A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Apanhadão Discursivas

Pré-visualização | Página 1 de 7

Matemática e Ciências
Discursivas:
1 – Os fundamentos científicos devem contribuir p/ a formação de atitudes dos alunos. Não basta vc ensinar...é necessário que vc informe aos seus alunos sobre as implicações ambientais dessas ações...Considerando o excerto acima, escreva como as etapas de problematização... meio ambiente. 
Resposta: Considerando as etapas de problematização e busca de informações variadas (observação, experimentação, leitura de textos informativos e sistematização dos conhecimentos), espera-se que o aluno compreenda e desenvolva autonomia de pesquisa.
o bloco temático Meio Ambiente a partir dos princípios da Educação Ambiental tem como objetivo acabar definitivamente com a crença de que o homem é o senhor da natureza e alheio a ela, verifica-se a necessidade de reconstrução em relação homem-natureza, de forma a garantir a ampliação do conhecimento acerca de como a natureza se comporta e como a vida se processa.
2 – A seguir vc tem o comentário de dois professores a respeito do ensino de números: 
I) Logo que meus alunos entram na escola, ensino os símbolos que designam quantidades e a contagem de rotina p/ que saibam de cor. De lição de casa 0 a 9, de 10 a 20, de acordo com o que ensino durante as aulas.
II) Eu aproveito o que os alunos conhecem sobre os números, seja contagem ou símbolos, e coloco-os em contato c/ coleções de objetos, Justifique sua resposta c/ base nas novas orientações curriculares de Matemática. 
Resposta: Comentário nº II corresponde a atual perspectiva de ens. dos nº. De acordo com a base nas novas orientações curriculares de matemática , é que os alunos possam ter a oportunidade de lidar com esses elementos em situações do cotidiano, e que realizem algumas estimativas de resultados de medições. Espera-se que o aluno utilize elementos de posição como referência para situar-se e movimentar-se em espaços que lhe sejam familiares, assim como para definir a situação de um objeto num determinado espaço.
3 – Observe um fragmento de um projeto descrito em seguida e conceitue o que significa essa modalidade de aprendizagem, indique quais são suas etapas. Lembre que esse conteúdo foi bem explorado no livro-texto. (Texto: Antes de abordar o tema sustentabilidade é preciso ter em mente que o caminho entre o discurso e a pratica é longo, mas gratificante. Na rede de colégios Pueri Domus, em SP, o primeiro alerta sobre desperdício é feito no momento da matrícula, quando o aluno recebe uma squeeze e pode refletir sobre o uso de copos descartáveis. Além disso, a reciclagem faz parte da rotina e a circular enviada p/ os pais é on-line (nada de papel). “A discussão sobre sustentabilidade percorre o Ens. Fund. I c/ perspectivas diferentes em cada ano. Os alunos vão a campo investigar e constatar o que foi debatido em sala de aula e, depois são estimulados a pensar em ações sustentáveis”, explica Christina... 
Resposta: O projeto é uma estratégia de trabalho em equipe que busca a solução de um dado problema e favorece a articulação de diferentes conteúdos. Um projeto envolve uma série de atividades com o propósito de produzir, com a participação dos alunos, algo com função real. As principais etapas de um projeto são: a definição do tema, a escolha do problema principal que será alvo de investigação, o estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários e suficientes para que o aluno realize o tratamento do problema colocado, o estabelecimentos de objetivos que se pretende alcançar, seleção de atividades para exploração e fechamento do tema, a previsão de modos de avaliação dos trabalhos do aluno e do próprio projeto.
4 – P/ desenvolver a capacidade de observação dos alunos, é necessário, portanto, propor desafios que motivem a buscar os detalhes de determinados objetos, de modo que o mesmo objeto seja percebido de forma cada vez mais completa e diferente da maneira habitual. Responda o que é a observação em ciências e como ela pode ser. (DESENHO DE UMA FLOR). 
Resposta: É um procedimento guiado pelo professor previamente planejado com diversas formas de incentivo para a busca de detalhes no processo de observação , a comparação de objetos semelhantes, mas não idênticos, perguntas especificas sobre o lugar onde se encontram os objetos, sobre suas formas ou sobre outros aspectos que se pretende abordar com os alunos.
5- Na aula de Ciências naturais, a professora perguntou aos alunos: Por que ficamos arrepiados qdo sentimos frio? Qual a roupa que os animais usam? Em seguida entregou aos alunos figuras de animais diversos e placas c/ os escritos: penas, pelos e escamas. Propôs ao grupo uma dinâmica em grupo: associar os animais as suas roupas. Apesar de simples a atividade proposta pela professora pode ser explorada de modo a ampliar os conhecimentos dos alunos. P/ tanto, responda: como a professora poderia direcionar a atividade de modo a ampliar os conhecimentos do grupo acerca das características dos animais?
Resposta: Essa atividade iria enriquecer mais os conhecimentos dos alunos se a professora também trabalhasse a classificação dos animais terrestres, aquáticos em seu habitat, destacando as diferentes características físicas, seu modo de viverem na natureza, destacando as diferenças através de reparação dos animais de acordo c/ sua classificação. 
6 – De acordo c/ os parâmetros curriculares nacionais de ciências naturais qual é a principal contribuição do bloco temático meio ambiente p/ a formação do sujeito? 
Resposta: O tema meio ambiente é um assunto que deveria ser bem elaborado tendo uma abordagem completa ao meio escolar e importante destacar na formação do sujeito que no meio ambiente ele faz parte como um ser integrante e agente, que suas ações pode contribuir p/ transformações na natureza, portanto é importante na construção do cidadão que seja consciente e preservador e que tenha os recursos que neles são utilizados, sabendo bem aproveitar.
Apesar da grande divulgação de debates sobre problemas ambientais pelos meios de comunicação, o que muito tem contribuído como alerta para as populações, a simples divulgação não assegura a aquisição de informações e conceitos reconhecidos pelas Ciências. Ao contrário, é bastante frequente a banalização do conhecimento científico e a difusão de visões distorcidas sobre a questão ambiental, como o emprego de ecologia como sinônimo de meio ambiente.
A partir do senso comum, os indivíduos desenvolvem representações sobre o meio ambiente e problemas ambientais, geralmente pouco rigorosas do ponto de vista científico. Diante dessa situação, cabe à escola a revisão dos conhecimentos, valorizando-os sempre e buscando enriquecê-los com informações científicas. Como conteúdo escolar, a temática ambiental permite apontar para as relações entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores.
Inclusive, as questões específicas dos recursos tecnológicos, intimamente relacionadas às transformações ambientais, também são importantes conhecimentos a serem desenvolvidos.
O tema transversal Meio Ambiente traz a discussão a respeito da relação entre os problemas ambientais e fatores econômicos, políticos, sociais e históricos. São problemas que acarretam discussões sobre responsabilidades humanas voltadas ao bem-estar comum e ao desenvolvimento sustentado, para buscar a reversão da crise socioambiental planetária. Esta discussão necessita da fundamentação em diferentes campos de conhecimento.
7 – De acordo c/ César Coll (1996) dentre as múltiplas facetas do conteúdo, há que se destacar três: o conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal. Considerando que tais conteúdos devem ser contemplados nas aulas de matemática, defina cada um deles. 
Resposta: Conteúdo conceitual refere-se ao conceito e a definição de determinado assunto. Procedimental: são os procedimentos, as estratégias que o professor vai utilizar p/ expor o assunto. Atitudinal: são os exercícios que o professor vai propor aos seus alunos na concretização do aprendizado. 
8 – De acordo c/ os currículos oficiais