Buscar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Desenvolvimento psicossocial infantil
Crescimento e desenvolvimento psicossocial das crianças
O desenvolvimento das crianças, do ponto de vista psicológico e social, tem íntima relação e não se pode separar nem entre si nem do biológico, mais do que para descrevê-los teoricamente. Além disso, o aspecto psicológico no desenvolvimento infantil tem implicâncias diretas no cognitivo e emocional.
Com relação à família influi no social e no cultural, mas todos são aspectos muito importantes, que junto ao biológico ou constitucional têm um papel preponderante no desenvolvimento da criança.
A criança nas suas primeiras etapas de desenvolvimento é uma espécie de “egocentrista”, tudo gira em torno a ele e, aos poucos, vai assumindo que vive em um contexto social. Isto quer dizer que irá se “descentrando” dessa postura, para se sentir parte de um todo.
Isto não quer dizer que o social não tenha influência nestas primeiras etapas. Tem sim e muito, sobretudo na relação à dinâmica familiar. Por meio da família a criança vai assimilar e incorporar os valores culturais, fundamentalmente, por meio da linguagem.
No início do desenvolvimento a linguagem é não falada, gestual e a mesma mãe e os “objetos primários” (pai – mãe) dão uma interpretação à realidade que a criança vai assimilando. Um exemplo dentro dos vários que podemos colocar, com relação a interpretações da realidade, mas sobretudo das necessidades da criança, é quando a mãe interpreta que a criança tem fome, devido a uma queixa ou pranto; ou que tem sono.
Em seguida a criança já com cinco ou seis anos e inclusive antes (aos 3 pode ir ao pré), começa a sair do seu núcleo primário que é a família, para começar a conhecer a realidade social e institucional que vai ter um papel fundamental no seu desenvolvimeno psicossocial.
Seja como for esse processo de desenvolvimento na família e em seguida nos primeiros espaços sociais, fora do grupo primário, vai ter uma influência muito importante no desenvolvimento posterior e em como essa pessoa se posicione e atue no mundo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes