Buscar

apol linguistica aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Atente para a seguinte citação: 
“Os discursos acerca da escola republicana sempre ressaltaram seus vínculos com o ideal da igualdade. Em sua versão liberal, ela deveria ser o espaço da igualdade de oportunidades que oferecesse a todos o mesmo ponto de partida e os distribuísse social e economicamente segundo o mérito e talento de cada um”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Um olhar destoante das visões liberal e crítico-reprodutivista: Escola e a igualdade. <http://www.revistaeducacao.com.br/escola-e-igualdade/>. Acesso em 16 jul. 2016. 
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, em relação à igualdade entre os seres humanos no contexto escolar, podemos afirmar que:
	
	A
	Trabalhar com os estudantes para a afirmação da igualdade entre os seres humanos é apenas uma das faces do trabalho da formação para a cidadania.
	
	B
	Trabalhar com os estudantes para a afirmação da igualdade entre os seres humanos é uma das faces do trabalho destinado apenas à formação de alunos considerados inteligentes.
	
	C
	Trabalhar com os alunos sobre a igualdade é ter turmas homogêneas.
	
	D
	Cabe tão somente ao professor lutar pela igualdade da sua turma.
	
	E
	Somente os alunos das escolas privadas têm direito à igualdade de tratamento.
 
Questão 4/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Atente para a seguinte afirmação: 
“A publicação, em 1816, [...] [da] obra [de Franz Bopp] sobre o sistema de conjugação do sânscrito, comparado ao grego, ao latim, ao persa e ao germânico é considerada o marco do surgimento da Linguística Histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETTER, Margarida. Linguagem, língua, Linguística. In: Introdução à Linguística. v. I, p. 11-24. FIORIN, José Luiz (Org.), 2002. p. 7. 
Levando em consideração o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base da aula 1, Saussure e os estudos linguísticos no século XX: Linguística Aplicada, em relação à descoberta do sânscrito, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A descoberta do sânscrito iniciou uma nova fase dos estudos linguísticos com a descoberta da existência de uma relação de parentesco entre as línguas indo-europeias.
	
	B
	A descoberta do sânscrito iniciou a elaboração de novas gramaticas.
	
	C
	O sânscrito e o grego foram descobertos no século XX.
	
	D
	Muitas línguas foram descobertas no século XII e mudaram os estudos linguísticos.
	
	E
	O sânscrito, assim como o latim, foi descoberto no início do século XIX.
 
Questão 3/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Em suas pesquisas, Vygotsky procurou elucidar três questões fundamentais: - compreender a relação entre os seres humanos e o seu ambiente físico e social; - identificar as formas novas de atividades que fizeram com que o trabalho fosse o meio fundamental de relacionamento entre o homem e a natureza; - analisar a natureza das relações entre o uso de instrumentos e o uso da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOENK, Inhelora Kretzschmar. Uma introdução ao pensamento de Vygotsky. Revista de Periódicos da UDESC.<http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/download/1276/1087>. Acesso em 28 fev. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 2, Interação, interacionismos: Situando o interacionismo sociodiscursivo, sobre a relação homem/realidade na visão de Vygotsky, é correto afirmar que:
	
	A
	O sujeito age sobre a realidade e interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais.
	
	B
	O homem está dissociado da realidade, por isso, para construir seus conhecimentos, precisa agir dentro de um processo inteiramente individual e intrapsíquico.
	
	C
	A realidade do mundo está em um patamar fora da capacidade de o homem perceber e compreender, o que o impossibilita de agir sobre o real, de se relacionar e, consequentemente, aprender com o seu semelhante.
	
	D
	Para cada tipo de realidade existente, o ser humano age de uma forma, mas sempre individualmente.
	
	E
	O homem age sobre a realidade e constrói seus conhecimentos somente quando não interage com os seus semelhantes.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia a seguinte citação: 
“A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, ideias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya São Paulo: Cortez, 2001. p. 56
Conforme os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, em relação à diversidade cultural na escola, é correto afirmar que:
	
	A
	A escola deve ficar de fora das discussões sobre diversidade cultural, a fim de manter sua imparcialidade.
	
	B
	Cabe exclusivamente à família dos alunos tratar do tema diversidade cultural.
	
	C
	A ação pedagógica deve se preocupar com os conteúdos das disciplinas, não com as questões voltadas à diversidade cultural na escola.
	
	D
	Cabe exclusivamente ao professor a responsabilidade de mostrar filmes sobre a diversidade cultural para seus alunos e familiares.
	
	E
	Uma ação pedagógica realmente pautada na diversidade cultural deve ter como princípio uma política curricular da identidade e da diferença.
Questão 1/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A linguagem é [...] um lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: Uma perspectiva para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23. 
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, é correto afirmar que a  linguagem (verbal ou não verbal) na educação:
	
	A
	Tem um papel menor em relação aos demais conteúdos curriculares.
	
	B
	Tem papel fundamental na educação, pois permite a construção de significados múltiplos para um conceito.
	
	C
	Faz parte dos conteúdos destinados apenas às disciplinas dos anos finais.
	
	D
	É homogênea e inflexível, superando a diversidade cultural.
	
	E
	Estabelece apenas um significado para cada conceito.

Outros materiais