Buscar

avaliando aprendizado - fundamentos das ciências sociais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201711035019)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
		
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
	
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo científico.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201711035801)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Testador de hipóteses;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática;
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	
	Objetivo e imparcial;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201711035380)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: "[...] trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc". Partindo desta premissa, estamos nos referindo ao conceito de:
		
	
	Antropologia
	 
	Etnocentrismo
	
	Etnografia
	
	Relativismo cultural
	
	Sociologia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711035161)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Socialização, são corretas as assertivas abaixo, com exceção de : (MOURA, 2013, p.24)
		
	
	É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
	
	É o processo pelo qual o indivíduo é integrado numa sociedade desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
	 
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser individual se impor sobre o ser social.
	
	Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.
	
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser social se impor sobre o ser individual.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711035558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o conceito antropológico de cultura, indique qual das alternativas expressa uma visão etnocêntrica:
		
	
	Os índios são possuidores de um saberes específicos em relação à culinária e à medicina.
	 
	Os índios são seres pouco inteligentes, porque não desenvolveram o pensamento científico como os brancos.
	
	Os índios possuem saberes diferentes dos brancos, mas nem por isso podem ser considerados inferiores.
	
	Os índios apresentam formas de família diferentes dos padrões ocidentais.
	
	Os índios, muitas vezes, resistem a fazer parte da sociedade de classes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes