Buscar

Dissertação Saude e segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão de Segurança
As questões de segurança e saúde no trabalho vem sendo abordadas cada vez mais nas empresas, pelos trabalhadores, sindicatos e empregadores. Mas ainda assim, pode-se observar bastante atos e condições inseguras nos mais diversos ramos e atividades.
Em muitas situações, os empresários são os mais negligentes e, portanto, responsáveis pelas condições inseguras, incidentes e acidentes. A redução de custos e aumento de lucratividade são o principal motivo da negligência com a segurança. Em diversos negócios faz-se necessária a elaboração de um plano de contingência, investimento em equipamentos de combate a incêndio e de proteção coletiva, bem como de profissionais para implementar e fiscalizar o cumprimento das NR´s (Normas Regulamentadoras) relativas à segurança e saúde.
Um grande aliado na luta contra o não cumprimento das leis de trabalho são os clientes. Quando a empresa vende serviços por exemplo, em diversos situações o cliente participa do processo produtivo e até faz parte dele, é o caso de cinemas, hotéis, shoppings, restaurantes, casas de shows e entretenimento por exemplo. Porém, os mesmos geralmente não possuem conhecimento e principalmente interesse para se atentar e indagas sobre essas questões de segurança.
Por parte dos clientes é necessária uma maior conscientização, afim de que se tenha conhecimento básico dos riscos inerentes a cada atividade, riscos dos estabelecimentos, plano do combate a incêndio, rotas de fuga, bem como outros quesitos que compreendem o plano de contingência. Munidos dessas informações, mesmo que forma superficial, o cliente pode e deve exigir do estabelecimento que sejam cumpridas as normas de segurança.
Esse tipo de atitude, tornando-se habitual, pressionará os empresários a atender e cumprir as normas e leis, garantindo maior segurança aos clientes, funcionários e ao próprio estabelecimento.

Outros materiais