Buscar

1 ATIVIDADE DIA 26 ÉTICA FEITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA
1-Numa grande universidade, um professor de matemática e de computação ministra aulas de álgebra para os alunos que não se saíram bem nos cursos colegiais. Durante o semestre, costuma aplicar cinco provas que lhe permitem aferir avanços dos 90 alunos. Depois da primeira prova, acompanha de perto os estudantes que tiveram o pior desempenho. Uma aluna repetente, que não compareceu à segunda prova, já havia lhe confessado que nunca conseguiu aprender matemática. Por coincidência, o professor acha estranha a presença de um moço que lhe parecia nunca ter visto. Ao pegar a prova, nota que o nome ali escrito e da aluna repetente. As normas da universidade são claras a este respeito: não se pode admitir impostura e trapaça, e o professor deve promover uma investigação que, certamente, resultará na expulsão desonrosa dos dois estudantes. Isso ficará nos registros acadêmicos deles e poderá comprometer seu futuro profissional. “Triste Sina”, pensa o docente. O dilema ganha cores ainda mais sombrias  quando descobre que o moço em questão é o namorado da aluna e um formando em engenharia. O que deveria valer o senso de justiça ou a compaixão? O professor chama os dois, mostra-lhes o tamanho da encrenca em que se meteram e pede uma semana para que todos pudessem refletir. Logo em seguida, consulta o chefe de seu departamento e combina com ele uma saída.  Fará uma acordo com o casal justos termos serão: a) a prova fraldada não será corrigida, mas substituída; b) a aluna terá que passar na sua disciplina com um A ou B; e c) o moço se encarregará  de dar-lhes aulas de matemática para que ela pudesse realizar tal proeza. Sob pena de Quê? De que ambos fossem expulsos da universidade. A estudante submete-se as três últimas provas e passa com A! Fonte: SROUR,2000. 
Com base no caso apresentado elabore a sua resposta levando em consideração o que se pede:
a)    Com suas palavras, com base no que foi discutido na disciplina diferencie ética da convicção e ética da responsabilidade.(1,0)
Ética da convicção se diferencia da ética da responsabilidade, pois a ética da convicção é voltada para as ações individuais, não se preocupando com o resultado da ação está alicerçada nos valores morais, muitas vezes a valores inegociáveis. Agindo de maneira puramente racional. Já a ética da responsabilidade corresponde às decisões tomadas pelos indivíduos, quando fins são considerados indispensáveis para o bem da própria coletividade.
b) Conforme o texto as normas da universidade são claras “não se pode admitir impostura e trapaça, e o professor deve promover uma investigação que, certamente, resultará na expulsão desonrosa dos dois estudantes”.Você considera a saída do professor correta. Justifique sua resposta com base na ética da convicção, ou ética da responsabilidade. (1,0)
Com base na ética da responsabilidade acredito que o professor como um formador de profissões esta correto na saída que opta, pois esta pensando no futuro daqueles dois indivíduos que agiram sem pensar nas conseqüências dos seus atos, o professor obteve sucesso no seu acordo com os alunos, a aluna tirou A como o combinado, acredito que ambos tenham refletido sobre a sua postura diante da situação.
c) Caso a saída escolhida pelo professor fosse seguir as normas da universidade, que vertente ética ele estaria seguindo e quais vantagens e desvantagens desta decisão?(1,0).
Caso a saída fosse à expulsão dos alunos a ética da convicção estaria em primeiro plano. As vantagens para esta decisão seria manter as normas da universidade sem outros caminhos percorrer.
Desvantagens dois alunos expulso, sendo um formando em engenharia, provável comprometimento profissional e vida sentimental afetada por tal decisão.
 
Orientação: As respostas devem ser elaboradas pelo aluno, com suas próprias palavras, individualmente e numeradas. Não será aceito cópias de qualquer espécie. Espaço de resposta: 2.000 caracteres. Correção gramatical, coesão e coerência textual.

Outros materiais