Buscar

ARCGIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ArcGIS é um pacote de softwares da ESRI (Environmental Systems Research Institute) de elaboração e manipulação de informações vetoriais e matriciais para o uso e gerenciamento de bases temáticas. O ArcGIS disponibiliza em um ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG) uma gama de ferramentas de forma integrada e de fácil utilização.
Este software integra cinco componentes principais, a saber: ArcMap, ArcCatalog, ArcToolbox, ArcGlobe e ArcScene.
* ArcMap: utilizado para criar e interagir com os mapas. As informações geográficas são visualizadas, editadas, analisadas e consultadas de forma interativa. São disponibilizadas duas formas de visualização dos dados: a visualização geográfica (Data View) e a visualização de layout (Layout View). Os mapas são construídos sobrepondo-se os temas (Layer), os quais são adicionados na tabela de conteúdo.
* ArcCatalog: é semelhante ao Windows Explorer, pois permite navegar a árvore de diretórios locais ou remotos para procurar, pré-visualizar, documentar e organizar arquivos. Entretanto, é adaptado às informações geográficas, pois simplifica os dados, os quais são constituídos por um conjunto de arquivos.
* ArcToolbox: é um aplicativo disponível apenas dentro dos demais: ArcMap, ArcCatalog, ArcGlobe e ArcScene. De maneira simples e direta, funciona como uma “caixa de ferramentas” de SIG utilizadas no geoprocessamento. Dentre elas destacam-se: análises espaciais, projeções, transformações, etc.
* ArcGlobe: é semelhante ao ArcMap, porém apresenta informações em uma visão 3D. As layers são associadas a uma fonte de dados tridimensional em comum.
* ArcScene: permite a visualização dos mapas, além de criar animações em uma apresentação dinâmica dos dados.
Estes aplicativos trabalham em conjunto e são complementares para a construção de um SIG. Outra característica importante dos softwares de SIG é sua modularidade, ou seja, a partir de um núcleo principal é possível a adição de módulos específicos com novas funções.
O ArcGIS utiliza um modelo de dados próprio denominado Geodatabase. Neste formato, as informações vetoriais são estruturadas em Features Classes, e são integradas juntamente com as imagens, grids, TIN’s e tabelas em uma única base de dados.
No entanto, outros formatos de dados também podem ser lidos pelo ArcGIS. A seguir é apresentada uma lista dos formatos compatíveis:
Dados vetoriais
ArcInfo (UNIX e Windows);
Modelos digitais do terreno ArcInfo (TIN);
AutoCAD nos formatos DWG e DXF;
Microstation no formato DGN;
Arquivos Shapefile;
Dados raster
* Arquivos ArcInfo no formato GRID;
* Imagens nos formatos TIFF, TIFF/LZW compressed, ERDAS, IMAGINE, BSQ, BIL, BIP, Sun rasterfiles, BMP, Run-length compressed files, JPEG e catálogos de imagens ArcInfo;
* Display multimídia de imagens nos formatos: GIF, TIFF, JPEG
Bancos de dados
* Formatos DBF, INFO, texto delimitado e conexões ODBC.

Outros materiais