Buscar

trabalho fontes alternativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Católica Dom Bosco 
Fernanda Goulart ra151473 Eng Mecânica - noturno
1.O que é Geração Distribuída? 
R.:  A geração distribuída é uma expressão usada para designar a geração elétrica realizada por consumidores independentes. Para isso, são utilizadas fontes renováveis de energia ou com elevada eficiência energética — como a energia hidráulica, solar, eólica ou biomassa.
2. Defina Fontes Alternativas. 
R.: São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
 
3. Quais os fatores que motivaram o incremento de fontes alternativas de geração? 
R.: Aconteceu uma enorme crise no segmento de Energia no país, pois após um grande período de seca, os níveis de rios ficaram baixos e o volume de água era insuficiente para abastecer as Barragens Hidroelétricas, por este motivo, o governo incentivou ainda mais a pesquisa em fontes de energia renováveis.
4. Quais são as fontes de energia alternativa? 
R.: Energia eólica, gerada a partir do vento; energia solar (fotovoltaica), gerada a partir dos raios solares; energia geotérmica, obtida a partir do calor contida nas camadas mais profundas da terra; energia maré-motriz (das mares), gerada a partir da energia contida nas ondas do mar; biomassa, obtida a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal como, por exemplo, cana-de-açúcar; nuclear , gerada através do processo de fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido; biogás, obtido dos gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos.
5. Quais os benefícios da implementação de energia incentivadas nos centros consumidores? 
R.: Elas apresentam baixo ou nenhum índice de geração de poluição ambiental e embora sejam mais caras para implantar o sistema de geração de energia, em longo prazo, são capazes de gerar economia. Além disso, diversificação de fontes de energia alternativa tira do país a dependência das fontes tradicionais, que muitas vezes podem ser controladas por empresas estrangeiras ou outros países.
 
6. Quais as desvantagens deste tipo de energia? 
R.: O custo inicial para a instalação dos equipamentos por vezes é muito caro, inviabilizando a produção desse tipo de energia. Além disso também há a maior dificuldade de armazenamento da energia.
7. Descreva o princípio de funcionamento da energia fotovoltaica. 
R.: Nos sistemas fotovoltaicos a radiação solar é convertida em energia elétrica por intermédio dos chamados semicondutores, que são configurados em elementos denominados células fotovoltaicas. Uma vez que cada célula produz uma corrente contínua de intensidade relativamente fraca, procede-se a sua associação para obter, após encapsulamento, um conjunto denominado módulo fotovoltaico. O agrupamento de módulos, colocados numa mesma estrutura de suporte, forma um painel. Quando incide luz solar com energia suficiente sobre estas estruturas, produz-se uma corrente de elétrons, obtendo-se assim energia elétrica utilizável.
8. Qual o elemento mais usual na fabricação dos painéis fotovoltaicos? 
R.: Os semicondutores feitos de silício são os mais usados na construção das células e o seu rendimento possível razoável é, atualmente, de cerca de 25-30%.
9. Desta afirmação: “Definido o valor de referência para o painel fotovoltaico, padrão de 1.000 W/m² a 25 °C, fatores que afetam a eficiência são a temperatura e a intensidade da irradiação solar sobre o painel.” podemos afirmar que quanto maior a for a temperatura ambiente maior será a eficiência de geração de energia? 
R.: Não, pois a captação da energia independe da temperatura e sim, da incidência solar para que o painel consiga “capturar” o máximo de luz (fótons - na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica).
10. A geração fotovoltaica produz uma tensão CC. O que é necessário para utilizarmos conectarmos aos sistemas convencionais? 
R.: Um transformador de CC para AC.
11. Qual o maior obstáculo para a disseminação da geração fotovoltaica? 
R.: O custo inicial para a instalação dos painéis solares ainda é muito alto, tornando inviável para boa parte dos consumidores.
12. A energia fotovoltaica pode ser utilizada durante o dia. Descreva o que é necessário para o suprimento de energia durante a noite em sistemas isolados. 
R.: É necessário o uso de baterias para que a energia capturada durante o dia também possa ser usada de noite.
13. Qual o objetivo das associações série e paralela das células fotovoltaicas? Descreva a finalidade de cada associação. 
R.: A associação de células deverá ser realizada respeitando critérios precisos de forma a que não existam desequilíbrios durante o funcionamento das fotopulhas. Apesar de serem escolhidas células que, teoricamente, são idênticas, as numerosas células que constituem um painel apresentam, forçosamente, pequenas diferenças inevitáveis aos processos de construção e ficarão sujeitas a condições de luminosidade e temperatura não uniformes no seio de um painel. A associação em série de várias células aumenta a tensão aos seus terminais, mantendo a corrente, enquanto que a associação em paralelo aumenta a corrente aos terminais da associação, mantendo a tensão.
14. Cite os 3 fatores que influenciam a eficiência de geração das placas fotovoltaicas. 
R.: Orientação do painel em relação ao Sol e o material com que o painel é feito e o número de horas de sol por dia é um fator bastante importante.
15. Descreva o princípio de funcionamento da geração heliotérmica. 
R.:  É a geração de energia elétrica renovável que transforma irradiação solar direta em energia térmica e subsequentemente em energia elétrica. Através da concentração dos raios solares diretos, temperaturas acima de 1000°C podem ser atingidas.  Espelhos de configurações variadas servem para concentrar os raios solares; no foco dos espelhos circula um fluido de trabalho que é aquecido com o calor da concentração. No ciclo de potência acontece a expansão desse fluido de trabalho em uma turbina, ou, alternativamente o vapor pode ser utilizado diretamente em processos industriais. 
16. Descreva o princípio de funcionamento da geração eólica. 
R.: Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade. Utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho que produz com o movimento da hélice um campo magnético na turbina. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
17. Quais são os impactos socioambientais da geração eólica? 
R.: Para a produção da energia eólica em larga escala é preciso construir os chamados parques eólicos que demandam muito espaço e desmatamento do local a ser utilizado; além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. Também podem interferir na rota migratória de pássaros, e os aerogeradores interferem na paisagem do local.
18. Qual a velocidade de vento mínima para utilização da energia eólica? 
R.: Entre 7 e 8 m/s aproximadamente.
19. Qual a ordem de grandeza de cada conjunto (torre) gerador eólico em operação na atualidade?
R.: Capacidade de geração de energia que pode chegar a 5 MW. Seu pico de geração é atingido com ventos fortes e sua eficiência pode passar dos 45%.

Outros materiais