Buscar

PORTFÓLIO aplicativo para pessoas com problemas auditivos

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO PRODEAF, QUE TRADUZ PORTUGUÊS PARA LIBRAS, AUXILIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS.
Veridiane Laís Kluge - 1090845
Viviane Thais Kluge - 1164606
Uninter - Três Passos
21/09/2017
https://www.google.com.br/search?q=prodeaf&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiFtqj89LbWAhXFGpAKHacwA3cQ_AUICigB&biw=1360&bih=657#imgrc=vrYqTCfQ0wxhJM:
Um professor de História da escola Estadual 12 de Maio, na cidade de T rês Coroas RS, utiliza um aplicativo ProDeaf que converte f alas e texto em Libras como ferramenta tecnológica e estratégia de ensino com alunos de 1 5 anos da educação inclusiva de surdos e/ou pessoas com deficiência auditiva. O aplicativo foi idealizado em 2010 por um grupo de alunos do curso de mestrado em computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da história de u m colega deficiente auditivo. Com esta ferramenta é possível traduzir frases de Português para Libras, ele esta disponível para download gratuito em aparelho com Android (via google play),IOS (Iphone/ Ipad/Ipod) e Windows Phone 8 ( via Windows Phone Store).O projeto partiu do pressuposto de que nem sempre um surdo tem um interprete ao seu lado e por isso precisa de uma ferramenta portátil e de fácil acesso que permita que ele se comunique com ouvintes. 
Com o App é possível que o aluno compreenda e seja compreendida com confiança, facilidade e rapidez, tanto pela escola quanto pela sociedade. Até mesmo para pessoas sem nenhum tipo de deficiência específica, aumentando seu vocabulário em Libras e dentro de sala de aula facilitando o ensino aprendizagem dos discentes, onde podem traduzir áudios ou textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), interpretada por um personagem animado em tecnologia 3D muito animado e simpático que reproduz gestos muito parecidos com os das mãos humanas.
Segundo números do censo 2010 do IBGE, quase 10 milhões de brasileiros são deficientes auditivos. Onde cinco milhões utilizam LIBRAS para se comunicar, desse grupo, 2 milhões não têm fluência na língua portuguesa . Isso dificulta o entendimento deles, por tanto com uso do aplicativo é possível obter resultados positivos e significantes onde a barreira d e comunicação entre surdos e ouvintes são quebradas favorecendo a acessibilidade em todos os conteúdos estudados. 
Os surdos pré-linguais, que nunca ouviram ou que perderam a audição muito cedo necessitam desenvolver a sua língua própria e habilidades manuais para que possam acompanhar o andamento da aula e com o auxilio dessa tecnologia eles não se sentem “perdidos” ou até mesmo incapazes de desenvolver seu s trabalho s e atividades escolares, aumentado assim com mais facilidade o seu desenvolvimento cognitivo. Foi percebido uma grande contribuição de avanços no processo de ensino aprendizagem com a utilização do ProDeaf Móvel promovendo acessibilidade e inclusão. A única desvantagem é que o tradutor não funciona sem acesso a redes de internet somente o dicionário do alfabeto em libras pode ser utilizado off -line. 
O aplicativo é utilizado pelo professor apenas como apoio, sem que o aluno se torne dependente, o objetivo é proporcionar maior acessibilidade e despertar interesse e curiosidade em busca do conhecimento. Ele utilizou a solução para estimular os alunos com deficiência, da mesma forma como incentivo para seus colegas aprendam Libras favorecendo o relacionamento entre eles. 
A ferramenta tecnológica juntamente com a mobilização da comunidade, no sentido de repensar valores e posturas, deve ser valorizada cada vez mais nas instituições de ensino como na escola 12 de Maio, pois além de facilitar bastante o processo de ensino aprendizagem, tanto para o docente quanto para o aluno. Eles conseguiram assimilar com m ais facilidade o conteúdo trabalhado, pois o educador os atendeu de forma diferenciada apresentando como solução o aplicativo, promovendo o respeito das suas individualidades. Com a boa desenvoltura do professor juntamente com os recursos disponibilizados a perseverança e a boa vontade dos alunos a s inúmeras barreiras que são encontradas para comunicação entre professor-aluno, aluno-professor e aluno-colegas foram superadas com êxito de forma satisfatória.

Outros materiais

Perguntas Recentes