Buscar

pesquisa de marketing / pesquisa operacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Pesquisa de marketing
Curso: Administração
Professor: Luiz Alberto Cordioli
Nome do aluno: César Alexandre Ribeiro Bitor
Data: 01/04/2016
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Considerando os conceitos discutidos na Unidade de Aprendizagem de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de institutos de pesquisa (IBGE, IBOPE, DATAFOLHA, etc.), sobre um tipo de pesquisa de marketing realizado depois de 2013. Em seguida, descreva os aspectos teóricos referentes às etapas do planejamento de pesquisa, como:
(1) objeto de pesquisa;
(2) tipo de pesquisa (quanto ao objeto e quanto aos métodos);
(3) método(s) de coleta de dados;
(4) informações sobre amostragem, e considerações referentes aos resultados apresentados, e finalmente;
(5) qual benefício essa informação trará para o mercado. Não esqueça de que deve fazer referência de sua fonte de pesquisa.
Utilize como norma para o desenvolvimento dessas informações o link http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/af35ec01-f477-410f-aa54-445c1bed59bc/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2012.pdf?MOD=AJPERES 
Cada item valerá 2,0 pontos.
Conforme estudado, Pesquisa de Marketing representa o planejamento, análise e apresentação sistemática de dados e pesquisas relevantes. È a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação. È um tipo de pesquisa que especifica a informação necessária focada para os devidos fins. 
O objetivo de pesquisa segundo IBGE, realizado em 2014, tem como principal papel a Saúde, como base domiciliar, de âmbito nacional. Identificando políticas e programas de ações que influenciam para bom desenvolvimento do país com percepção no estado de saúde, acesso e utilização de serviços de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. 
Tipo de Pesquisa quanto ao objeto e aos métodos.
Existem variáveis sobre o tema. Dados coletados com análises matemática, dedutiva e objetiva se encaixando em diversos conceitos de pesquisa quantitativa. Uma Análise por estatística e por pesquisa descritiva. Sendo planejada para ser representativa para o Brasil.
Com relação ao método e coleta de dados utilizado é um questionário composto por três partes. Domiciliar, referente às características do domicilio, mos molde do senso demográfico e da PNAD, relativo a todos os moradores do domicilio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde do PNAD; e o individual a ser respondido por um morador.
Foram divulgadas as informações de amostragem por alguns exemplos.
Proporção de pessoas de 18 anos ou mais de idade que referem diagnóstico médico de diabetes e receberam assistência médica para diabetes nos últimos 12 meses, por sexo, com indicação do intervalo de confiança de 95%, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e a situação do domicílio.
Proporção de pessoas de 18 anos ou mais de idade que nunca fizeram exame de sangue para medir a glicemia, por sexo, com indicação do intervalo de confiança de 95%, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e a situação do domicílio.
Proporção de pessoas de 18 anos ou mais de idade que referem diagnóstico médico de hipertensão arterial e tomaram medicamento para hipertensão nas duas últimas semanas anteriores à data da pesquisa, por sexo, com indicação do intervalo de confiança de 95%, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e a situação do domicílio.
O Benefício que pode nos trazer, como disse no início, desenvolvimento do páis voltado para a Saúde. Hoje vivemos em uma crise, onde o Setor da Saúde está precário.
Assim, com a disponibilização de mais essa base de dados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam, consideravelmente, o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira. De posse desta publicação, as instâncias executivas e legislativas, os profissionais e pesquisadores, os Conselhos de Saúde e os demais agentes interessados no setor passam a contar com um amplo conjunto de informações que lhes ajudarão na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas à saúde.
REFERÊNCIAS:
IBGE – PORTAL SAUDE ( http://portalsaude.saude.gov.br )
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio#58
Livro: Pesquisa nacional de Saúde 2013
Ministério da Saúde / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ

Outros materiais