Buscar

Cronograma_Topicos_de_Informatica_2012

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cronograma: Tópicos de Informática
Carga horária semanal: 02 horas (práticas).
Apostila - Tópicos de Informática.
Orientações Gerais. O professor deverá abordar os conteúdos da disciplina, aplicá-los nas aulas de laboratório, interpretar os resultados e solicitar a entrega das tarefas na semana seguinte à finalização cada módulo do cronograma. A entrega das tarefas indicadas no cronograma implicará acréscimo de até 20% nas notas das avaliações NP1 e NP2. Os professores devidamente cadastrados pelo Coordenador Auxiliar (Coordenador Local) também podem acessar o conteúdo e os exercícios da disciplina pelo endereço eletrônico: http://adm.online.unip.br.
Referências bibliográficas.
BLOCH, S. C. Excel para Engenheiros e Cientistas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
MANZANO, J. A. N. G. Estudo dirigido de M. O. Excel 2010. 1. ed. São Paulo: Érica, 2010.
McFEDRIES, P. Fórmulas e funções com Microsoft Excel. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
CRONOGRAMA
Módulo introdutório.
Apresentação do curso. Modelos numéricos em Engenharia: introduzir as principais aplicações da computação em engenharia, enfatizando o uso de cálculo numérico. Formular questões na forma de discussão em grupo de modo a incentivar a troca de ideias entre os alunos e motivar os estudantes. Apresentação da planilha de cálculo MS-Excel. Como entrar e sair do Excel. Como identificar um arquivo Excel no diretório. Nomenclatura. Teclas de movimentação. Operadores de referência (intervalo, união e intersecção). Dar exemplos.
Módulo 1.
Planilhas eletrônicas, células e fórmulas. Expressões numéricas. Funções matemáticas. Definição de fórmulas. Operadores aritméticos. Dar exemplos. Fazer aplicações no laboratório. Solicitar a entrega da tarefa 1 (apostila).
Módulo 2.
Fórmulas e aplicações. Função condicional “se”. Dar exemplos. Fazer aplicações no laboratório. Solicitar a entrega da tarefa 2 (apostila).
Módulo 3.
Operações com matrizes (soma, multiplicação por escalar e multiplicação de matrizes) utilizando planilha eletrônica (planilha de cálculo MS-Excel). Aplicar as propriedades algébricas das matrizes na planilha. Dar exemplos. Propor exercícios. Fazer aplicações no laboratório. Solicitar a entrega da tarefa 3 (apostila).
Módulo 4.
Domínios e validades de funções. Representações de uma função. Apresentar exemplos de funções e seus domínios usando os recursos gráficos do Excel. Enfatizar importância dos conceitos de imagem e domínio de uma função. Dar exemplos: 
, 
, y = 1/x e similares. Analisar o crescimento e o decrescimento de funções e seus pontos críticos (se houver). Construir gráficos de funções polinomiais de vários graus. Realizar a busca aproximada de valores máximos e mínimos locais. Realizar a busca aproximada de raízes. Propor exercícios. Fazer aplicações. Solicitar a entrega da tarefa 4 (apostila).
Módulo 5.
Construção de gráficos de funções lineares e de funções do primeiro grau em planilha de cálculo MS-Excel. Equações e gráficos. O coeficiente linear e o coeficiente angular. Sobrepor gráficos de funções lineares com diferentes coeficientes angulares no mesmo sistema de eixos cartesianos. Linhas de tendência (aproximações lineares – mostrar a equação da regressão linear e o coeficiente de correlação). Fazer aplicações. Solicitar a entrega da tarefa 5 (apostila).
Módulo 6.
Estudar funções do 2º grau (trinômio completo e incompleto). Raízes e vértice. Sobrepor gráficos dos tipos y=0,5.x2, y=x2 e y=2.x2 no mesmo sistema de eixos. Interpretar os gráficos. Mostrar as diferenças de comportamento dos gráficos de, por exemplo, y=x3, y=3.x e y=3x. Propor aos alunos a confecção de gráficos diversos. Fazer aplicações. Solicitar a entrega da tarefa 6 (apostila).
Módulo 7.
Construção de gráficos de funções trigonométricas no MS-Excel. Construção do gráfico da função 
em planilha de cálculo MS-Excel. Fazer variações do referido gráfico, alterando a amplitude e o argumento. Idem para 
. Propor aos alunos a confecção de gráficos do tipo: y=cosx+2.senx, y=5.senx-sen(5x). Fazer aplicações no laboratório. Solicitar a entrega da tarefa 7 (apostila).
Módulo 8.
Construção de gráficos de funções logarítmicas e exponenciais. Mostrar domínio e imagem. Dar exemplos do tipo: y=ex, e2x, e0,5.x e y=2.ex (construir os gráficos no mesmo sistema de eixos e interpretá-los). Fazer procedimento análogo para a função logarítmica. Propor exercícios aos alunos. Fazer aplicações. Solicitar a entrega da tarefa 8 (apostila).
_1138110849.unknown
_1232099246.unknown
_1138111085.unknown
_1138109491.unknown

Outros materiais