Buscar

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
A FUNÇÃO DA ESCOLA
A atenção com a educação se deu desde as primeiras formas de escolarização em Roma e na Grécia.Na Idade Média, foi a partir da criação da primeira universidade que o ensino passou a ser ministrado em instituição específicas. 
A primeira universidade surgiu em Bolonha, norte da Itália, no final do século XI.No século XII,foi fundada a Universidade de Paris. Essas duas instituições deram a largada para o surgimento de inúmeras outras na Europa. Segundo Penin e Vieira “Com movimento da Revolução Francesa e da Independência dos EUA, há cerca de 200 anos, passa a se perseguir o ideal de uma escola à qual tivessem acesso não apenas os filhos das elites, como das massas trabalhadoras” Foi a partir desse momento que se iniciaram as discussões sobre a necessidade da escola para todos.					
O TRABALHO DO PROFESSOR
Principais interlocutores para o contexto escolar é o professor, que exerce o contato direto com o aluno como o condutor do processo de ensino e aprendizagem. A tarefa principal é o ensino é um profissional cuja formação lhe permite promover o ensino-aprendizagem por meio do conhecimento.	 
DIRETOR ESCOLAR 
O diretor escolar é determinante para a organização da escola. É ele quem, de acordo com o perfil de gestão adotado, dará os encaminhamentos pedagógicos, administrativos e financeiros do espaço escolar.
PEDAGOGO DA ESCOLA
O pedagogo desenvolve a função de grande responsabilidade na instituição de ensino. É ele quem encaminha as ações pedagógicas, além de ser o elemento articulador entre os autores escolares e o PPP da escola tendo ele que Planejar, Gerir, Avaliar, Coordenar, Acompanhar. 
O PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP) 
O PPP é o elemento fundamental para a organização da escola.
Nele são definidos o trabalho pedagógico, a missão da escola, as questões curriculares e metodológicas, as concepções, a avaliação o tipo de gestão adotado, o perfil do aluno e do professor e outros pressupostos que definem a dinâmica escolar. 
O PPP é o documento dinâmico da escola: trata das diretrizes da instituição de ensino, tanto objetiva quanto subjetivamente; não só explicita o contexto educacional, como também evidencia a intensidade das relações que lá se dão, consolidando, assim, o planejamento da organização escolar, de forma coletiva e dinâmica.
Por meio desse documento, toda a escola passa a desenvolver a autonomia, uma vez que na própria instituição se autodefine, se compreende e se avalia, reforçando sua identidade e compreendendo suas especificidades. 
CONCEITOS DE GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO : como processo que envolve várias ações, como diagnóstico, tomada de decisão, definição de objetivos, encaminhamentos e avaliação para a retomada de rumo.
A gestão envolve toda a comunidade que faz parte do espaço no qual se propõe a ação pelo processo necessário, não se dando de maneira isolada, com encaminhamentos estáticos.
ESPAÇOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Para que de fato a gestão democrática e participativa se concretize nos contextos educativos, é necessário que a instituição de ensino propicie espaços de organização e discussão. Esses espaços são planejados nos PPPs das escolas. Há inúmeras possibilidades de gestão escolar democrática e participativa voltadas às escolas. Conselho escolar, conselho de classe, dos grêmios estudantis e da eleição de diretores.
CONSELHO ESCOLAR
O conselho escolar é um espaço de gestão democrática e participativa nas instituições de ensino. Ele se constitui numa estrutura de gestão escolar colegiada.
CONSELHO DE CLASSE
O conselho de classe também é um órgão colegiado de gestão; porém aborda com maior ênfase o processo de ensino- aprendizagem e conta com a representatividade de várias instâncias da escola. O conselho de classe, conduzido de maneira correta, com a participação de todos, realizado pelo menos uma vez por bimestre, com registros e acompanhamento, torna-se um dos espaços mais ricos de discussão e encaminhamento da essência pedagógica escolar, do processo de ensino- aprendizagem e da atuação docente.
CURRÍCULO
O currículo escolar é componente essencial do PPP. É nele que se propõe a organização dos aspectos pedagógicos essenciais para a produção do conhecimento, são inúmeros os componentes que integram o processo educativo, de modo a viabilizar o processo de ensino-aprendizagem, como:
Aproveitamento do tempo escolar;
Ligação entre as áreas do conhecimento;
Conteúdos e programas;
Proposição de normas e padrões de comportamento;
Opção de procedimentos didáticos e avaliação;
Aspectos valorativos e morais cogitados pela escola.
O currículo é elemento norteador para organização do trabalho pedagógico na escola. Por meio dos projetos escolares, contribui para resolução de algumas dificuldades que muitas vezes são vistas como aspectos fragmentados no processo de ensino-aprendizagem, mas que se conectam substancialmente com a concepção curricular adotada pela instituição de ensino.

Outros materiais