Buscar

homem e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes quefogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:
Resposta Selecionada: c.Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
Respostas: a. Participarmos de uma identidade globalizada e homogênea, uma vez que não podemos ter consciência da cultura de nossa própria época, noslugares em que habitamos.
b. Considerarmos as culturas tradicionais como melhores, uma vez que elas parecem ter maior controle sobre os indivíduos, regrando suasatitudes.
c. Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
d.Sempre considerarmos muito melhores os costumes alheios, uma vez que a rotina e a tradição reprimem a liberdade de expressão de nossaidentidade.
e.Procuramos sempre novas influências culturais que possam nos auxiliar a compreender melhor o costume alheio.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa C.
Comentário: A alternativa “C”está certa porque faz referência ao etnocentrismo, enquanto as demais têm erros. A. Podemos (e devemos) ter consciência. B. Não consideramos, e se o fizermos, a raridade escapa à regra. D. Não consideramos e não reprimem. E. Não procuramos, somos etnocêntricos. A tendência é não rejeitar, e não procurar.
• Pergunta 2
A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.
Resposta Selecionada: c.
O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
Respostas: a. A “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, é muito importante para a ideia de humanidade.
b. Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano, tanto nas ciências biológicas quanto nas ciências humanas edo comportamento.
c.O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
d. A antropologia culturalista não tem condições de entrar em diálogo com a biologia pois não há relação entre as ciências humanas e biológicas.
e.Não é possível acreditar-se em mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa C.
Comentário: A única alternativa que faz referência a preconceitos é a “C”.

Outros materiais