Buscar

Teste de densidade do parafuso e Álcool

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia
	TURMA
	3055
	DATA
	20/10/2017
	Aluno/
Grupo
	Bruno Saraiva
Eduardo Carvalho
Fillipe da Silva
Marcos Cardoso
Matheus Azevedo
Thiago dias 
Vinicius Oliveira
	TÍTULO
	 Teste de densidade do parafuso e Álcool 
	OBJETIVOS
	Determinar a densidade de diferentes materiais
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Para que seja possível identificar qual elemento, substância ou mistura que compõe determinado sólido é preciso verificar a quantidade de massa que aquela amostra ocupa no espaço. O cálculo da densidade torna possível a identificação desses dados para que então possa se comparar com as informações da literatura. A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em certa quantidade de volume. Onde por meio de um calculo de divisão, massa por volume, se encontrará a densidade de tal material. Quando se trabalha com densidade de líquidos e sólidos a unidade de medida, trabalhada pode ser expressa em gramas por litros ou gramas por centímetros cúbicos e em gramas por litro para gases . Existem algumas vidrarias de laboratório que são utilizadas para se medir volumes como proveta, seringa, pipeta e balão volumétrico.Podemos determinar a densidade de algumas substancias a partir de sua temperatura. Uma vez que a maioria das substancias varia o volume quando a temperatura e alterada, a densidade e dependente da Temperatura.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	
Reagentes: Não houve reação sobre a experiência 
Materiais : Água ( H2O) , Parafuso ( Fe ) , Álcool 96 % ( OH ) 
Equipamentos: Proveta graduada 100 ml ,Vidro de relógio, Balança de precisão, Pipeta Pasteur 5 ml , Pisset.
	PROCEDIMENTOS
	
Densidade do parafuso ( Fe) e água ( H2O) destilada
Foi colocado o vidro de relógio sobre a balança de precisão para que possa retirar a diferença do peso do parafuso. Pesando o parafuso obteve-se uma massa de 12,7 g . A proveta graduada foi enchida ( 50 ml ) com água até o menisco atingir o volume 40 ml com o pissete e com a ajuda da pipeta pasteur ( 5 ml ) para que fique com a medida exata. Após encher a proveta graduada colocou-se o parafuso .
Densidade do etanol 96%
Foi colocada a proveta graduada sob a balança de precisão para retirar a diferença do peso do etanol. Pesando o etanol obteve-se uma massa de 39,7 g. Encher a proveta graduada ( 100 ml ) com etanol 96 % ( OH) até o menisco atingir 50 ml com ajuda da pipeta pasteur ( 5 ml ) para que fique na medida exata.
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	Densidade do parafuso ( Fe) e água ( H2O) destilada
Após ser colocado o parafuso na proveta graduada ( 100 ml ) com o menisco da água em 50 ml, o volume da água subiu em 1,5 ml. Calculando a densidade usando a fórmula acima obteve-se o resultado de 8,333 g/ml .
Densidade do etanol 96%
Após pesar a proveta graduada ( 100 ml ) com o menisco de etanol 96 % ( OH ) em 50 ml , foi calculado a densidade que resultou em 0,794 g/ml .
Cálculo de erro
 0.789 - 0,794 x100 = 0,6%
 0.789
	CONCLUSÃO
	Conclui-se que a determinação da densidade de uma amostra necessita de três fatores, a medição do peso, a medição do volume e a determinação da densidade e cada favor envolve uma metodologia diferente:
A medição do peso requer a pesagem e anotação da quantidade de matéria em cada amostra para que posteriormente possa ser feito o cálculo do desvio de erro.
 A medição do volume requer uma análise imediata para que possa determinar qual o método a ser usado por deslocamento volumétrico ou medição.
	REFERÊNCIAS
	http://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculo-densidade-solidos-irregulares.htm
Apostila de aulas práticas de Química Geral
https://pt.slideshare.net/ADSONTORREZANE/qumica-densidade-dos-materiais
ftp://ftp.feq.ufu.br/claudio/densidade2.pdf
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/286169/mod_resource/content/2/TABELA%20DE%20DENSIDADE%20DA%20%C3%81GUA%20COM%20A%20TEMPERATURA.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais