Buscar

APOL PRATICAS PROFISSIONAIS LINGUISTICA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia a seguinte citação: 
“A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, ideias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya São Paulo: Cortez, 2001. p. 56
Conforme os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, em relação à diversidade cultural na escola, é correto afirmar que:
	
	E
	Uma ação pedagógica realmente pautada na diversidade cultural deve ter como princípio uma política curricular da identidade e da diferença.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Em suas pesquisas, Vygotsky procurou elucidar três questões fundamentais: - compreender a relação entre os seres humanos e o seu ambiente físico e social; - identificar as formas novas de atividades que fizeram com que o trabalho fosse o meio fundamental de relacionamento entre o homem e a natureza; - analisar a natureza das relações entre o uso de instrumentos e o uso da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOENK, Inhelora Kretzschmar. Uma introdução ao pensamento de Vygotsky. Revista de Periódicos da UDESC.<http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/download/1276/1087>. Acesso em 28 fev. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 2, Interação, interacionismos: Situando o interacionismo sociodiscursivo, sobre a relação homem/realidade na visão de Vygotsky, é correto afirmar que:
	
	A
	O sujeito age sobre a realidade e interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A linguagem é [...] um lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: Uma perspectiva para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23. 
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, é correto afirmar que a  linguagem (verbal ou não verbal) na educação:
	
	B
	Tem papel fundamental na educação, pois permite a construção de significados múltiplos para um conceito.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Atente para a seguinte citação: 
“Os discursos acerca da escola republicana sempre ressaltaram seus vínculos com o ideal da igualdade. Em sua versão liberal, ela deveria ser o espaço da igualdade de oportunidades que oferecesse a todos o mesmo ponto de partida e os distribuísse social e economicamente segundo o mérito e talento de cada um”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Um olhar destoante das visões liberal e crítico-reprodutivista: Escola e a igualdade. <http://www.revistaeducacao.com.br/escola-e-igualdade/>. Acesso em 16 jul. 2016. 
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, em relação à igualdade entre os seres humanos no contexto escolar, podemos afirmar que:
	
	A
	Trabalhar com os estudantes para a afirmação da igualdade entre os seres humanos é apenas uma das faces do trabalho da formação para a cidadania.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia a seguinte afirmação: 
“[O Curso de Linguística Geral] divulga [...] os conceitos basilares de uma nova ciência, a Linguística. Define o objeto dessa ciência, a língua. Isola, ou distingue esse objeto dos demais fatos da linguagem. Caracteriza linguagem em oposição à língua. Caracteriza a língua em oposição à fala, à escrita e a outros códigos de linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Rômulo da Silva Vargas. Saussure e a definição da língua como objeto de estudos. ReVEL. Edição especial n. 2, 2008. p. 8. <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_2_saussure_e_a_definicao_de_lingua.pdf>. Acesso em 22 fev. 2018. 
Levando em consideração o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base da aula 1, Saussure e os estudos linguísticos no século XX: Linguística Aplicada, em relação à língua, podemos afirmar que:
	
	A
	O objeto de estudo da Linguística é a língua, pois ela é dotada de significação e é estruturada, sendo essa condição essencial ao seu funcionamento.

Outros materiais