Buscar

Questionário capítulo 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Nos monastérios, Carlos Magno recrutou os clérigos que seriam responsá​veis pela reforma das bases da escrita e do ensino que ficou conhecida como “Renascimento Carolíngio”. Quais foram as implicações dessa aliança? 
R: À partir deste momento, a língua padrão do império e para a disseminação dos conhecimentos passa a ser o latim, a Igreja passa a deter o conhecimento, baseado no TRIVIUM e QUATRIVIUM, o império passa a contar com funcionários melhor instruídos e usar a escrita em suas bases administrativas e não somente ordens verbais transmitidas, toda essa reforma, redirecionara a ação dos abades e bispos, inclusive em estruturas monásticas e apesar do mútuo apoio, o Imperador, detém o poder de nomeação de estruturas hierárquicas, como escolha dos bispos e abades, além da possibilidade da presidência dos concílios.
2) Carlos Magno interferiu na nomeação de bispos e abades, na direção de concílios, e obrigou todo o clero a entrar em vassalagem, colocando-os, por meio do juramento de fidelidade, a serviço exclusivo do imperador. Nesse contexto, o poder temporal lhe parece mais forte que o poder espiritual, ou a Igreja teria permitido tamanha intervenção por motivos particulares? 
R:Todas estas alterações só resultariam no aumento do poder da igreja, que conseguiu, através da força do império o fortalecimento da raiz cristã e a consequente dominação pela fé, o domínio dos ramos educacionais, aumentaram ainda mais esta dominação, pois será a igreja quem controlará qualquer meio educacional do período, tanto monásticos, quanto palacianos, por mais que este último, seja destinado aos laicos, eram da igreja os coordenadores deste ambiente educacional.
3) Qual é foi o papel de Alcuíno nas reformas propostas por Carlos Magno?
R: Veio de Alcuíno o processo de normatização da escrita (culminando no Latim como língua), a aplicação das escolas palacianas e escolas liberais para o ensino do contexto dos ofícios.
4) Sabe-se que durante muito tempo a Igreja foi a única detentora do saber. Reflita sobre as consequências desse fato e responda: por que não permitir que o conhecimento seja compartilhado? 
R:O domínio cultural e intelectual gera tanto poder quanto o domínio bélico, sendo assim, a igreja educava o povo para respeitar e manter as bases do cristianismo.
5) Chamamos de renascimento cultural carolíngio uma série de modificações ocorridas nas artes e na educação naquele período. O que teria possibilita​do tamanhas mudanças? Pesquise sobre o Humanismo (e seus princípios) e analise se ele pode estar relacionado com esse contexto.
R: O renascimento cultural carolíngio foi possível pela implementação dos conceitos educacionais da antiguidade, o trivium e quatrivium pela proposta de Alcuíno, A única base de humanismo existente neste período, é que as 7 artes liberais, estimulariam o racional humano em busca de novas descobertas e ações, porém o humanismo que temos constante acesso ao conhecimento é experimentado após o renascimento cultural do final da idade média e vem em oposição ao contexto que a igreja pregava.
Logo, no período carolíngio, ainda estava se desenvolvendo a escolástica do Teocentrismo.
6) A mudança de atitude em relação à atuação monástica, por parte de Luís, o Piedoso, pode ser pensada como uma segunda etapa no processo de expan​são territorial? Comente essa questão. 
R:A mudança está sim relacionada ao processo de expansão, pois a consolidação era o objetivo principal do ajuste da atuação monástica, já não tinham mais as pessoas a quem converter, então passava a ser necessário uma estrutura de controle e fiscalização da fé, assim, a manutenção do cristianismo seria continuada.
7) Observe as Figuras 5 e 6, elas são exemplos da arte carolíngia. Pesquise so​bre essa temática e elabore um quadro com as principais categorias artísti​cas do período. Esse exercício lhe fornecerá um plano de aula com excelen​tes recursos visuais. 
	Figura 5 O homem rico e o pobre Lázaro, Evangeliário do imperador Otão III, tesouro da Catedral de Aachen.

Outros materiais