Buscar

Conhecimento Religioso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conhecimento Religioso 
O ser humano pode utilizar diversas formas de conhecimento para tentar compreender e interagir com o mundo. Entre as principais formas de conhecimento humano podemos discutir o senso comum, a religião e a filosofía.
O conhecimento religioso pode ser definido como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como metafísico, sobrenatural, divino, sagrado e transcedental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências, sendo geralmente relegadas a fé ou crença pessoal. Assim conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas á analise científica. 
O conhecimento Teológico parte do princípio de que as manifestações, verdades e evidências sobrenaturais não sãoverificaveis e, por serem obra do criador divino e conterem uma atitude implicita de fé, são infalíveis e na compreensão humana essas manifestações são divinas e trazem a mensagem de um ser superior. As autoridades divinas invisíveis são nomeadas por nós, exemplos: Buda, Maomé, Jeová e Jesus Cristo.
O fundamento do conhecimento religioso é a fé, como já citado.
As características do conhecimento relioso são:
Valorativo: Pois consiste em proposições e crenças definidas por diferentes doutrinas religiosas.
Inspiracional: Pois suas verdades foram reveladas pelo sobrenatural.
Infalível e Exato: Pois não existe modo de provar e desta forma se torna inviável o questionamento em base real.
Sistemático: Baseado em afirmações sobre (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino.
Exemplos de conhecimento religioso: Cristianismo, Hinduísmo e Espiritismo
Educação e Religiosidade
Um grande problema que temos com a religião é dentro das escolas, pois pais não aceitam, mas segundo a LDBEN, aulas de ensino religioso pode sim ser ministrada desde que não sejam obrigatórias para os alunos e a instituição assegure o respeito á diversidade de credos e coíba o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém.
Tanto educadores, quanto alunos tem direito de exercer sua fá, não há mal algum em falar de seus conhecimentos religiosos, ou conhecer outras crenças, mas em hipótese alguma, a escola pode ser usada como palco para militância religiosa ou manifestações de intolerância.

Outros materiais