Buscar

APOL 05 Getão da Tecnologia e da Inovação . Avaliação e Retenção nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
A avaliação “360 graus” (ênfase no desempenho futuro) é um dos métodos de avaliação de desempenho em que todas as pessoas envolvidas são avaliadas, os chamados stakeholders. Quem são os stakeholders? Assinale a alternativa correta de acordo com o citado por Lotz e Gramms (2012).
Nota: 20.0
	
	A
	Seus pares e a área de recursos humanos.
	
	B
	Seus pares, superiores imediatos, subordinados, clientes entre outros.
Você acertou!
Seus pares, superiores imediatos, subordinados, clientes entre outros. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 243)
	
	C
	Superiores imediatos e subordinados somente.
	
	D
	Clientes e a área de recursos humanos.
Questão 2/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com o que foi estudado sobre os métodos de avaliação de desempenho, assinale a alternativa que indica, corretamente, qual método é descrito a seguir.   “Compreende a identificação das potencialidades do avaliado, que facilitarão o desenvolvimento de tarefas e atividades que lhe serão atribuídas. Possibilita identificar os talentos que estão trabalhando aquém de suas capacidades, fornecendo bases para o remanejamento desses colaboradores.”
Nota: 20.0
	
	A
	Avaliação de potencial.
Você acertou!
Avaliação de potencial. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 241), o método descrito é o da “avaliação de potencial”.
	
	B
	Frases descritivas.
	
	C
	Avaliação de competências.
	
	D
	Avaliação de competências e resultados.
Questão 3/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
Há vários tipos de indicadores nas organizações. A comparação binária é um deles. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta desse indicador.
Nota: 0.0
	
	A
	Baseia-se na comparação entre os resultados previstos e os realizados. Embora seja considerado um método prático, sua fragilidade está em considerar somente o ponto de vista do supervisor sobre o desempenho do avaliado.
	
	B
	Tem como base a avaliação do alcance de objetivos específicos, mensuráveis, alinhados aos objetivos organizacionais e previamente negociados entre cada funcionário e seu líder. Pressupõe que apenas os aspectos que estavam previstos nos objetivos e que foram previamente comunicados ao avaliado podem ser considerados. Além disso, deve permitir que o colaborador faça sua autoavaliação e a discuta com seu gestor.
	
	C
	Conhecido também como comparação dos pares, o método faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, elencando alguns fatores pertinentes. É um processo bastante simples e pouco eficiente, além de ser, consideravelmente, difícil de ser realizado, principalmente se o número de pessoas avaliadas for grande.
Comparação binária. Conhecido também como comparação dos pares, o método faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, elencando alguns fatores pertinentes. É um processo bastante simples e pouco eficiente, além de ser, consideravelmente, difícil de ser realizado, principalmente se o número de pessoas avaliadas for grande. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 241), o método descrito é o da “comparação binária”.
	
	D
	Esse método também pode ser denominado de avaliação por escrito ou avaliação de experiência e consiste em uma descrição livre a respeito das características do avaliado, seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades e dimensões de comportamento, entre outros aspectos. A desvantagem reside na dificuldade de combinar ou comparar as classificações atribuídas e, por isso, é mais eficaz quando combinado com outro método mais formal.
Questão 4/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
Alguns métodos de avaliação de desempenho são baseados no desempenho passado conforme citado por Lotz e Gramms (2012). Qual dos métodos abaixo descritos não se baseia no desempenho passado? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Pesquisa de campo.
	
	B
	Escalas gráficas.
	
	C
	Escolha forçada.
	
	D
	Avaliação de resultados.
Avaliação de resultados. Segundo Lotz e Gramms (2012, p. 242)
Questão 5/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“[...] Assim, o grande desafio das Organizações do Século XXI será atrair e reter clientes, fornecedores e criadores de conhecimento. A estratégia empresarial necessitará estar fortemente apoiada em uma estratégia de educação continuada dos empresários, executivos e técnicos que compõem o capital humano das Organizações. Isto se fará por meio de programas estruturados sob medida para as necessidades específicas do negócio e que valorizem o raciocínio criativo, a resolução de problemas, o desenvolvimento de lideranças, o autogerenciamento da carreira, a efetividade na comunicação e na colaboração, além do desenvolvimento tecnológico”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo03.htm
Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 6 e no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema gestão e capitalização do conhecimento, analise as sentenças a seguir: 
I. Na prática, a capitalização do conhecimento acontece quando a empresa adquire e desenvolve habilidades que propiciem as inovações.
II. Uma forma de identificar a capitalização do conhecimento é através da projeção de cenários que auxilie na tomada de decisões.
III. A criação de espaços propícios para o desenvolvimento da criatividade e inovação, auxilia a geração de conhecimento.
IV. Os colaboradores são responsáveis pela criação e capitalização do conhecimento das empresas, isentando a alta direção.
V. A capacitação dos colaboradores da alta gerência se faz desnecessária uma vez que os mesmos são altamente competentes. 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III estão corretas porque por meio da criação e da conversão do conhecimento, as organizações podem adquirir ou desenvolver habilidades que propiciem inovações, capitalizando o conhecimento organizacional. A análise de cenários e a criação de espaços propícios para o fomento do conhecimento, são capacidades adquiridas com a capitalização do conhecimento. As afirmativas IV e V estão incorretas porque é imprescindível que a alta direção se envolva na criação, na capitalização do conhecimento e na capacitação constante. (Livro-base, p. 133)
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III, IV e V, apenas.

Outros materiais