Buscar

Discursivas Orientação em Supervisão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS
ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
QUESTÃO 1
A escola é lugar de estudo e trabalho coletivo. Portanto, o pedagogo, nos diversos papéis que pode assumir (supervisão escolar, coordenação pedagógica, orientação educacional), deverá atuar em parceria com todos os seguimentos e profissionais da escola, bem como participar das ações educativas desenvolvidas na escola, sempre de forma que incentive e fortaleça a participação coletiva da comunidade escolar na tomada de decisões da unidade escolar.
Qual o papel do supervisor escolar/coordenador pedagógico ou orientador educacional sobre a prática desenvolvida na escola participativa para efetivação do processo de ensino-aprendizagem?
RESPOSTA: O papel do supervisor escolar/coordenador pedagógico ou orientador educacional sobre a prática desenvolvida na escola participativa para efetivação do processo de ensino-aprendizagem é ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é necessário percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado. Ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre pronto para motivar a sua equipe. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional. O contato entre família e educadores é questão importante para proporcionar a melhora no processo de ensino aprendizagem. Além da parceria com a família, a escola e o orientador educacional têm um papel fundamental no estreitamento dos laços entre escola e comunidade. E sempre, todas as relações devem ser transparentes.
QUESTÃO 2 
Joana é supervisora escolar do sistema municipal de ensino, decerto em suas práticas, são consideradas suas Ações supervisora, de um sistema. Assim, conforme previsão legal o sistema de ensino compõe-se de três partes. Discorra sobre cada uma destas partes nos níveis Estaduais, Federais e Municipais assim como sobre seus limites e atribuições. 
RESPOSTA:
Sistema Federal de Ensino: diz respeito às instituições, aos órgãos, às leis e às normas que são de responsabilidade da União, do governo federal e são realizadas nos estados e municípios. Assim, além da responsabilidade pela manutenção das instituições federais, por meio do Ministério da Educação, supervisiona e inspeciona as diversas instituições de ensino superior particulares. A normatização deste sistema é realizada pelo órgão colegiado, Conselho Nacional de Educação. 
Sistema Estadual de Ensino: cabe à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar sobre educação, cultura, ensino e desporto. Fazem parte do sistema estadual de ensino as instituições de ensino estaduais. Entretanto, além da manutenção de suas escolas, cabe a este sistema a função de disciplinar e controlar a educação particular, fundamental e média, ensino supletivo e cursos livres que acontecem fora do âmbito escolar, por meio da Secretaria Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Educação, que exerce normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizadora da rede oficial e particular. 
Sistema Municipal de Ensino: fazem parte as unidades escolares municipais, o órgão administrativo da Secretaria Municipal de Educação e as instituições de ensino particulares de Educação Infantil, também compõe o sistema municipal de ensino, o Conselho Municipal de Educação que, em conformidade com a legislação educacional estadual e federal, exerce função normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizadora da rede municipal de ensino e das escolas particulares de Educação Infantil.

Continue navegando