Buscar

Estrutura do MHC

Prévia do material em texto

MHC
São moléculas proteicas expressas na superfície das células hospedeiras (APC’s), que apresentam epítopos antigênicos para o reconhecimento das células T CD4+ e T CD8+.
APCs: macrófagos, cel.dendriticas e linf.B
Células com MHC classe I: Todas as células nucleadas
Linfócitos cd8: Matam células infectadas por microrganismos intracelulares. Ex: vírus e tumores
Células com MHC classe II: cél. Endoteliais, epiteliais, macrófagos, cél.dendriticas e linf.B
Linfócitos cd4: Respondem a microrganismos extracelulares que foram fagocitados e estimulam os linfócitos B na produção de anticorpos.
Antígenos intracelulares: 2 tipos, vírus e tumor- que utilizam a maquinaria da célula induzindo alterações; ou no caso de haver um antígeno que foi fagocitado. 
Difreneça entre as moléculas de MHC
MHC classe I: possui uma cadeia alfa (pesada) e uma beta (leve), alfa forma 3 domínios, beta possui 1 domínio chamado de Beta2microglobulina. Região alfa 1 e 2 apresentam o antígeno, logo são a região variável. Já a região alfa 3 e Beta2.... são as regiões constantes. Região da cadeia alfa que se liga a membrana: domínio transmembrana, região que ultrapassa a membrana: domínio citoplasmática . ambas são regiões constantes também. A região do linfócito que reconhecera o peptídeo é chamada de TCR, que reconhece também as áreas alfa 1 e 2. Para confirmar a informação de que é o MHC correto, o CD8 se liga a região Beta2microglobulina e alfa 1.
MHC classe II: possui uma cadeia alfa e uma beta, porém, do mesmo tamanho. Domínios variáveis: alfa 1 e Beta 1. Regiões constantes: alfa 2 Beta2. Região transmembrana e citoplasmática nas duas cadeais. CD4 se liga as regiões constantes alfa2 e Beta2. TCR se liga a região alfa1 e Beta1.
Região constante também chamada de domínio semlhante a imunoglobulina
Cadeia B não é codificada pelos genes do MHC classe I.
Cadeia B é codificada pelos genes doMHC classe II.

Continue navegando