Buscar

UNIDADE 1 SEÇÃO 3 ATIVIDADE DIAGNOSTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIDADE 1 SEÇÃO 3- ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 
1-"O Laboratório de Alimentos, como qualquer outro que realiza análises físicoquímicas, para configurar a confiabilidade de seus resultados, deverá estar engajado em Programas de Garantia da Qualidade, envolvendo o controle de qualidade analítica e também a biossegurança. Levando-se em conta que os critérios para seleção e escolha de uma determinada metodologia analítica estão dentro da contextualização da qualidade laboratorial, achamos por bem fazer constar neste livro um capítulo sobre a qualidade."
ZENEBON, O.; PASCUET, N.S. Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos. Disponível em: <http://www.ial.sp.gov.br/resources/editorinplace/ial/2016_3_19/analisedealimentosial_2008.pdf?attach=true>. Acesso em: 17 nov. 2017.
Quanto aos fatores que podem influenciar os resultados das analises, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
( ) Fatores como complexidade das amostras, número de substancias presentes, distribuição não uniforme, perecibilidade, variedade de amostras, são fatores que dificultam a análise dos alimentos.
( ) A manutenção de padrões elevados de procedimentos analíticos, assim como o uso de métodos padronizados dificulta para saber o verdadeiro valor dos constituintes que compõem os alimentos.
( ) Os erros nas análises bromatológicas podem ser classificados em erros determinados e erros indeterminados.
Assinale alternativa que contém a sequência correta: 
Escolha uma:
a. F - F - V. 
b. V - F - V. Correto
c. V - F - F. 
d. V - V - F. 
e. V - V - V.
Questão 2
Correto
Texto da questão
"Apesar da literatura apresentar vários métodos de determinação de umidade, não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Métodos exatos, precisos, rápidos e simples, aplicáveis a todo tipo de alimento, continuam a ser pesquisados. O método mais utilizado para determinar umidade em alimentos é utilizando estufa, ou seja, por aquecimento, porém, como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo para o calor atingir as porções mais internas do alimento."
VALE, A.C.; VENDRUSCOLO, F.; FERNANDES, M. Determinação de umidade em farinhas pelo emprego de micro-ondas. 2009. Disponível em: <http://www.prp2.ueg.br/sic2010/fronteira/arquivos/trabalhos_2009/engenharias/sic/determinacao_de_umidade.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2017.
 
Considerando este contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. O método utilizado no laboratório para determinar umidade é utilizando estufa simples com temperatura variando entre 100°C e 102°C e o tempo de permanência do material na estufa e de 6 a 18 horas. 
PORQUE
 
II. A determinação do teor de umidade de um alimento é de suma importância, pois ela poderá influenciar no controle de armazenagem, controle microbiológico e da atividade enzimática, dentre outros fatores.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 3
Correto
Texto da questão
"Em análise de alimentos, os objetivos se resumem em determinar um componente específico do alimento, ou vários componentes, como no caso da determinação da composição centesimal. Vários métodos convencionais ou instrumentais podem ser utilizados na análise qualitativa e quantitativa de alimentos, incluindo os físicos, químicos e físico-químicos. O método ideal deve possuir aqueles atributos essenciais como exatidão, precisão, especificidade e sensibilidade além de ser rápido, prático e econômico."
Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadealimentos/files/2009/03/An%C3%A1lise-de-alimentos-aula-3.docx.>. Acesso em: 17 nov. 2017.
Avalie as afirmações quanto a características de precisão e exatidão:
 
I. Precisão é definida como a concordância entre os resultados de várias medidas efetuadas sobre uma mesma amostra e nas mesmas condições de análise.
II. Exatidão é definido como a concordância entre o valor medido e o verdadeiro.
III. Precisão pode ser medida determinando-se a porcentagem de recuperação do composto de interesse que foi adicionado a amostra numa quantidade previamente conhecida ou por comparação com os resultados obtidos por outros métodos analíticos já definidos como exatos.
IV. Exatidão é determinada pela variação entre vários resultados obtidos na medida de um determinado componente de uma mesma amostra. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto
c. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais