Buscar

Avaliando Aprendizado FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0001_
	Aluno(a): 
	Matrícula:
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	07/04/2018 12:23:35 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201805901221)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas III, IV e V.
	
	Somente as alternativas IV, V e VI.
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805902062)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que:
		
	
	Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
	
	A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
	
	A questão das mudanças sociais é um tema que se tornou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar ¿era pós-industrial¿ e globalização.
	
	A sociologia só e capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes
	 
	A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805901572)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: "[...] trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc". Partindo desta premissa, estamos nos referindo ao conceito de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Sociologia
	
	Etnografia
	
	Antropologia
	
	Relativismo cultural
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805901558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os valores permeiam as pesquisas sociais, tornando-se muito difícil evitá-los, uma vez que, como diz Pedro Demo, ao contexto da pesquisa pertence também o sujeito. Mas, embora esse seja um dos obstáculos das Ciências Sociais, não significa que seja impossível superá-lo. As pesquisas sociais existentes e o conhecimento que delas resulta nos demonstram isso (MELLO, 2014, p. 21). No que diz respeito às especificidades da pesquisa nas Ciências Sociais, marque as assertivas corretas: 1) A imaginação sociológica remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive; 2) Vários problemas que nos afetam individualmente são compartilhados por outros tantos indivíduos, constituindo-se, por assim dizer, problemas sociais; 3) A classificação de um problema social pode ser subjetiva, afinal de contas, o que é um problema para uma cultura pode não ser para outra; 4) A violência urbana, por exemplo, pode ser um problema sociológico, uma vez que pode despertar o interesse dos sociólogos para desvendar os motivos de tal fenômeno social, mas ao mesmo tempo trata-se de um problema social, haja vista afetar toda a coletividade. No entanto, caberia à Sociologia explicá-la, e não necessariamente resolvê-la; 5) Só são problemas científicos as questões formuladas de tal modo que as respostas a elas confirmem, ampliem ou modifiquem o que se tinha por conhecido anteriormente. Isso significa dizer que apenas os cientistas estão em condições de enuncia-las e resolvê-las; 6) Todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social.
		
	
	Apenas 2, 3, 4 e 6.
	
	Apenas 3, 4, 5 e 6.
	
	Apenas os números pares.
	
	Apenas 1, 2, 3, 4.
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805901541)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	 
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	o uso de lendas e mitos.
	
	o uso da teologia e o do senso comum.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes