Buscar

FUNDAMENTOS FISIOLOGICO DA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS FISIOLOGICO DA EDUCAÇÃO
Questão 1/10
Leia a notícia a seguir.
“ONU homenageia taxista que devolveu ingressos da Copa
O taxista Adilson Luiz da Cruz, 43, foi homenageado nesta segunda-feira (8) pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), em Brasília, por seu "exemplo de comportamento ético".
Em junho, ele virou notícia depois de devolver 40 ingressos para jogos da Copa que encontrou em seu táxi. No dia da abertura do Mundial no Brasil, dois mexicanos esqueceram um pacote com as entradas no banco traseiro do veículo.
Mesmo sabendo apenas o nome de um dos clientes, Adilson voltou ao hotel no Morumbi onde havia os apanhado na madrugada e conseguiu devolver os tíquetes aos verdadeiros donos. [...]
Há cerca de um mês, a reportagem da Folha de S.Paulo foi contatada pela comunicação do UNODC, que estava à procura do telefone de Adilson -um dos escolhidos para receber o prêmio destinado a "pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético".
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/conteudo.phtml?id=1519254 - Acessado em 15/12/14
A notícia diz que a ação do taxista foi um “exemplo de comportamento ético”. Conforme o livro base da disciplina, podemos dizer que, filosoficamente, a expressão usada está...
	
	A
	correta, uma vez que ética e moral se confundem em casos assim.
	
	B
	errada, pois a ética é a reflexão teórica sobre as condutas morais.
A língua portuguesa incorporou a palavra de origem grega “ética” e a palavra de origem latina “moral” quase como sinônimos, mas, filosoficamente, a ética é a reflexão sobre a moral. A ética procura entender a formação de hábitos e costumes. Já a moral são as normas de comportamento aceitas e internalizadas numa determinada sociedade humana. (ALENCASTRO, p. 32-33)
	
	C
	errada em partes, afinal não temos base para julgar sua ação.
	
	D
	correta em partes, já que ética e moral são sinônimos para a filosofia.
	
	E
	alinhada com o entendimento do conceito de ética como a “ciência do comportamento”. 
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas. [...]
 
ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2004.(p. 120)
 
De acordo com o texto e com o conteúdo e livro-base da disciplina, qual motivo faz com que a metafísica seja, pouco a pouco, substituída pelo método positivo, da ciência?
 
	
	A
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, coisa alguma.
“[...] Ainda de acordo com Comte, com o passar do tempo, as explicações sobrenaturais são pouco a pouco abandonadas, cedendo lugar às explicações metafísicas, nas quais os fenômenos são explicados a partir da natureza das próprias coisas. Na visão de Comte, porém, as explicações metafísicas constituem apenas jogos de palavras que não chegam a explicar coisa alguma de fato. (p. 71).
	
	B
	Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em elementos sobrenaturais.
	
	C
	Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx e Engels.
	
	D
	Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos ideais burgueses.
	
	E
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência humana.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. “Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação” [...].
 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.30)
 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
( ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física lhe são um problema.
( ) A sua obra intitulada “O Cândido” retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças.
( ) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – V – F.
	
	C
	V – F – V.
A primeira sentença é VERDADEIRA pois, “Para Rousseau, outro grande problema relacionado às crianças pequenas é a punição física. Como a criança pequena vive em um mundo de liberdade espontânea e natural, ela desconhece o conceito de disciplina; portanto, deve aprender, não sob ameaça de castigo, mas percebendo as consequências de suas próprias ações. O castigo é sentido pela criança como uma injustiça e só gera ressentimento [...]” (p. 56). Da mesma forma, a terceira sentença é VERDADEIRA: “De modo geral, podemos dizer que a proposta pedagógica de Rousseau consiste em deixar o educando o máximo possível junto à natureza e afastado da civilização, de modo que seu caráter natural, essencialmente bom, não se corrompa. [...] (p. 58)”.
A segunda sentença caracteriza-se como FALSA, pois o livro O Candido foi escrito por Voltaire, e não por Rousseau.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	F – V – F.
Questão 4/10
Leia o texto a seguir.
“As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão [...]”
 
VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269.
 
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
Porque:
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições complementares.
As teorias éticas são respostas aos comportamentos morais de determinada sociedade e época. Elas buscam dar sentidos novos a questões antigas como o direito a vida, ou a relação entre lei e moral, ou o certo e errado. Assim cada época vai criar uma teoria ética em conformidade com suas aspirações. (ALENCASTRO, p. 33)
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições falsas.
	
	D
	A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/10
Leia o trecho a seguir: 
“O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres
humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação.” 
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344.
Com base no texto citado e no livro-base da disciplina, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa. 
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.
II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.
III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.
IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever. 
Assinale a alternativa com os itens corretos.
	
	A
	As proposições I e II estão corretas.
	
	B
	As proposições I e III estão corretas.
	
	C
	As proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II e III estão corretas.
	
	E
	As proposições II e IV estão corretas.
A ética religiosa é uma das chamadas éticas deontológicas, pois baseia-se na ideia de que existem “deveres a serem seguidos”. Esses deveres têm sua origem nos mandamentos divinos e na vontade de Deus revelada, uma vez que o homem sozinho não sabe distinguir o bem do mal. (ALENCASTRO, p. 40; 49)
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] aprendem comportamentos e modos de sentir dos membros dos grupos dos quais participam. Por isso a educação "cria no homem um ser novo", insere-o em uma sociedade, leva-o a compartilhar com outros de uma certa escala de valores, sentimentos, comportamentos. Mais do que isso, nasce daí um ser superior àquele puramente natural. E se as maneiras de agir e sentir próprias de uma sociedade precisam ser transmitidas por meio da aprendizagem é porque são externas ao indivíduo.
 
QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (p. 70)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, analise as proposições a seguir, a respeito de Émile Durkheim:
 
I – Durkheim atribui extrema importância ao “individual”, em detrimento ao social. O indivíduo, nesse caso, está acima do grupo social.
II – Segundo as proposições de Durkheim, todas as convicções que temos não são inatas, mas sim, aprendidas na interação com o meio.
III – Conforme Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados da mesma forma como as coisas em geral.
IV – As proposições de Durkheim podem ser classificadas como funcionalistas, ou seja, como um dos ramos do positivismo.
 
Agora assinale alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições II, III e IV apenas.
A proposição II está correta: “Outro importante princípio da teoria de Durkheim é o de que os conhecimentos, crenças, hábitos, valores, normas, tudo vem do exterior, isto é, do meio em que o indivíduo vive. Mesmo que um indivídio cultive profundas convicções como o apoio a determinado partido político, o repúdio ao aborto ou a aceitação de determinada doutrina religiosa, não se pode esquecer que essas convicções não são inatas, mas aprendidas pelo indivíduo por meio de sua interação com meio.[...]” (p. 80). A proposição III está correta: “Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia.” (p. 79). A proposição IV está correta: “[...] Embora não seja conhecido especificamente como filósofo, e sim como sociólogo, Durkheim é importante para a filosofia pelo fato de ser o principal representante da corrente funcionalista, um desdobramento moderno do positivismo. [...] (p. 79).
Já a proposição I é considerada falsa uma vez que: “As teorias pedagógicas de Durkheim estão intimamente associadas a uma concepção que atribui a primazia do social em detrimento do individual. [...]” (p. 81).
	
	C
	Estão corretas as proposições I, II e IV apenas.
	
	D
	 Estão corretas as proposições III e IV apenas.
	
	E
	Estão corretas as proposições II e III apenas.
Questão 7/10
“Metamorfose Ambulante”
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
(Raul Seixas e Paulo Coelho). Metamorfose Ambulante. Álbum Krig-há, Bandolo!, 1973.
Com base nas aulas e no livro-base da disciplina, podemos dizer que essa música é uma reflexão ética uma vez que...
	
	A
	faz uma reflexão sobre a forma de pensar e agir.
Você acertou!
A “ética” é uma reflexão sobre as condutas morais e procura sempre analisar as formas de agir e pensar de uma determinada sociedade para modifica-las. (ALENCASTRO, p. 32)
	
	B
	se preocupa em reproduzir as formas de pensar.
	
	C
	analisa acriticamente a sociedade da época.
	
	D
	é atemporal e defende o continuísmo.
	
	E
	defende a reprodução das ideias passadas.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Alguns pré-socráticos conceberam como “almas” todos os “princípios das coisas” enquanto “coisas vivas”. [...] Contudo, antes de Platão se constituiu um complexo de especulações sobre a ideia de alma que mais tarde foi absorvido e, por assim dizer, “purificado” por esse filósofo. [...] Começou-se a crer que há em cada homem uma realidade de ordem divina, que preexistiu ao corpo e perdurará depois da morte e degeneração do corpo. [...] Platão acolheu essas ideias e aprimorou-as consideravelmente. No princípio, no Fédon, defendeu um dualismo quase radical do corpo e da alma. [...] A teoria da alma pura é em Platão o fundamento de sua teoria do conhecimento verdadeiro [...].
 
Fonte: FERRATER MORA, J. Dicionário de filosofia. 2 ed. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2004. P. 87.
 
            Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da teoria de Platão sobre o ser humano, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I – O ser humano, para Platão, é sempre formado por dois elementos básicos, o corpo físico (material) e a alma (essência).
II – A alma humana é, para Platão, imaterial, e justamente por isso podemos dizer que ela é da mesma natureza das ideias.
III – O corpo, enquanto invólucro da alma, aprisiona-a, e, segundo Platão, impede-a assim de atingir o mundo inteligível.
IV – A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. A teoria de Platão sobre o conhecimento está estreitamente ligada ao modo como ele entende o ser humano. O homem, segundo o filósofo, resulta da união de dois elementos heterogêneros – a alma inteligível e o corpo material. A alma humana é da mesma natureza das ideias e, portanto, tem uma predisposição natural para conhecê-las. (p. 26). Para Platão, a união entre corpo e alma se dá de forma violenta. O corpo serve de prisão para a alma, que, enquanto estiver unida a ele, permanece incapaz de ascender ao mundo inteligível. (p. 27). A alternativa IV é falsa porque Platão não utiliza como metáforas
palavras como “respiração” ou “sopro” para referir-se à “alma”.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 9/10
“Autonomia”
 
O que eu queria, o que eu
sempre queria
Era conquistar a minha
autonomia
O que eu queria, o que eu
sempre quis
Era ser dono do meu nariz
Os pais são todos iguais
Prendem seus filhos na jaula
Os professores com seus lápis
de cores
Te prendem na sala de aula
O que eu queria, o que eu
sempre queria
Era conquistar a minha
autonomia
O que eu queria, o que eu
sempre quis
Era ser dono do meu nariz
(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Paulo Miklos)
 
Autonomia. Titãs. Álbum “Televisão” (1985)
 A música dos Titãs apresenta uma definição de “Autonomia”, muito ligada a liberdade de agir. Outra definição possível, presente no livro-base da disciplina, é a de Jean Piaget, para quem “Autonomia” é a interiorização das normas morais e comportar-se segundo elas. Qual relação podemos fazer entre as duas definições? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Ambas definições são excludentes, pois não podemos agir conforme as normas e sermos “donos de nosso nariz”.
	
	B
	A definição de Piaget não se enquadra no tema proposto pela música.
	
	C
	Podemos relacionar o conceito de autonomia na música com o de heteronomia de Piaget.
	
	D
	São ideias complementares, pois ser “dono do nariz” é agir por seus próprios princípios internos de conduta.
Você acertou!
Ser autônomo, para Piaget, é agir conforme as normas morais internalizadas, mas também por seus próprios princípios internos de conduta, ou seja, ser realmente “dono do nariz” e não agir só por medo da repressão de pais e professores. (ALENCASTRO, p. 39)
	
	E
	Ser “dono do nariz” conforme a música é agir buscando a aprovação dos outros.
 
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz. [...]
Fonte: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 83)
De acordo com o texto e com o conteúdo da disciplina, analise as assertivas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
As assertivas I e III são VERDADEIRAS, visto que “René Descartes, que viveu no século XVII, foi um dos mais influentes filósofos racionalistas. [...] (p. 35) e “Para o racionalismo, todo conhecimento verdadeiro deriva da pura razão. [...]”. (p. 34). Já as assertivas II e IV são FALSAS pois “Como afirmava Descartes, se, para pensarmos, não necessitamos de nada material, é porque o conhecimento não depende dos sentidos. Para esse filósofo, as ideias humanas são inatas, isso é, já nascem conosco [...]” (p. 35) e “Em oposição a Descartes, os filósofos empiristas não aceitam a teoria das ideias inatas. [...] Assim como os pensadores cristãos, Bacon (1979) também acredita na existência de obstáculos que impedem a razão de alcançar a verdade. [...] porém, Bacon não identifica esses obstáculos com o pecado, mas sim com os nossos preconceitos.” (p. 35)
	
	C
	V – V – F – F.
	
	D
	F – F – V – V. 
	
	E
	F – V – V – F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais