Buscar

APOL 04 Getão da Tecnologia e da Inovação . Avaliação e Retenção nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com o que vimos sobre os “Estilos de Aprendizagem e suas Características”, identifique e assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao trecho a seguir.   “Aprendem melhor por meio de tarefas, relativamente, curtas, do tipo ‘aqui e agora’. Podem ser atividades gerenciais no trabalho ou em cursos: coisas como jogos de empresa e tarefas competitivas feitas por equipes de trabalho. Têm mais dificuldade em aprender por meio de situações, envolvendo um papel passivo, como ouvir palestras ou leitura.”
Nota: 20.0
	
	A
	Ativistas.
Você acertou!
Ativistas. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 187), ATIVISTAS - aprendem melhor por meio de tarefas, relativamente, curtas, do tipo “aqui e agora”. Podem ser atividades gerenciais no trabalho ou em cursos: coisas como jogos de empresa e tarefas competitivas feitas por equipes de trabalho. Têm mais dificuldade em aprender por meio de situações, envolvendo um papel passivo, como ouvir palestras ou leitura.
	
	B
	Reflexivos.
	
	C
	Teóricos.
	
	D
	Pragmáticos.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Quando falamos nessas práticas (empreendedorismo corporativo), estamos falando em desenvolver na empresa sua resistência às variações das pressões competitivas de mercado (resiliência organizacional) por meio da capacidade de gerar e implementar inovações. Estamos falando de levar a empresa para um estágio de desenvolvimento de ações que a levem a novos negócios, à renovação estratégica, à inovação em seu modelo de negócio e à diferenciação em suas formas de transação com o mercado”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
LENZI, Fernando César…[et al.]. Talentos inovadores na empresa: como identificar e desenvolver empreendedores corporativos. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 97 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 5 sobre o empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir que versam sobre quais aspectos as organizações precisam melhorar para fomentar o empreendedorismo de seus colaboradores. 
I. Para que os colaboradores se sintam confortáveis em empreender, as organizações necessitam rever suas políticas de incentivos.
II. Empresas que fomentam o empreendedorismo em seus colaboradores enfrentam mais situações de insucesso que sucesso.
III. É prudente que as organizações tenham regras claras sobre os ônus e os bônus dos projetos inovadores.
IV. Pessoas empreendedoras que não encontram espaço dentro da organização a qual trabalham, buscam a concorrência para trabalhar.
V. Colaboradores que trabalham nas áreas de pesquisa e desenvolvimento são naturalmente empreendedoras. 
Estão corretas apenas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas porque as empresas necessitam rever suas políticas de incentivo e implementar avaliação dos profissionais segundo nível de riqueza gerado e riscos assumidos. Poderemos ter um tempo, onde funcionários que se arriscarem em um novo projeto, mas que não tiverem resultados que redundem em ganhos concretos, sejam recompensados pelos seus esforços próprios de empreitada. (Rota 5)
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	IV e V, apenas.
	
	E
	II, III e V, apenas.
Questão 3/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
“É um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores, suas crenças, aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades e expandam sua prontidão, para agir de forma coerente e eficaz. Por essa razão, constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e aprendizagem contínuos.” De acordo com o que foi estudado, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à descrição acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Coaching.
Você acertou!
Coaching. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 211), a alternativa correta é “coaching”.
	
	B
	Processos sistêmicos.
	
	C
	Estratégias genéricas.
	
	D
	Modelo diretivo.
Questão 4/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“O pensamento focado no lucro, que apenas apoia seu aumento com reengenharia e downsizing, já demonstrou sua ineficácia. As empresas líderes de mercado, aquelas consideradas “boas para trabalhar”, são as que valorizam o capital intelectual e substituíram o paradigma da gestão da informação pelo conceito da gestão do conhecimento e da valorização profissional”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SELEME, Roberto Bohlen; MUNHOZ, Antonio Siemsen. Criando universidades corporativas no ambiente virtual. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p.96. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 5 sobre o capital intelectual, assinale a afirmativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O retorno do investimento no capital intelectual é observado quando a empresa reduz o número de colaboradores em detrimento da automatização.
	
	B
	Valorizar o capital intelectual de uma organização requer um grande esforço por parte dos gestores uma vez que é necessário ter dinheiro em caixa
	
	C
	Investir no capital intelectual é uma prática possível apenas para as grandes corporações que já estão maduras no mercado.
	
	D
	O capital financeiro e de ativos (prédios, máquinas, equipamentos, entre outros) são os alicerces de uma organização.
	
	E
	As empresas de melhores práticas reconhecem que é o seu capital intelectual que permite a alavancagem das estratégias corporativas.
Você acertou!
A os principais ativos de uma empresa já não eram mais máquinas, estruturas físicas e acesso às matérias primas.
Assim o conhecimento das pessoas alavancava toda a estratégia organizacional, uma vez que, a exemplo das empresas de software, o conhecimento acaba a valer mais que toda a estrutura física de uma empresa industrial.
Questão 5/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com Chiavenato (2004), um gestor deve ficar atento a alguns indicadores, tanto voltados para a produção quanto às relações humanas. E esses indicadores são importantes fontes de informações sobre as patologias da empresa e, principalmente, as oportunidades de melhorias da organização. Assinale a alternativa que apresenta um indicador de relacionamento pessoal/interpessoal.
Nota: 20.0
	
	A
	Desperdícios.
	
	B
	Não atingimento contínuo de metas.
	
	C
	Excessivo número de reclamações, tanto de clientes quanto dos colaboradores acerca de outros colaboradores.
Você acertou!
Excessivo número de reclamações, tanto de clientes quanto dos colaboradores acerca de outros colaboradores. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 204)
	
	D
	Problemas com qualidade – elevado número de erros.

Outros materiais