Buscar

AD1 LINGUISTICA IV 2018.1 NOTA 95

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD1 na Plataforma 2018.1
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras - UFF/CEDERJ
Disciplina: Linguística IV
Coordenadora: Jussara Abraçado
Tutora: Thayssa Taranto
AD 1 – 2018.1
Aluna: Alexia Carneiro Maria
Polo: Nova Friburgo
Matrícula: 14213120044
 
Questões:
1)    Leia o trecho a seguir e responda: O português é a língua materna de todos no Brasil?  Justifique sua resposta.
A língua materna é também conhecida como idioma materno, língua nativa ou primeira língua. Trata-se da língua adquirida naturalmente por meio da interação com outros falantes, sem intervenção pedagógica ou reflexão linguística consciente. No caso do Brasil, a língua materna da maioria da população, a língua portuguesa, é também a língua oficial do país, ou seja, é a língua utilizada em atividades oficiais: legislativas, executivas e judiciais.
 A língua materna é aquela adquirida naturalmente, logo, tendo em vista no Brasil ainda existam tribos indígenas, não podemos afirmar que seja língua materna de todos os brasileiros, apesar de ser a língua oficial do país.
2)     Se repararmos na configuração do ensino tradicional, vamos perceber que o ensino tem ficado restrito à memorização de listas e regras a serem aplicadas em palavras e frases descontextualizadas, ou seja, falta um trabalho com a língua em uso. Mas o que vem a ser abordar a língua em uso?
 Significa exemplificar aonde e como deve ser usada a língua, mostrar na prática que em certas situações será cobrada forma culta da língua, mas que em outras, o mais correto é usa-la de forma informal. O falante pode usar diferentes formas para dizer uma mesma coisa sob diferentes modos, dependendo do sentindo que queira dar ao seu discurso. Como por exemplo, através de dialetos sociais ou até mesmo seu próprio idioleto.
3)    “A variedade do latim que deu origem ao português e às outras línguas românicas não foi nem o latim literário, ensinado nas escolas, nem o latim eclesiástico, usado nos cultos da Igreja Católica”. (ILARI; BASSO, 2066, p. 16-17)
  O que essa afirmação nos leva a concluir em relação à língua portuguesa?
 Que a mesma tem origem da fala do povo, logo, é extremamente errado julgar as pessoas pela forma como elas falam, já que o português é uma língua viva e está sempre em transição e mutação através da fala social. A formalidade ou a informalidade requer contexto, afinal, a língua rompe as barreiras da comunicação formal, sendo uma forma de se expressar, ou seja, uma prática social.
4)     A afirmação que se segue é Verdadeira ou Falsa? Justifique sua resposta.
 A   língua portuguesa é usada de diferentes maneiras em diferentes regiões do Brasil. Mas cada brasileiro tem seu modo particular de falar.
 A afirmação é verdadeira, pois se trata de uma definição do que chamamos de dialeto e idioleto. O primeiro é justamente a forma como um grupo ou região faz uso da língua, e o segundo a forma de cada ser humano falar, ou seja, cada pessoa tem seu jeito próprio de falar independente dos outros.
Bibliografia: 
https://novaescola.org.br/conteudo/230/qual-diferenca-lingua-idioma-dialeto
Cadernos Didáticos Linguística IV – Aulas 1 a 3
http://variandoaluinguisticacomlua.blogspot.com.br/2012/09/o-que-e-variacao-linguistica.html

Outros materiais