Buscar

Portfólio 2 semestre

Prévia do material em texto

Pedagogia
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE
Sara fernanda teles da silva
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II 
Murici-Al
2016
Sara fernanda teles da silva
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II 
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial das disciplinas Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teorias e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar; Escola e Sociedade e Seminário Interdisciplinar II. 
Murici-Al
2016
INTRODUÇÃO
A observação da escola Municipal Filomena Medeiros, da rede pública de ensino, fundamentada numa proposta de investigação e pesquisa, proporciona um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no meio acadêmico que resulturá em oportunidades futuras para o desenvolvimento de um trabalho teórico e prático que possibilitará à adequação profissional e qualidade no trabalho.
É uma instituição bem organizada, cria e assegura condições pedagógicas – didáticas organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de funcionários em ambiente de trabalho e principalmente de seus alunos para que sejam bem sucedidos na aprendizagem escolar. Uma boa proposta curricular, uma presente formação de professoras e funcionários e uma gestão administrativa consciente e presente e também bem fiscalizada.
.
DESENVOLVIMENTO
 A partir da entrevista realizada com a pedagoga A senhora Alice , que trabalha nos turnos matutino e vespertino da referida escola, como supervisora educacional, constatou-se os seguintes contextos que dinamizam o trabalho e função social da escola:
A Escola Municipal Filomena Medeiros, é um entidade pública do âmbito municipal que atende crianças do ensino fundamental menor, e está localizada na zona urbana do Municipio à rua do Comércio.
 A instituição é existente desde 1984, atendendo turmas no período, matutino e vespertino, totalizando assim um total de 200 crianças, conta 97 funcionários, entre eles apenas 20 efetivos, com formação acadêmica que varia nível de ensino fundamental no caso dos agentes administrativos a nível superior com a coordenação e professores. 
O Projeto Político Pedagógico é elaborado com a participação de todos os segmentos sendo ele o Colegiado Escolar formado pela comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários e diretor). Esse conselho ou colegiado escolar tem o poder de tomar todas as decisões internas da escola. Todos os documentos e propostas são elaborados pela gestão escolar e aprovados ou não por ele que representa toda comunidade escolar. Compreender o caráter político e pedagógico do PPP nos leva a considerar dois outros aspectos: 
1) a função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente, compreendendo que a educação, como campo de mediações sociais, define-se sempre por seu caráter intencional e político. Pode, assim, contraditoriamente, tanto reforçar, manter, reproduzir formas de dominação e de exclusão como constituir-se em espaço emancipatório, de construção de um novo projeto social, que atenda as necessidades da grande maioria da população
 2) a necessária organicidade entre o PPP e os anseios da comunidade escolar, implicando a efetiva participação de todos em todos os seus momentos (elaboração, implementação, acompanhamento, avaliação). Dessa perspectiva, o projeto se expressa como uma totalidade (presente-futuro), englobando todas as dimensões da vida escolar; não se reduz a uma somatória de planos ou de sugestões, não é transposição ou cópia de projetos elaborados em outras realidades escolares; não é documento “esquecido em gavetas”
não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político, O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola (GADOTTI, 2000).
É uma instituição bem organizada, cria e assegura condições pedagógicas – didáticas organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de funcionários em ambiente de trabalho e principalmente de seus alunos para que sejam bem sucedidos na aprendizagem escolar. Uma boa proposta curricular, uma presente formação de professoras e funcionários e uma gestão administrativa consciente e presente e também bem fiscalizada.
 
 	O relacionamento interpessoal ajuda de forma positiva no resultados dos objetivos da escola O exercício de práticas de gestão democrática e participativas a serviço de uma organização escolar que melhor atenta à aprendizagem dos alunos requer conhecimentos, habilidades e procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve, ao mesmo tempo, processos de mudanças nas formas de gestão e mudanças nos modos individuais de pensar e agir. Em razão disso a forma docente, tanto a inicial como a continuada, precisa incluir, com o estudo das ações de desenvolvimento de competências individuais e grupais para que os pedagogos especialistas e os professores possam participar de modo ativo e eficaz da organização e da gestão do trabalho na escola. 
Para os ganhos de uma educação de qualidade para todos, é fundamental a ação dos professores. Sua formação, competência pedagógica, dedicação e atitude positiva são fatores determinantes do êxito do seu trabalho. Ter competência pedagógica significa conhecer os conteúdos que são ensinados e as habilidades que são desenvolvidas; utilizar estratégias metodológicas adequadas; avaliar criticamente os resultados de sua prática, para introduzir as necessárias correções e definir as próprias necessidades de formação continuada; é ter consciência do que ensinar e como ensinar.(GUIMARÃES, 2002, p.66).
A maioria dos profissionais da escola tem esta consciência e busca de várias formas incentivar o aluno e tornar as aulas mais significativas e prazerosas. Organizam suas atividades por semestre através de planos de ensino, que são elaborados por conteúdos, porém antes da elaboração reúnem-se por áreas (exatas, humanas e biológicas), onde têm momentos de discussão e troca de idéias, para que através desta interação e de experiências que deram certo, possam estar enriquecendo suas aulas; e através de projetos. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Observar a rotina da escola e dissertar sobre ela, trouxe a oportunidade de conhecer e colocar em prática todas as informações, aprendizagem teórica, pesquisas e conhecimentos que se adquirem no trajeto da proposta. Sendo assim, pode-se dizer que houve uma grande troca de experiências durante a realização desta proposta, pois, conforme a entrevista e análise contextual da instituição, a observação foi realizada e os dados foram constatados para consolidar a proposta pedagógica do trabalho acadêmico e preparação para o exercício profissional. 
 Considerando a realidade educacional da Escola e de seus espaços e recursos, foi contextualizado a caracterização da mesma para demonstrar suas potencialidades e propostas, além do espaço educandário proveniente ou não para o processo ensino e aprendizagem. Sendo assim, foram apresentados o máximo de contextualizações para demonstrar os conhecimentos adquiridos. 
 Para conseguir esse respaldo, a Escola busca o resgate da cidadania com propostas e projetos culturais que se tornam convidativos e atraem a presença e atenção da comunidade para ela. Trata-se de uma convocação para que ambos possam desenvolver juntos seus papéis e buscarem resultados favoráveis à adaptação e desenvolvimento dos alunos, bem como o crescimento e bom funcionamentoda escola.
 Portanto, resumidamente é possível afirmar que foram cumpridas todas as etapas da observação e registro, através da entrevista com a pedagoga da escola, que muito contribuiu para diagnosticar e conhecer progressos e regressos da educação brasileira
Este trabalho foi de suma importância para minha formação docente, pois através dele adquiri experiências e conhecimentos, sendo essas, atitudes éticas que perpetuarão em toda a minha carreira profissional na Educação.
REFERÊNCIAS
ABRAPIA – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Aramis Lopes Neto – coordenador.)
GUIMARAES, Aurea Maria. Escola: espaço de convivência e harmonia. Revista Eletrônica Lite, São Paulo, n. , p.01-01, 1999. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2004.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade. Ed. Gente, 2008.
MIELNIK, Isaac. O Comportamento Infantil: Técnicas e Métodos para entender Crianças. 2.ª edição, editora: Ibrasa, São Paulo – SP, 1982.
MORENO, Ciriaco Izquerdo – Educar em Valores. Ed. Paulinas – 2ª edição, 2002.
OUTEIRAL, José Ottoni. e colaboradores. A Infância e a Adolescência. Editora Artes Médicas, Porto Alegre – RS, 1982.
POSTIC, M. (1990). A Relação Pedagógica. Coimbra: Coimbra Ed., Ltda.. 
SAMPAIO, D. (1996). Voltei à Escola. Lisboa: Editorial Caminho, SA.

Continue navegando