termos custos e despesas bastante utilizados na Contabilidade de Custos há também outros termos importantes na terminologia de custos que devem ser considerados. Sendo eles gasto, desembolso, perda, investimento e sacrifício. Conforme Martins (2001, p.26)
“Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receita; gasto sacrifício financeiro com o qual a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer: Sacrifico este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos; Perda-Valor dos bensou serviços consumidos de forma anormal e involuntária. ”
Os sistemas de contabilidade de custo tradicionais classificam os custos em custos de produção direto e indireto, sendo que os custos direitos são os custos que podem ser alocados diretamente ao produto. Conforme definição de Crepaldi (1998, p. 59)
- Custos Diretos: São os que podem ser diretamente (sem rateio) apropriados aos produtos, bastando existir uma medida de consumo
(quilos, horas de mão-de-obra oude máquina, quantidade de força consumida etc.). Em geral, identificam-se com os produtos e variam proporcionalmente à quantidade produzida. São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de consumo nesta fabricação. 
- Custos Indiretos: são aqueles que são alocados ao valor do produto de forma indireta por razões técnicas, operacionais ou de relevância através de rateios de custos de produção e venda. 
 Seguindo essa linha, pode-se dizer que o sucesso na gestão pode ser alcançado pelo gestor empresarial que: 
- Calcular a demanda com precisão, é preciso adequar a capacidade de produção da indústria às demandas com as quais ela se compromete. 
- Receber informações organizadas e focadas: Dados sobre a produção, estoque, funcionários, finanças e demandas devem sempre estar atualizados, organizados e facilmente acessíveis pelo gestor industrial, geralmente através de um banco de dados. No entanto, como muitas fábricas fragmentam suas áreas, muitas das informações também acabam se desencontrando. 
- Treinar a equipe: Investir em mão de obra constantemente, treinada e requalificada é imprescindível para o crescimento do negócio. A tecnologia está em constante mudança, com novos equipamentos, conceitos e processos. Assim, atualizar o conhecimento dos funcionários garante maior competitividade para o negócio.
- Fazer manutenção: é comum aos gestores a informação de que investir em manutenção significa um gasto desnecessário para a fábrica. No entanto, quando tratada de forma correta, como um processo essencial para o negócio e que deve ser feito periodicamente, se torna uma ação estratégica e pode diferenciar a indústria que adota o serviço de manutenção.
- Trabalhar com mão de obra qualificada: Ter um conhecimento técnico e teórico adequado é importante para o cargo de manutenção, pois o memso é uma área da engenharia e é necessário que esse conteúdo esteja sempre atualizado dentro do negócio. Acreditar que não existem espaços para cometer erros na área da manutenção é o principal motivo para a ocorrência de acidentes que, dependendo da gravidade, podem trazer prejuízos para a imagem da empresa, além do prejuízo financeiro;
 O lucro é a exigência principal de todas as atividades econômicas, sua relação com o custo é reconhecida diretamente na análise feita levando em consideração que para se almejar lucro é indispensável que se diminua os custos. Lucros e custos são grandezas inversamente proporcionais, o lucro será máximo se o custo for mínimo. 
3 RELATÓRIO DE ATIVIDADE
 Tendo como base a empresa de pequeno porte tributada pelo Simples Nacional, CLERIOLANDES PEIXOTO ME, inscrita no cnpj: 01.375.936/0001-60, com Inicio de suas atividades em 1996, têm sua atividade econômica principal o Comércio varejista de móveis, onde a mesma oferta os serviços de vendas de móveis, peças para antenas e aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e ainda a prestação de serviços e manutenção em antenas parabólicas. Esta localizada na Rua Foz do Iguaçu Nº 1535 – Centro, localizada em um município com aproximadamente Trinta e oito mil habitantes, Buritis – Rondônia, conhecida pelo nome Fantasia Cacoal Móveis, tendo como gestor, dono e proprietário na empresa presente o senhor CLERIOLANDES PEIXOTO.	
 As atividades de gestão e gerência são exercidas pelo próprio dono, que possui formação no ensino médio. O estabelecimento possui cerca de 112M² de área comercial, conta com dois funcionários. O comércio possui diversas mercadorias, e mantém o atendimento aos clientes de segunda-feira á sexta-feira em horário comercial e nos sábados pela manhã. 
As compras de mercadorias são feitas no próprio estabelecimento pelo proprietário que analisa as necessidades da empresa em relação à quantidade e variedade de mercadorias, bem como a análise dos preços entre os fornecedores. 
 A Gestão de Custos é uma ferramenta importante, que subsidia os gestores de micro e pequenas empresas na tomada de decisões. O objetivo geral deste estudo é identificar a importância da gestão de custos para tomada de decisões, em uma micro e pequena empresa do ramo comercial e varejista de móveis, a metodologia aplicada foi pesquisa descritiva com natureza qualitativa, baseada na percepção dos autores deste tema e na realização de um estudo de caso na Cacoal Móveis. Os resultados permitiram identificar algumas falhas existentes nos cálculos relacionados aos custos da empresa como: não distinguir custos e despesas, e no rateio inadequado entre os custos da loja. A partir dessa informação percebeu-se que com uma gestão de custos adequada, torna-se possível calcular quais investimentos serão necessários para um determinado produto, em busca de retorno sobre o mesmo, e na geração de lucros satisfatórios para o empreendimento. Assim, sabendo como essa gestão de custos proporcionou conhecimento ao gestor da empresa uma tomada de decisão consciente, segura e baseada na realidade da empresa, bem como do mercado que ela atua.
No decorrer do trabalho observamos que a empresa ainda não possui nenhum sistema de software para o controle e gestão de seus negócios, porém o controle de estoque e feito através de planilhas comuns de Excel, onde são lançados os custos e despesas incorridos na comercialização das mercadorias e também conta com a assessoria de uma empresa de Contabilidade, serviço tercerizado para a contabilidade da empresa.
 Percebemos durante o relato do gestor que os fatores internos (preço da energia gasta, salário do funcionário) e os fatores externos (preço da mercadoria, frete, impostos, etc.) geram grande influência no processo de formação do preço final da mercadoria, visando cumprir com as obrigações e claro alcançar o lucro.
Diante do quadro de alterações ocorridas diariamente no mercado financeiro o gestor possui como estratégia visando o aumento do faturamento, a oferta de novas mercadorias ao cliente, dessa forma o cliente tem sempre outras opções e ao fazer sua busca na loja estara satisfeito. Porém o gestor declara achar complicado a aplicação da teoria financeira na prática financeira devido ao ambiente dos negócios estar sempre sofrendo transformações importantes. A necessidade de investimento provocado pelas constantes mudanças no mercado de capitais fez com que o gestor aplica-se os lucros da empresa em peças de antenas parabólicas para o mesmo prestar o serviço de manutenção, pois no município onde reside esse investimento gera grande lucratividade e não gera despesas por ser ele mesmo que presta os serviços.
O objetivo do proprietário é bem reservado, ele quer somente ter renda e ser seu próprio chefe.
	
4 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
 Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. 
 Podemos dizer que a estratégia é como “um padrão numa sucessão de decisões”, essa definição permite que o gestor estratega, examine o comportamento da organização à qual pertence e que ao reconhecer um padrão de acções, designe de estratégia, mesmo que a organização não tenha tais atividades previamente através de um plano que se possa chamar de estratégia.
 A estratégia nasce de um pensamento estratégico dos executivos. Inicialmente é apenas um esboço pouco claro e incompleto da atuação da empresa, mas com o tempo, evolui para uma visão integrada e consistente da via de desenvolvimento adequada à organização. A síntese das diferentes visões dos gestores constitui então a base da formulação do plano estratégico da empresa. Primeiro é feita a prospecção das futuras ocorrências do meio envolvente e indicado o período de tempo em que poderão vir a ter lugar. Cada ocorrência identificada deve ser considerada uma oportunidade, independentemente da sua natureza. Assim é possível entrada de um novo concorrente revela antes do mais um potencial de vendas
ainda mal explorado pela empresa, pelo o que constitui uma oportunidade para reforçar a sua posição competitiva. Em seguida as ocorrências previstas são alinhadas com os pontos fortes e fracos da empresa.
 Estratégia empresarial é um conjunto de diretrizes usado para nortear as ações, implementações e operações de uma empresa. A partir dela, alinha-se os insumos que possui com o que planeja alcançar. É uma forma de tornar as empresas que a utilizam cada vez mais competitivas dentro do mercado, promove a satisfação dos clientes, atingi os objetivos de desempenho, e tem como seu ponto central o desenvolvimento de competência.
 A função do Marketing Estratégico é seguir a evolução do mercado de referência, identificar os diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais, com base da análise de necessidades a satisfazer,e orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas, ou seja, bem adaptadas aos seus recursos e ao seu saber-fazer, que oferecem um potencial de crescimento e rentabilidade. 
 Muitas empresas se distinguem umas das outras através de estratégias de marketing, que têm como objetivo melhorar o posicionamento da organização no mercado onde atua. A estratégia de marketing pode levar ao sucesso ou fracasso de uma empresa, porque ela pode criar oportunidades interessantes que fomentam o crescimento e a rentabilidade da empresa.
 Em um mundo cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas tenham uma boa estratégia competitiva e corporativa. A estratégia competitiva é uma forma de atuação onde uma empresa está em competição com outras e age em resposta às suas estratégias. Este tipo de estratégia pretende conferir vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes.
 A liderança de pessoas é um fator fundamental para que a estratégia seja aplicada em todos os três níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico). Diante do exposto fica claro que um planejamnto bem elaborado para a execução do processo de administração estratégica é fundamental para organizações que esperam evoluir e tornar-se líderes em seus negócios.
.
CONCLUSÃO
 Uma empresa que deseja alcançar um maior lucro deverá fazer em primeiro plano uma análise de como estão sendo calculados seus custos e se isso está sendo feito de forma correta, o conceito de contabilidade de custos e sua importância nas tomadas de decisões, tendo com objetivos a geração de lucros satisfatórios para a empresa.
O proprietário tem muitos obstáculos, tendo como destaque a concorrência (como a Gazin), o preço de venda, a localização, os custos e despesas para aquisição de mercadorias são fatores que influenciam nas dificuldades.
 Este estudo demonstrou que a gestão de custos é uma ferramenta muito importante para uma pequena empresa, observar a importância da gestão em uma empresa, que através de uma boa administração é possível estabelecer os objetivos e metas a serem cumpridas. 
REFERÊNCIAS
.
CREPALDI, Silvio Aparecido. .-Contabilidade Gerencial: Teoria e Pratica .São Paulo:Atlas,1998
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2003.
COSTA, Jose Manoel da Contabilidade Industrial. São Paulo;Pearson,2009
PROENÇA, Fabio Rogério. Gestão de CustosLondrina:Ed.DistribuidoraEduc. S.A,2014
COSTA, Jose Manoel da.Estrutura e Analise ContábilLondrina:Ed. Distribuidora Educacional s.a,2014
NOGUEIRA, Daniel Ramos. Contabilidade de CustosSão Paulo; Pearson, 2009
PASOLD, Adelano. Mercado de Capitais - Londrina: Ed. Distribuidora 
Educ.S.A,2014
https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade_de_custos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais