Buscar

Ortodontia - Introdução

Prévia do material em texto

ORTODONDIA
VANESSA SERRA
7 Período
ORTODONTIA E OFM
ORTODONTIA
É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dentais, incluindo as condições que requerem uma movimentação dentária, bem como a harmonização da face no complexo maxilo-mandibular.
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
É a especialidade que estuda, diagnostica e intervém nos distúrbios do crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, buscando o equilíbrio e harmonia da estética facial e principalmente a realização correta das funções do sistema estomatognático (respiração, mastigação, fonação, deglutição etc).
TIPOS DE ORTODONTIA
PREVENTIVA
INTERCEPTADORA
CORRETIVA
São empregados procedimentos clínicos que impedem a instalação de maloclusão. Significa que uma constante, dinâmica e disciplinada vigilância é necessária ao paciente e ao cirurgião-dentista. Para a manutenção da oclusão dentro dos padrões de normalidade em determinado período.
Implica que algo anormal existe e a ciência e a arte empregada para saber e eliminar potenciais irregularidades e más posições no complexo dental em desenvolvimento deve ser criteriosa, principalmente na utilização de procedimentos clínicos que impedem a progressão da maloclusão, retornando a oclusões normais.
São procedimentos clínicos que permitem a correção das maloclusões por meio de aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, geralmente no final da dentição mista e início da dentição permanente. 
OCLUSÃO
É um conjunto de relações estáticas, dinâmicas e funcionais entre as superfícies oclusais dos dentes e as demais estruturas do sistema estomatognático.
OCLUSÃO IDEAL/RC
É uma oclusão onde as relações estáticas e dinâmicas funcionam corretamente.
OCLUSÃO NORMAL/FUNCIONAL
É a mais comum, onde os dentes conseguem estar harmonizados e exercendo função, porém não é a ideal.
CHAVES DE OCLUSÃO - Angle e Andrews
CHAVES
CHAVE I - RELAÇÃOMOLAR(cmv1ms oclui no sulcomvdo 1mi –Angle); (Contato da vertente distal dacdvdo 1ms com a superfíciemesialdacmvdo 2mi – Andrews)
CHAVEII – ANGULAÇÃO MESIODISTAL DOS DENTES(É a linha que passa pela coroa e raiz dental que configura uma curva de convexidade anterior necessária à estabilização funcional de cada dente em particular e de todo o arco em conjunto)
CHAVE III – INCLINAÇÃOVESTIBULOLINGUAL/PALATINA DOS DENTES(Se a inclinação da raiz do dente é para lingual ou palatina, a inclinação da face vestibular do dente se mostra para o lado oposto caracterizando inclinações negativas)
CHAVE IV – PRESENÇA DE CONTATO PROXIMAL RÍGIDO(As áreas de pontos de contato variam de dente para dente, de acordo com sua morfologia, se posicionando mais paraoclusalou cervical)
CHAVEV – AUSÊNCIA DE ROTAÇÃO DENTAL(É quando os sulcosoclusaisde pré-molares e molares estão conformados em um segmento de curva, de modo que existe um perfeito encaixe dos dentes superiores com os inferiores quando em oclusãocêntrica)
CHAVES DE OCLUSÃO – Angle e Andrews
CHAVES
CHAVE VI –CURVA DE SPEE(É a linha que une o ápice dascúpidesvestibulares dos dentes superiores, tendo seu ponto mais baixo (inferior) em correspondência com a cúspidemesiovestibulardo 1 molar permanente)
CHAVEVII – CONFORMAÇÃO DOS ARCOS DENTAIS(É a curva gerada pela sucessão de dentes permanentes que configura um segmento de eclipse. Morfologia e dimensões transversais corretas = harmonia facial correta)
CHAVE VIII – GUIAS DE OCLUSÃO DINÂMICA(É um guia de obtenção do equilíbriooclusale consequentemente estabilidade mandibular. A – Forçasoclusaisem direção axial favorável às estruturas de suporte; B – Contatos bilaterais simultâneos entre os dentes, emcêntrica; C – Ausência de interferência em qualquer dente posterior no lado de trabalho durante o movimento de lateralidade,desoclusãodo lado de balanceio,desoclusãoposterior total emprotusão, guiaincisalem harmonia com os movimentosbordejantese EFL correto e em harmonia com o complexo neuromuscular e ATM)
CHAVE IX– EQUILÍBRIO TOTAL(São fatores mecânicos responsáveis pelo equilíbrio como: forças motoras, resistentes, elementos que distribuem as forças motoras e o coxim elástico)
CHAVE X – HARMONIA FACIAL(É quando a uma harmoniadas linhas faciais e um perfeito equilíbrio entre suas partes incluindo os dentes, são necessários para a compreensão e o verdadeiro objetivo da oclusão normal)
CLASSIFICAÇÃO DAS MALOCLUSÕES
ANGLE
CLASSE I
Chave de molar – É a relação presente na oclusão normal, assim como na má oclusão classe I. Quando os molares estão em chave a ponta de cúspide mesiovestibular do superior oclui no sulco mv do inferior. O perfil facial reto.
CLASSE II
Distoclusão do 1mpi, o sulco mesiovestibular do molar inferior situa-se distalmente à cúspide do 1mps. Perfil convexo.
CLASSIFICAÇÃO DAS MALOCLUSÕES
CLASSE II-I
CLASSE II-II
Distoclusão 1mpi + vestibularização dos incisivos superiores
Distoclusão do 1mpi + Palatinização ou verticalização dos incisivos superiores
SUBDIVISÕES DA CLASSE II
CLASSIFICAÇÃO DAS MALOCLUSÕES
CLASSE III
A mesioclusão do 1mpi é a característica determinante da classe III. O sulco mesiovestibular do molar inferior está mesializado em relação à cúspide do 1mps. O perfil concâvo.
CLASSE III-DIREITO
CLASSE III-ESQUERDO
CLASSIFICAÇÃO DE LISHER
MESIOVERSÃO
Dente mesializado em relação a posição normal
DISTOVERSÃO
Dente distalizado em relação a posição ideal
VESTIBULOVERSÃO
Dente vestibularizado
LINGUOVERSÃO
Dente lingualizado/palatinizado
INFRAVERSÃO
Dente aquém do plano oclusal
SUPRAVERSÃO
Dente além do plano oclusal
CLASSIFICAÇÃO DE LISHER
GIROVERSÃO
Dente girado na arcada
AXIVERSÃO
Dente em sentido axial
TRANSVERSÃO
Transposição do dente
PERVERSÃO
Dente impactado
AXIVESTIBULOVERSÃO
Dente no sentido axial e vestibularizado
GIROLINGUOVERSÃO
Dente girado e lingualizado/palatinizado

Outros materiais

Materiais recentes