Buscar

Questionário capítulo 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Compreende bem o conceito de alteridade? Pesquise o significado desse termo, estabelecendo sua relação com o conceito de “identidade” nos estu​dos antropológicos. 
A ideia da alteridade vem de encontro com o estudo das diferenças, se aplicarmos esse conceito na prática, a alteridade nos fará observar a diferença entre as identidades das civilizações, onde independente da cultura, ou religião, é possível que os sujeitos interajam e possam ambos receber características do outro,
2) O que faria um imperador aderir a uma religião até então marginalizada e vista com péssimos olhos pela maioria dos habitantes do Império Romano? Constantino teria visto no cristianismo a possibilidade de mudar a história? Teria sido um oportunista? A partir do que estudamos, discorra sobre os motivos que levaram Constantino a se converter ao cristianismo. 
De forma fatídica, não faz sentido o imperador mudar seu credo e influencia a todos os que estão sob sua tutela para agradar uma parcela menor que 10%. Este sentido só encontraremos se nos enveredarmos pelo caminho da Fé, onde o mesmo teve um sonho e seu sonho lhe guiou, se anunciou como cristão e obteve sucesso, talvez não pelo fato de sua fé, o resultado poderia ter sido diferente, mas não foi e este resultado inverteu plenamente a situação desta religião, de tolerável, galgou para oficial e séculos mais tarde, seria necessária para o apontamento do próximo imperador.
3) Se Ário estivesse correto, Cristo não seria divino e teria sido criado por Deus, assim como os homens. Como saber, então, em que acreditar? Qual foi o critério adotado para se certificar sobre quem postulava a verdade sobre a pessoa do “Filho”? 
Sobre a postura de Ário, este tentou impor seu pensamento contra o pensamento formado em um concílio, a função desta reunião/concílio era que as pessoas influentes, baseadas nas escrituras pudessem decidir a postura e os dogmas da religião, o termo aceito foi de consubstancialidade ou seja, pai (divino) filho e espírito santos (divinos – mesmo criados, são da mesma matéria criadora).
4) Já se sente apto a traçar o caminho percorrido pelo cristianismo e estabele​cer seus pontos de embate e de apoio? Faça um pequeno esboço dessa tra​jetória. Com essas anotações, poderá se preparar para o estudo da disciplina História Medieval II. 
O cristianismo desde o século 1 vinha se propagando conforme uma das premissas propostas por Jesus “ide por todo mundo e pregai o evangelho”, porém esta prática não era permitida, principalmente ao chegar ao Império de Diocleciano (284-305) onde existiu a grande perseguição, com escrituras queimadas, locais de culto destruídos, pessoas perseguidas e bispos presos.
Até que a sucessão do império, chega ao poder, Constantino e em uma batalha, tem uma revelação e escolhe o cristianismo como sua religião, e influenciando o império, não foi extremista ao ponto de ir contra os pagãos, pelo contrário, criou-se um sentido de tolerante (que antes era dos cristãos) e até cargos na administração e senado mantiveram/receberam.
Os concílios, onde autoridades clericais reuniram-se para decidir a respeito dos dogmas cristãos como o credo e Santíssima Trindade.
Durante estes períodos já podemos perceber o quão poderosa esta instituição será, pois já estava exilando aqueles que discordavam de suas determinações, já sendo taxados como Hereges.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes