Buscar

5 - Correlações clínicas Berne - Receptores de membrana, segundos mensageiros e vias de transdução de sinasi

Prévia do material em texto

Receptores de membrana, segundos mensageiros e vias de transdução de sinais
Correlações clínicas
Berne
	A cólera causa uma diarreia aquosa que pode rapidamente levar à desidratação e morte se não tratada prontamente. A diarreia é causada por uma toxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae. Um componente da toxina da cólera entra na célula e catalisa a adição covalente de ADP-ribose à sub-unidade Gs-alfa. Essa reação ativa permanentemente a Gs o que resulta em persistente ativação da adenilil ciclase. Como consequência, o AMP cíclico estará permanentemente elevado. A membrana da borda em escova, voltada para o lúmen do intestino delgado, contém um canal para cloreto, que se abre quando os níveis de AMP cíclico estão elevados (capítulo 33). A persistente ativação desses canais para cloreto causam a secreção de Cl-, Na+ e água para a luz do intestino delgado. O resultado dessa secreção é a persistente diarreia aquosa de até 20 litros por dia.
	 Cinases de tirosina de proteínas que estão “fora de controle” têm um papel central na transformação da célula no câncer. Em alguns tipos de células, a mutação do receptor para o fator de crescimento faz com que o receptor fosforile ativamente as tirosinas, na presença e na ausência do fator de crescimento. Outras células tumorais secretam um fator de crescimento e sobre-expressam esse receptor. Essa situação leva à atividade anormalmente elevada da cinase de tirosina de proteínas.
 
	 Mutações na Ras podem produzir formas sobreativas de Ras que constitutivamente ativam efetores que acabam por levar à divisão celular. Esses efetores são normalmente ativos apenas na presença de fatores de crescimento. Como resultado da ação continuada desses efetores, o crescimento celular pode estar descontrolado. Aproximadamente 30% dos cânceres humanos envolvem mutações de proteínas Ras.

Outros materiais